Crédit Agricole Leasing & Factoring Portugal aposta em novos produtos
O Crédit Agricole Leasing & Factoring Portugal (CAL&F Portugal), um importante player no mercado de Factoring em Portugal, apresentou em 2022 um crescimento da sua atividade. Resultados impulsionados pela conquista de novos clientes, pelo crescimento da atividade dos clientes já existentes e também pelos efeitos da inflação que se refletiram positivamente nos resultados do Factoring. Em 2022, o CAL&F Portugal comprou faturas no montante de 2.832 milhões de euros, o que correspondeu a um crescimento de cerca de 28% face a 2021.
“O ano de 2023 apresenta-se como um ano distinto, mais trabalhoso, mais difícil, com empresários cada vez mais cautelosos na tomada de decisões e contratação de novos produtos, consequência certamente do fim das moratórias e de outros apoios criados no âmbito do COVID-19”, começa por explicar José Pacheco, que acumula desde abril de 2022 funções de CEO de Portugal e Espanha, liderando assim a nova estrutura ibérica na sequência de uma nova estratégia do Grupo Crédit Agricole Leasing & Factoring.
A nova estrutura ibérica já em implementação tem uma organização comum para as áreas de suporte ao negócio e também para a área das Operações. Como áreas comuns, a sua gestão passa a ser dividida por Portugal e Espanha. Já as áreas comerciais mantêm as suas estruturas existentes, independentes e distintas quer na área do novo negócio quer na área dos clientes uma vez que cada país tem as suas particularidades e características especificas que deverão ser respeitadas. A estrutura ibérica irá ainda permitir que a união de sinergias das duas entidades possibilite o crescimento e o incremento de novo negócio, apostando em colaboradores cada vez mais motivados e focados no negócio.
Portugal é pioneiro em dois novos produtos de Factoring: MMF (Mandate Managed Factoring) e IFP (International Factoring Pass)
No seguimento da sua aposta na modernidade e digitalização, o Grupo CAL&F dispõe hoje de uma nova plataforma informática para clientes e colaboradores. Portugal foi pioneiro no arranque da nova plataforma comum a todo o grupo, seguindo-se-lhe Espanha e Polónia. A plataforma comum deverá chegar aos restantes países do Grupo, no decorrer dos próximos anos. A nova plataforma, mais moderna, mais intuitiva e com inúmeras vantagens, permite ao cliente, a qualquer momento, consultar a sua conta corrente, efetuar pedidos de financiamento, solicitar limites de crédito e até a inclusão de novos devedores.
“Com a nossa nova plataforma informática surgem dois novos produtos de Factoring, o MMF (Mandate Managed Factoring) e o IFP (International Factoring Pass)”, explica José Pacheco.
O MMF é um produto inovador em Portugal, de Factoring Sem Recurso, direcionado para médias e grandes empresas, que se distingue dos produtos disponíveis no mercado, pela possibilidade efetiva da compra da totalidade dos saldos em aberto da conta corrente dos clientes, em vez da compra de faturas. Permite ainda ao cliente o controlo total das cobranças, mantendo o arquivo e os seus processos internos. Já o IFP, semelhante a um produto já comercializado no passado, é vocacionado para empresas pertencentes a Grupos Internacionais com filiais em países da Europa (como por exemplo França, Alemanha, Polónia, Itália, entre outros) mas que pretendam um contrato de Factoring único e com uma gestão centralizada. O produto IFP tem como base a plataforma informática do MMF, mas direcionado a Grupos Internacionais.
Presente em Portugal desde 1992, com mais de 30 anos de atividade, o CAL&F apresenta uma quota de mercado global (Factoring + Confirming) bastante expressiva cerca de 6,7%, em 2022. Para José Pacheco, o objetivo para o futuro é simples: “apesar de em Portugal não termos Banca Comercial, o nosso objetivo é continuar a crescer, aumentando a nossa quota de mercado global e manter a liderança no Factoring de Exportação, atualmente com uma quota de mercado perto de 30%. A comercialização do produto Leasing em Portugal é um dos objetivos do Grupo num futuro próximo”.