Diretor da ANJE representa Europa em organização que congrega associações de jovens empresários

Carlos Carvalho, Diretor Nacional da associação, representa a Europa na G20 Young Entrepreneurs’ Alliance (G20YEA), que visa promover o empreendedorismo jovem como motor da renovação económica, criação de emprego, inovação e mudança social, representando vários milhares de jovens empreendedores.

A Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) tem vindo a reforçar as pontes internacionais. O objetivo é conseguir aumentar cada vez mais a atratividade do ecossistema português e também criar melhores condições para os empreendedores nacionais, que pretendam encontrar em mercados internacionais portas abertas. Carlos Carvalho, Diretor Nacional da ANJE, foi escolhido para representar a Europa na G20 Young Entrepreneurs’ Alliance (G20YEA).

Com o objetivo de promover o empreendedorismo jovem como motor da renovação económica, criação de emprego, inovação e mudança social, representando vários milhares de jovens empreendedores, esta nomeação representa uma oportunidade única.

“Estamos a falar da organização mais representativa de jovens empreendedores e jovens empresários de todo o mundo, reúne todas as culturas e correntes de opinião e é composta por aqueles que mais ativamente estão no terreno. A cada ano, o G20YEA reúne centenas de jovens empreendedores, representativos dos países membros do G20, para compartilhar as suas ideias com os líderes B20 e G20, procurando com isso influenciar e catalisar a mudança global. Podemos, por isso, dizer que esta organização tem, não só uma voz ativa no mundo, mas também uma participação que é tida em conta pelos líderes dos maiores países do mundo”, explica Carlos Carvalho.

“A última Assembleia da Aliança de Jovens Empreendedores do G20 decorreu em 2022 e reuniu centenas de jovens empreendedores em sessões de trabalho, de onde saíram apelos claros e urgentes à ação dos líderes do G20. Desse trabalho, as três áreas prioritárias definidas – e sobre as quais foram realizadas recomendações concretas -, foram a necessidade da promoção de uma recuperação global pós-covid inclusiva, a promoção da paz como meio de crescimento sustentável e de inclusão económica e o reforço ao apoio ao empreendedorismo climático e energético como meio para a obtenção de um futuro mais sustentável à escala global. Todo este trabalho teve em consideração, e foi enquadrado, tendo em consideração os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU para 2030”, explica ainda.

Esta oportunidade ganha especial relevância tendo em conta o facto de Portugal não ser um país membro ou convidado do G20. Como destaca o Diretor Nacional da ANJE: “A ANJE é membro da YES For Europe, que é a Confederação Europeia de Jovens Empresários e, em resultado do trabalho que a ANJE e os seus indicados para representar a associação nos fóruns internacionais têm vindo a fazer nos últimos anos, esta associação (a YES For Europe) indicou, votando unanimemente em direção, por me indicar enquanto seu representante na G20 YEA. É uma honra e uma responsabilidade, tanto mais que por Portugal não ter uma participação direta será também uma oportunidade adicional de levar até este fórum aquelas que são as preocupações e opiniões dos jovens empresários portugueses e que se conjugam com a dos jovens empresários europeus.”

Recorde-se que Carlos Carvalho participa ainda na FIJE – Federação Ibero-americana de Jovens Empresários, em representação da ANJE, onde também tem tentando reforçar a perceção e sentimento dos jovens empreendedores e empresários, de forma ativa, procurando com isso obter resultados que contribuam para que o ecossistema empreendedor, e o ecossistema das empresas, possa subsistir de um modo mais eficiente.

You may also like...