Numa entrevista exclusiva, Marta Vicente, Head of Marketing & Digital Experience da ok! seguros, explica como a marca se mantém na liderança através da inovação, digitalização e personalização, antecipando as necessidades de um consumidor cada vez mais exigente.

Quais são os principais fatores que levaram a ok! seguros a ser distinguida, pelo sétimo ano consecutivo, como Escolha do Consumidor, e de que forma essa distinção reflete o compromisso da marca com a excelência? De que forma a ok! seguros interpreta este reconhecimento e que medidas pretende adotar para continuar a superar as expectativas dos clientes?
A ok! seguros foi distinguida com uma pontuação de 85%, destacando-se entre as 25 marcas mais bem avaliadas pelos consumidores em 2025. Este reconhecimento resulta de fatores-chave como a simplicidade na contratação, a rapidez na resposta, a transparência na comunicação e um serviço eficiente 24/7. É um importante incentivo para continuar a superar as expectativas dos consumidores, investindo na digitalização dos nossos serviços, na introdução de uma maior flexibilidade de proteção na nossa oferta e na melhoria contínua da experiência de utilizador. Continuaremos ainda a explorar plataformas inovadoras de interação, sem perder a proximidade que nos caracteriza desde sempre.
Como é que a marca inova continuamente para manter a sua posição de liderança num setor tão competitivo? De que forma a ok! seguros utiliza o feedback dos clientes para aprimorar a experiência do utilizador?
A ok! seguros reforça o seu compromisso com a inovação. Em 2024, por exemplo, tornou-se na primeira seguradora portuguesa a entrar no metaverso com a criação da “cidade ok!”. Nesta cidade, com múltiplos quarteirões que representam diferentes seguros, proporcionamos experiências interativas e sensoriais, que destacam a importância dos seguros no quotidiano.
O feedback de clientes é integrado de forma estrutural em todas as decisões de negócio, guiando o desenvolvimento das soluções inovadoras que colocamos no mercado. É esta “escuta ativa” que assegura a nossa diferenciação sustentada no mercado das diretas em Portugal.
Como é que a ok! seguros estrutura a sua oferta em Mobilidade, Casa e Família para atender de forma eficaz às necessidades dos clientes, garantindo soluções inovadoras e personalizadas em cada um desses pilares?
Procurando responder às principais necessidades dos nossos clientes, na Mobilidade, disponibilizamos os produtos ok! auto, ok! moto e ok! biker, com coberturas adaptadas às especificidades de cada um. O ok! casa, seguro Multirriscos Habitação, caracteriza-se por ser mais simples dentro do mercado, e o seu formato modular permite aos clientes contratar apenas a proteção que precisam. Para a Família, oferecemos produtos como o ok! saúde, ok! viagem e ok! acidentes pessoais, protegendo necessidades abrangentes do dia a dia.
Distinguimo-nos por uma oferta que assenta na possibilidade de personalização de seguros à medida de cada um e na acessibilidade e simplificação que as nossas plataformas digitais conferem aos processos de contratação e gestão de seguros.
Como a ok! seguros perspetiva a evolução do setor dos seguros no futuro e que estratégias pretende adotar para continuar a inovar e antecipar as necessidades dos clientes?
O consumidor do futuro será mais exigente e digital, com expectativas elevadas de personalização, transparência e conveniência nos seguros. Para responder a estas expectativas, a ok! seguros continuará a apostar em ofertas simples e modulares, ajustáveis ao estilo de vida de cada cliente. A automação e a inteligência artificial, irão facilitar esta personalização e uma experiência mais ágil.
Este consumidor será também mais consciente do impacto ambiental e social das suas escolhas, procurando seguradoras que adotem práticas sustentáveis e ofereçam produtos que incentivem comportamentos responsáveis, como seguros para veículos elétricos.
A experiência do cliente será cada vez mais integrada, interagindo de forma contínua através de múltiplos canais. A obtenção de apoio imediato e soluções rápidas em qualquer contexto, tornará essencial o investimento em novas formas de interação. Uma prioridade para a ok! seguros.