“A segurança é uma das nossas maiores preocupações”

Joana Oliveira, sócia-gerente da Diogo S. Cunha Construções, explica como a empresa se torna catalisadora do desenvolvimento da região Oeste de Portugal, inovando e integrando valores fundamentais nas suas práticas diárias.

 

Joana Oliveira e Diogo Cunha, Administradores

A DS – Construções está inserida na dinâmica empresarial da região Oeste de Portugal. Como a empresa contribui para o desenvolvimento desta região?

A Diogo S. Cunha Construções pelo facto de se focar no desenvolvimento dos seus trabalhos e projetos na sua região, acaba por contribuir para o desenvolvimento da mesma. O facto da nossa empresa estar preparada e capacitada para abraçar vários tipos de projetos, é de extrema importância recorrer sempre que necessário aos nossos parceiros, nomeadamente eletricistas, canalizadores, serralheiros, carpinteiros e até mesmo com os nossos fornecedores, pois todos eles acabam por ser parte integrante da realização dos nossos trabalhos. Recorrendo a todos estes nossos parceiros, para além de ser uma mais-valia para a nossa empresa é também uma formar de dinamizar e desenvolver a nossa região.

A DS destaca-se pela oferta de serviços inovadores. Como essas práticas inovadoras impactam a experiência do cliente?

Com o passar dos anos e com a experiência alcançada, sentimos que nesta área existiam várias lacunas no acompanhamento de obra. Podemos desta forma destacar, a falta de conhecimento por parte dos clientes nas possibilidades que existem no mercado para escolha de materiais. Percebemos que até mesmo sendo encaminhados por nós para os nossos fornecedores os clientes sentiam bastante dificuldade em tomar decisões. Daí  veio a necessidade de criarmos uma equipa de acompanhamento de obra: colocarmos uma pessoa responsável pelo acompanhamento de obra interligado a uma pessoa na área do design de interiores. Numa fase inicial, os clientes são acompanhados pelo Pedro que se responsabiliza pelo orçamento e por toda a organização da obra e quando chega à fase de decisão de materiais os clientes reúnem-se com a nossa designer de interiores, que os acompanha na escolha dos materiais e consegue assim que os clientes façam as melhores opções com o budget pretendido. Existe ainda, sempre que necessário a realização de imagens em 3D para que os clientes conseguiam visualizar e terem a certeza das decisões que estão a tomar. Relativamente às atualizações das tendências, para nós o conhecimento é fundamental. Por isso mesmo, visitamos frequentemente feiras para conhecermos os novos produtos e materiais e aumentarmos a nossa oferta com os clientes.

Os valores da DS incluem eficácia, qualidade, responsabilidade, modernização e excelência. Como estes valores são incorporados nas práticas diárias da empresa?

Sendo a construção civil uma área em que está implícito variadíssimos riscos, a segurança é uma das nossas maiores preocupações. Dessa forma, disponibilizamos aos nossos funcionários todo o equipamento necessário para minimizar os riscos a que estão sujeitos, assim como proporcionamos ações de formação anualmente de sensibilização à segurança em obra. Como empresa e, principalmente, pelos nossos valores, temos um forte sentido de responsabilidade e damos garantia de todos os nossos trabalhos. O nosso trabalho é feito com rigor e com conhecimento e guiado por projetos de execução que são realizados por profissionais da área.

Quais são as ambições futuras da DS em termos de crescimento, novos serviços ou expansão geográfica?

A nossa empresa realmente está capacitada para realizar vários tipos de trabalhos e projetos, e com o crescimento que se tem denotado da mesma, sentimos que é cada vez mais importante criar uma experiência agradável e de confiança junto dos nossos clientes. Com o crescimento da empresa, fomos obrigados a mudar de instalações, em que no ano 2024 iremos centralizar todos os nossos serviços para a zona industrial do Juncal e, assim, expandimos também a nossa zona geográfica. Temos a ambição de continuar a crescer, de forma bem estruturada e ponderada, não querendo dar o passo maior que a perna, como se costuma dizer. Nesse sentido, irá existir a necessidade de aumentarmos os recursos humanos da empresa nas suas várias vertentes em que operamos, para que dessa forma possamos ter mais capacidade de resposta. As nossas novas instalações serão compostas pelos nossos escritórios, um espaço direcionado para todo o armazenamento de materiais e também de maquinaria da empresa, permitindo-nos desta forma uma melhor gestão e funcionamento da empresa. O facto do novo espaço, ter condições suficientes para alargar a nossa área de atuação, está ainda em projeto a possibilidade de podermos vir a realizar venda ao público de materiais de construção. Esperamos conseguir criar a melhor experiência possível aos nossos clientes, simplificando esta área que é tão complexa. Temos noção que a construção de uma habitação é o investimento de uma vida para qualquer um de nós. Por isso, o nosso principal objetivo é fazer com que os nossos clientes façam as melhores escolhas possíveis com o máximo conhecimento.

You may also like...