Diversidade e qualidade na gestão de projetos eficientes

Em entrevista com os fundadores da Critical Path Managers (CPM), José Paulo e Miranda Rodrigues, exploramos a motivação por trás da criação da empresa e o seu destaque em áreas como urbanismo, edifícios e infraestruturas. À frente da Fiscalização/Gestão de Projetos de projetos notáveis, como o Hospital CUF Leiria e o Empreendimento habitacional Monview em Miraflores, a CPM implementa estratégias-chave para assegurar o sucesso no prazo, custo e qualidade. Pautando-se pela diversidade, os planos futuros da empresa passam por manter o seu crescimento sustentado e expandir horizontes.

José Paulo, Engenheiro

José Miranda Rodrigues, Engenheiro

A Critical Path Managers foi fundada em 2015 pelos sócios fundadores com experiência no Grupo Edifer e no Grupo Consulgal. Qual a motivação por trás da criação da empresa? De que maneira a experiência anterior influenciou a abordagem da CPM na gestão de projetos e empreendimentos?

A CPM foi criada com o objetivo de dar seguimento a uma forte vocação dos sócios pela área da consultoria de engenharia, nomeadamente no que concerne ao Project Management e Fiscalização de obras. Aliada a essa vocação, e tendo em consideração as experiências anteriores dos sócios, pretendeu-se criar uma empresa ágil, objetiva, e com uma forte proximidade aos clientes, consubstanciando-se numa abordagem diferenciadora na execução dos serviços de consultoria.

Com um portfólio diversificado em áreas como urbanismo, edifícios, infraestruturas e transportes, como a CPM aborda a gestão de empreendimentos de maneira integrada e profissional? Há áreas específicas em que a empresa se destaca ou tem inovações notáveis?

Os serviços da CPM abrangem centros de competência diversificados de engenharia, como sejam o urbanismo, edifícios e infraestruturas, destacando-se empreendimentos na área das infraestruturas de urbanização, na área do imobiliário e na área da saúde. A gestão desses empreendimentos segue matrizes comuns de gestão das diversas áreas funcionais envolvidas, nomeadamente na gestão da informação, no controlo de custos, no controlo de prazos, no controlo da qualidade, no controlo das condições ambientais da construção, e ainda na coordenação de segurança das obras. Temos vindo a desenvolver com alguns clientes serviços na fase de pré-construção, com o objetivo de limitar os riscos na fase de construção, procedendo à avaliação e verificação dos projetos, à realização de estudos de otimização de custos, e ainda à assessoria aos nossos clientes na fase de contratação das empreitadas.

Atualmente, a CPM está envolvida na Fiscalização da obra do Hospital da CUF Leiria e num empreendimento habitacional em Miraflores. Fale-nos um pouco mais sobre estes projetos. Como a empresa está a trabalhar para garantir o seu sucesso?

Trata-se de dois projetos com volumes de construção e valores de investimento apreciáveis, sendo neste momento os dois maiores projetos da CPM em curso. O novo Hospital CUF Leiria, em parceria com o grupo local Mekkin, com um valor global de investimento de 50 milhões de euros, insere-se numa área de influência de mais de meio milhão de habitantes da zona centro do país, oferecendo cuidados de saúde de qualidade e diferenciados. Esta unidade hospitalar terá cerca de 12.000 m2, contando com mais de 30 camas de internamento, uma unidade de cuidados intermédios, três salas de bloco operatório, e 34 gabinetes de consulta e meios complementares de diagnóstico, estando prevista a conclusão da obra em 2025. O empreendimento Monview é um condomínio privado em construção entre o parque urbano de Miraflores e Monsanto, com um valor de investimento na ordem dos 50 milhões de euros, composto por dois edifícios com 168 apartamentos, no qual se inclui também um condomínio exclusivo com 2300 m2 com jardins privados, piscina, sauna, parque infantil. O empreendimento inclui ainda um parque de estacionamento privado para o condomínio, e um parque público, com uma capacidade total de 650 lugares de estacionamento.

A empresa recebeu a certificação “Top 5% Melhores PME de Portugal” pela Scoring, em 2023 e também a distinção PME de Excelência atribuída pelo IAPMEI. Como a CPM alcançou estes reconhecimento2? De que forma esta certificação impactou a empresa, tanto internamente quanto na perceção do mercado?

A certificação “Top 5% melhores PME de Portugal” tem sido atribuído à CPM desde 2021. A distinção como PME Excelência foi obtida pelo segundo ano consecutivo. Estes reconhecimentos têm sido alcançados por duas vias paralelas. Em primeiro lugar, pelo trabalho técnico, com qualidade, produzido pelas equipas CPM no apoio aos nossos clientes. Em segundo lugar, pela estratégia de abordagem comercial e de gestão definida pela gerência. A combinação destas duas situações tem tido como consequência, um excelente desempenho económico e financeiro, que é traduzido através de rácios de gestão que garantem o Índice de Desempenho e Solidez Financeira (IDS) Excelente, evidenciando uma sustentabilidade financeira acessível apenas a 5% das PMEs nacionais. Logicamente que esta certificação e reconhecimento tem como resultado um grau de visibilidade muito positivo da CPM no mercado, tendo como consequência o reconhecimento de clientes e a adjudicação de novos contratos.

A CPM pauta-se por uma abordagem profissional, focada nos objetivos primordiais de gestão de empreendimentos: prazo, custo e qualidade. Quais as estratégias-chave que a empresa utiliza para garantir o cumprimento destes objetivos nos seus projetos?

Como já anteriormente referimos, damos especial importância ao trinómio prazo/custos/qualidade os quais são três elementos fundamentais na gestão de projetos. É do seu equilíbrio que se garante o sucesso de um empreendimento: na gestão do tempo procuramos que a obra se execute nos prazos previstos pelos investidores, por forma a que os seus compromissos sejam garantidos; na gestão financeira procura-se que os orçamentos sejam cumpridos e geridos por forma a que as expectativas financeiras dos nossos clientes sejam alcançadas; e por fim no controlo da qualidade pretende-se que seja alcançado um produto final com o nível definido pelos projetistas e pelo investidor.

A distinção pela Scoring mencionou o crescimento sustentado da CPM ao longo de sete anos. Como a empresa aborda o desenvolvimento sustentado e quais são os planos futuros para continuar a elevar a empresa a um nível superior?

A CPM tem vindo a crescer, ao longo destes anos, quer do ponto de vista do seu volume de faturação, quer ao nível da quantidade de serviços realizados, quer quanto ao número de colaboradores, e ainda quanto à diversificação dos seus clientes. Com uma vertente maioritariamente dirigida a clientes privados, procuramos neste momento desenvolver trabalhos também na área dos clientes públicos, de que são exemplo dois contratos de Fiscalização recentemente adjudicados pela Lisboa Ocidental SRU, correspondentes  a um Centro de Saúde e a um edifício habitacional e correspondentes obras de urbanização em Lisboa. Para além do referido relativamente a contratos públicos, o foco da CPM passa por manter o relacionamento com os clientes com os quais temos vindo a trabalhar, abrindo o leque a outros clientes e oportunidades, nomeadamente  em projetos no setor imobiliário e na área da saúde.

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