Conhecidos os profissionais que vão avaliar as Marcas de Excelência em Portugal
A Superbrands Portugal acaba de anunciar o grupo de 15 profissionais convidados a integrar o Conselho Superbrands 2025, assumindo a missão e a responsabilidade de avaliar as Marcas de Excelência no mercado. A divulgação do Conselho Superbrands marca o arranque da 21.ª edição em Portugal, cujo conceito assenta na relação entre as Marcas e os seus consumidores.
O Conselho Superbrands é integrado todos os anos por profissionais de topo de empresas em Portugal, que avaliam as marcas eleitas pelos consumidores portugueses, no estudo de mercado realizado anualmente.
Este ano, o Conselho Superbrands é constituído por: Alexandra Pereira (General Manager da Omnicom); Vítor Hugo Gonçalves (CEO da Água de Monchique); Mariana Coimbra (Diretora de Marketing da Era Imobiliária); Teresa Thobe (Corporate Communication & Brand da Ageas Portugal); Margarida Cáceres Monteiro (Diretora de Marca e Fidelização da Auchan); Miguel Raposo Magalhães (Diretor de Publicidade da NOS); Miguel Pacheco (Diretor de Negócios B2B e Distribuição da SIC); Maria Garcia Luís (Head of Business da Briefing); Duarte Durão (Managing Partner da NOSSA); Filipa Luís (Diretora de Comunicação e Marca da CGD); Ricardo Teixeira (CEO da CompuWorks); João Soares Barros (Professor da ESCS); André Brodheim (Administrador Executivo da Optivisão); Conceição Zagalo (Presidente do Conselho Administração e Executivo da Fundação LIGA); Holger Marquardt (CEO da Mercedes).
As Marcas Superbrands são eleitas através de um estudo independente ao consumidor, realizado pela AMINT, uma consultora de Market Intelligence, que assegura a independência e a idoneidade do estudo. O estudo é realizado através de entrevistas pessoais a consumidores representativos da população portuguesa em termos de género, idade e distribuição demográfica, que referem, em espontâneo, três Marcas, por cada uma das seguintes dimensões: Notoriedade, Marcas Únicas, Confiança, Identificação e Satisfação das Necessidades.
No Estudo ao Consumidor é solicitado que se identifiquem Marcas em termos genéricos, seguindo-se uma segunda ronda de identificação de Marcas exclusivamente portuguesas. É também conduzido um estudo na área de Business-To-Business, junto de um grupo de profissionais de procurement, que permite a avaliação das Marcas Corporate.
Após a conclusão dos estudos, o Conselho Superbrands classifica uma lista de cerca de 800 marcas, segundo os critérios: domínio de mercado, longevidade, goodwill, fidelização e aceitação. A avaliação do Conselho confere ao projeto a visão de um painel de profissionais do mercado, responsáveis no dia a dia pela condução das suas próprias marcas.
“As notas atribuídas pelo Conselho Superbrands a cada marca têm um peso de 50% na classificação final, sendo os restantes 50% oriundos da avaliação feita pelo consumidor na primeira fase do estudo. Este cálculo final é da responsabilidade da empresa independente que realizou o estudo junto dos consumidores. Apenas as Marcas que integram o top 10%, após os cálculos, são consideradas as Superbrands, sem que implique qualquer candidatura ou que tenham de pagar algo para a realização do estudo. Trata-se de uma verdadeira identificação independente das Marcas de Excelência que operam no mercado, sendo a participação no projeto uma decisão que cada Marca deverá tomar per si”, explica Pedro Diogo Vaz, Country Manager da Superbrands Portugal.
‘Sinergia em Movimento’ é o mote da 21.ª edição da Superbrands Portugal, que dá destaque à relação entre as Marcas e os seus consumidores.
“As Marcas não entregam apenas produtos ou serviços. Tornam-se parte da vida dos consumidores, enquanto estes moldam e inspiram as marcas a evoluírem. É uma relação de mútua construção, onde o sucesso de um fortalece o outro”, explica Pedro Diogo Vaz.
Segundo o Country Manager da Superbrands Portugal, “o relacionamento entre Marcas e consumidores passa por uma troca dinâmica, onde ambas as partes colaboram, influenciam-se mutuamente e crescem juntas. Essa sinergia nasce da conexão autêntica, baseada em valores compartilhados e experiências significativas. Como peças que se encaixam perfeitamente num mecanismo fluído, as Marcas e os consumidores criam um fluxo contínuo de interação, impacto e fidelidade”.