Companhia dos Cabazes: oferta e variedade todo o ano
A Companhia dos Cabazes é mais solicitada no Natal, mas apresenta uma grande variedade de cabazes, para todas as temáticas, ao longo do ano. Em entrevista, Mélanie Oliveira, fala sobre o foco nas necessidades e desejos do cliente.
O Natal é uma das festas mais aguardadas do ano e é nessa altura que várias empresas e/ou particulares procuram cabazes, para presentear àqueles que lhes são mais próximos. Assim sendo, como e quando é que surgiu o projeto da Companhia dos Cabazes?
O Projeto da Companhia dos Cabazes surgiu há cinco anos e vem no resultado de uma experiência acumulada, por um grupo de pessoas que se tem dedicado a esta atividade. Entendemos que deveríamos juntar esforços, pois acreditamos que o “todo é maior do que a soma das partes “, juntando aquilo que cada um poderia trazer de melhor para esta atividade.
Identificámos que havia espaço no mercado para uma empresa com esta índole, organizada da forma que pretendíamos, criando condições para poder chegar mais longe, bem como, de uma forma diferente, abandonando o âmbito Regional de cada um e passando a apresentar-nos como uma companhia de âmbito Nacional, com capacidade para abarcar mais áreas e dar resposta, tanto a pequenas, como a grandes solicitações. Neste momento, estamos entre os melhores e lutamos de igual para igual com os eles, ao nível dos produtos que apresentamos e, principalmente, ao nível do serviço que prestamos. Diríamos que a combinação entre os produtos e os serviços prestados tem, de facto, feito a diferença e permitido que consigamos ganhar, ano após ano, cada vez mais a confiança de um conjunto maior de particulares, empresas e instituições.
Os vossos cabazes são procurados de forma equitativa ao longo de todo o ano ou o Natal é, de facto, a altura em que conseguem registar um maior volume de vendas? O que nos pode revelar sobre a coleção de Natal 2022?
A grande diferença da Companhia dos Cabazes, em relação às demais empresas existentes, foi o facto de virmos para o Mercado preparados para ter uma oferta regular e constante de cabazes ao longo de todo o ano, de acordo com várias temáticas, como o Dia do Namorados, o Dia do Pai, Páscoa, Dia da Mãe. Queríamos, de facto, ser diferentes, dar uma solução contínua e permanente a quem precisasse de, a qualquer altura do ano, ter uma solução de cabazes para oferecer, independentemente da temática.
Claro que, apesar de todas as propostas e toda esta disponibilidade, o Natal é, de facto, a altura do ano em que se continua a verificar a grande concentração da procura e da oferta de cabazes. Aliás, cerca de 90% do negócio concentra-se nesta época.
A oferta de marcas nacionais é uma constante, privilegiamos o que é nacional, em detrimento de todos os outros, e apenas incluímos produtos do exterior nas nossas ofertas, quando são solicitados pelos clientes. No Catálogo de Natal, aparecem apenas marcas portuguesas. Se temos um conjunto de produtos tão amplo e de tão boa qualidade, não existe a necessidade de recorrer a marcas vindas de fora. Por outro lado, tentamos manter sempre os parceiros que vêm de anos anteriores.
A coleção de 2022, à semelhança da do ano anterior, vem no sentido de dar resposta a todas as necessidades de quem nos procura. Tentamos ter cabazes preparados para todo o tipo de orçamentos e para todas as necessidades, elaborando cabazes biológicos, vegan, ecuménicos, sem glúten, por exemplo.
Estamos atentos ao que o mercado disponibiliza e, tendo em conta as necessidades dos clientes, encontramos o cabaz que melhor se adapta aos desejos de cada um. Podemos considerar que a nossa oferta vai de A a Z.
Sabemos que os clientes têm a possibilidade de fazer cabazes personalizados. De que forma é que isto se processa? Fazem entregas para todo o país?
O cliente está no centro de todo o processo, é a figura mais importante de toda a operação, é por ele e para ele que nós trabalhamos durante todo o ano. Assim, apenas precisamos que este tenha uma ideia. Depois, de acordo com a mesma, associada a alguns produtos que tenham em mente e com o orçamento disponível, apresentamos uma ou várias propostas. O nosso cabaz não é apenas nosso, é do cliente que o solicita. Como tal, tem de estar de acordo com os desejos que este manifesta e só paramos de lhe apresentar propostas, quando estiver satisfeito.
Depois disto, o serviço que prestamos, ao nível das entregas, desde entregas capilares, agrupadas ou um misto de ambas, é fazer chegar os cabazes onde o cliente desejar, dentro e fora de Portugal.
Por onde passa o futuro da Companhia dos Cabazes? Pretendem continuar a apostar, por exemplo, nos produtos biológicos?
O Futuro a Deus pertence. Todavia, sabemos de onde vimos, as condições que temos e até onde pretendemos chegar. Não temos pressa, queremos continuar a crescer e a trabalhar, de acordo com as instruções que nos são dadas pelos clientes. Pretendemos, acima de tudo, continuar a trabalhar para mantê-los satisfeitos, para que, no ano seguinte, possam contar connosco de novo. Ficamos muito felizes, quando vemos os clientes a repetir o contacto porque é sinal de que estamos no caminho certo.
A nossa aposta terá de ser sempre aquela que ponha os desejos dos clientes em primeiro lugar, temos de ser flexíveis para irmos ao encontro do que estes procuram e termos condições para lhes dar respostas para essas necessidades.
Continuaremos a trabalhar, enquanto tivermos clientes que valorizem o nosso trabalho e nos tenham como parceiros e amigos.