Cool Vending – Vending profissional e especializado

Hugo Almeida, proprietário

Enraízado na área de comércio de alimentos há mais de uma década, Hugo Almeida traçou novos objetivos para a sua carreira profissional apostando na Cool Vending, empresa que comercializa bebidas quentes e frias, bem como snacks através de máquinas de vending. Conheça a Cool Vending através da entrevista ao seu proprietário, Hugo Almeida.

 

Escolheu a área do vending para se estabelecer por conta própria devido à sua experiência profissional?

Trabalhei 14 anos na Nestlé e investi nesta área de negócio devido a essa experiência. Apesar do vending existir há muitos anos em Portugal, nomeadamente na prestação de serviços de venda de chocolates, cafés, águas, snacks, etc., na realidade só agora começam a surgir soluções mais diversificadas a este nível, como a dispensa de produtos de higiene. No caso da Cool Vending optei por me associar a uma grande marca, a Nestlé Portugal, que através da sua área Nestlé Profissional é sinónimo de qualidade dos produtos e de serviço em soluções de bebidas e snacks.

Em que consiste o vending? Qual o seu conceito e serviços?

O vending assenta no fornecimento e reposição de todos os produtos e da manutenção do equipamento, ou seja, colocamos os produtos à consignação, somos responsáveis pelo bom funcionamento e atualização da máquina, sem implicar qualquer investimento por parte da entidade onde a máquina está colocada, bem como somos recetores de toda a receita gerada. Quando tenho uma reunião com um potencial cliente que está insatisfeito como serviço de vending atual, a melhor forma de mostrar o nosso produto e serviço é convidar o gestor para visitar as instalações dos atuais clientes da Cool Vending, eles são a nossa melhor publicidade.

A área do vending tem primado por apresentar inovações?

Existem grandes novidades ao nível da inovação das máquinas de vending, quer nos modelos que estão a ser apresentados ao mercado atualmente, quer na forma de pagamento dos produtos. Temos uma parceria com a Evend, que representa as marcas Nayax e a Bianchi. O sistema Nayax permite o pagamento com cartões de crédito, multibanco, cartão de colaborador ou com o telemóvel através de uma aplicação, o que facilita a interação do utilizador com a máquina e do operador com os níveis de qualidade e reposição a que a Cool Vending se propõe. Recentemente foi aplicada uma lei que não permite a comercialização, através das máquinas de vending, de produtos açucarados nas entidades de saúde e escolas públicas e a verdade é que o consumo diminuiu drasticamente mas apenas no que concerne a essas máquinas, porque as pessoas saem e vão consumir nos estabelecimentos ao lado ou nos bares que lá existem. Acredito que é uma mudança positiva, que vai levar muitos anos a ser implementada dentro e fora da casa dos portugueses, mas que também deveria ser estendida aos bares que existem nesses locais. O setor ressentiu-se muito com esta lei mas estamos a adaptar-nos. Podemos comercializar chocolates até 50 gramas, o açúcar disponibilizado para o café diminuiu para cinco gramas (no máximo), em suma, estamos a adaptar-nos e a redirecionar os hábitos alimentares dos portugueses.

E para o futuro? Quais os objetivos para a Cool Vending?

A Cool Vending pretende, nos próximos anos, aumentar os seus pontos de fornecimento na área da grande Lisboa, satisfazer as necessidades dos utilizadores dos nossos produtos e, simultaneamente, apresentar soluções inovadoras e diferenciadoras aos nossos parceiros, sejam empresas ou instituições publicas.

 

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