Tecnologia com Propósito

A transversalidade de entrega em todos os segmentos e a inovação direcionada para as necessidades do consumidor são nas palavras de José Correia, Diretor de Marketing, em entrevista à Revista Business Portugal, a explicação para que 80,92% dos consumidores tenham distinguido a marca nos “Prémios Escolha do Consumidor” na categoria “Smartphones”.

Sendo a tecnologia um mercado tão competitivo como se consegue este resultado tão positivo?

A tecnologia é um mercado muito emocional no sentido em que está presente em praticamente todas as fases do nosso dia. Esta ligação emocional que temos com a tecnologia vem tornar a relação entre a marca e o consumidor muito intensa sendo que a expetativa do consumidor é cada vez maior. A Samsung tem trazido para o mercado inovações muito significativas na categoria de smartphones. Esta inovação tem sido transversal aos segmentos de produto, com a marca a fazer um trabalho de democratização de funcionalidades que antes apenas estavam disponíveis nos modelos premium. Funcionalidades como a segurança biométrica, câmaras com grandes angulares ou a certificação IP68, que protege o smartphone contra água e poeiras, eram características de produtos bandeira como os Galaxy S ou os Galaxy Note. No entanto, hoje em dia, estão disponíveis nos segmentos de média gama, como os Galaxy A. Nos modelos premium da marca temos apresentado novos formatos, como os smartphones dobráveis, que vêm responder à necessidade do consumidor adaptar o seu ecrã do smartphone a diferentes utilizações. Esta transversalidade de entrega em todos os segmentos e a inovação direccionada para as necessiadades do consumidor contribuem para um aumento da satisfação do mesmo, independentemente do seu estilo de vida.

A marca assume uma responsabilidade como um cidadão global e gera valores nos campos da economia, sociedade e meio ambiente. O sucesso da marca advém de um trabalho integrado?

Temos uma filosofia que nos posiciona como marca que entrega Tecnologia com Propósito e não tomamos essa garantia de ânimo leve. Ao longo dos últimos anos, a Samsung tem procurado e posso até dizer conseguido, cumprir esta promessa. Este último ano, vivido debaixo desta pandemia que tanto mudou, a nossa tecnologia provou mais do que nunca estar ao serviço das pessoas e de comunidades por todo mundo. Há uns anos, sem o contributo da nossa tecnologia a economia não tinha provado ser tão resiliente como tem sido e as pessoas não tinham estado tão ligadas aos seus apesar das distâncias físicas. Em paralelo, no mercado português a Samsung tem conseguido manter um crescimento sustentável, gerando valor económico – um volume anual médio de faturação de 356 milhões de euros nos últimos cinco anos – e contribuímos para o crescimento de toda a economia. Durante os nossos quase 40 anos em Portugal, desenvolvemos uma longa história de negócios, investimentos e parcerias, e estamos posicionados de forma única para apoiar o desenvolvimento tecnológico a nível local.

A Samsung foi globalmente reconhecida líder de mercado em tecnologia e está no top 10 do ranking de marcas globais. A credibilidade consegue-se dando resposta às necessidades dos consumidores?

A reputação é um indicador muito importante para avaliar a credibilidade, a confiança, a admiração e a familiaridade que a marca tem na percepção do consumidor. Trabalhar a reputação da marca é trabalhar várias dimensões sendo que a resposta às necessidades e expectativas do consumidor através da entrega de produtos e serviços é uma delas. A contribuição para o progresso colectivo, as medidas tomadas na área da sustentabilidade, a atividades de responsabilidade social, a questão da inclusão e uma forte componente em inovação, são campos essenciais para desenvolver uma boa reputação. A marca Samsung é reconhecida em todo o mundo devido à excelência dos seus produtos e serviços, mas, para permanecer no top 10 do ranking das marcas globais, é necessário um trabalhar dimensões que transcedem o produto.

Em prol da sustentabilidade a marca oferece soluções cada vez mais ecológicas. Como é que a eletrónica se pode tornar ecologicamente mais consciente?

No campo da sustentabilidade, é essencial que as grandes empresas, como a Samsung, se convertam em agentes ativos de mudança, com ações concretas que impactem positivamente as comunidades e o planeta. A Samsung tem mantido ao longos dos anos uma postura sustentável, introduzindo padrões de certificação ambiental e apostando em soluções tecnológicas mais sustentáveis. É nosso compromisso disponibilizar uma gama de produtos de elevada eficiência energética, que promovam uma redução da pegada ecológica e contribuam para a preservação do meio ambiente. Através de uma gestão cuidadosa, consideramos os fatores ambientais em todo o ciclo de vida dos nossos produtos, incluindo o fornecimento de matérias-primas, design, produção e comercialização. Indo além da prática convencional de utilizar recursos uma vez e descartá-los, a Samsung trabalha para assegurar que os recursos podem ser reutilizados mediante a recuperação, reutilização e reciclagem após o fim da vida útil do produto.

A Samsung reinventa o futuro na procura de uma vida mais feliz, explorando o território do desconhecido. Que mais contribuições podemos esperar da Samsung no futuro?

Se há algo que caracteriza a Samsung de forma clara, é o seu pioneirismo. Na Samsung temos um mote – “Do what you can’t”, que eu acredito que traduz na perfeição a nossa forma de estar no mercado e nos negócios. Para nós não há impossíveis e enquanto empresa estamos fortemente empenhados em continuar a entregar inovação capaz de tornar o impossível hoje no possível amanhã. Estamos muito orgulhosos do nosso legado de inovação e estamos muito empenhados em manter a nossa posição de liderança no mercado. A Samsung é líder em inovação, uma posição da qual nos orgulhamos e estamos empenhados em manter. Com um foco permanente no futuro, dedicamos os nossos esforços ao desenvolvimento de tecnologias inovadoras e à antecipação das necessidades do mercado. Algo que também nos caracteriza desde sempre é trabalharmos em rede, num regime de inovação aberta, através de parcerias, que mpulsiona a inovação futura e cria produtos e serviços que proporcionam um mundo melhor. É por isso que as nossas equipas trabalham em estreita colaboração com inovadores de todo o mundo – cientistas, inventores, startups, grandes empresas, universidades. Inovar faz parte da nossa filosofia, assim, aquilo que posso garantir é que no futuro a Samsung irá continuar a surpreender, trazendo para o mercado inovação capaz de mudar a nossa vida, para melhor!

You may also like...