Dia Mundial do Sono A Importância de Dormir Bem

Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), mais de 40% da população mundial não dorme como gostaria e sofre de algum distúrbio do sono. Não são muitos os que se preocupam em resolver os problemas. Dormir é uma função essencial, tão importante quanto comer ou beber água, mas parece que a nossa sociedade, a sociedade da vigília, esqueceu-se disso.
A qualidade do sono está diretamente ligada à qualidade de vida do ser humano. Enquanto dormimos, o nosso organismo realiza funções extremamente importantes: fortalecimento do sistema imunitário, secreção e libertação de hormonas, consolidação da memória, entre outras. Porém, a falta de tempo de descanso provocada pela correria do dia a dia, aliada aos inúmeros distúrbios noturnos que atingem boa parte da população, prejudica o desempenho dessas funções.
A privação do sono atinge principalmente jovens e adultos. Não raras vezes, a excessiva acumulação de tarefas faz com que se troque algumas horas na cama por um pouco mais de tempo para terminar os afazeres. Especialistas recomendam que se durma cerca de 8 horas por dia, e estudos realizados na Europa, Estados Unidos e Japão mostraram que quem cumpre a agenda tem maior esperança de vida. As consequências de um sono de má qualidade originam stress e ansiedade, a curto prazo, e complicações cardiovasculares após alguns anos.
O primeiro passo para uma noite bem dormida é respeitar, então, essas 8 horas. Dormir muito mais do que isso não é melhor e até pode ser sintoma de algum distúrbio. Continuidade e profundidade do sono são aspetos essenciais. Cada estágio do sono tem a sua importância fisiológica. Por isso, é fundamental dormir muito e bem nas fases mais profundas. Isso melhora a qualidade da noite dormida.
Praticar exercício físico, ter um sono regular e deitar em posições confortáveis melhoram a qualidade do sono de qualquer um. A alimentação também desempenha um papel importante: comidas gordurosas antes de dormir, assim como estimulantes e álcool, não são de todo recomendáveis.
Além disso, os procedimentos de higiene do sono são extremamente importantes.
Se a pessoa leva trabalho para a cama, dorme com o computador ou o telemóvel ligado, acaba por associar a cama ao ambiente stressante do dia a dia. O quarto deve ser um lugar quase sagrado, preferencialmente para dormir.

 

Dia Mundial do Sono
O Dia Mundial do Sono assinala-se no próximo dia 18 de março.
Trata-se de uma iniciativa da Associação Mundial de Medicina do Sono (World Association of Sleep Medicine), que se comemora anualmente em cerca de 75 países do mundo e que chama a atenção para a importância do sono regular diário.
O objetivo desta data comemorativa é celebrar o sono e diminuir os problemas relacionados com a privação do sono existentes na sociedade.

Privação do sono
A privação do sono tem impacto na saúde e bem-estar das pessoas. Quem dorme mal tem mais propensão a desenvolver doenças cardiovasculares, obesidade, hipertensão, diabetes, cancro, Alzheimer ou doenças psiquiátricas.
Não dormir o necessário afeta o raciocínio, a concentração e a memorização, e fica-se mais suscetível a cometer inúmeros lapsos, como esquecimentos ou distrações, ou a sofrer acidentes de viação. Irritabilidade e mudanças de humor bruscas são também observáveis em pessoas que dormem mal.
45% da população mundial é afetada por distúrbios de sono. De acordo com a Associação Mundial de Medicina do Sono, 21% dos adultos dorme menos de seis horas por dia. Estima-se que 25% dos portugueses sofre de insónia crónica, com especial incidência nas mulheres e idosos.

You may also like...

This will close in 0 seconds