UniMark e Sociedade Aqui é Fresco: Ser criativa no feminino

Carla Esteves é a diretora executiva da UniMark e Sociedade Aqui é Fresco. No papel de mulher e a exercer um cargo de liderança, afirma que é cada vez mais importante ser criativa para atingir objetivos profissionais e pessoais.

Apresente-nos o seu percurso até chegar à UniMark e à Aqui é Fresco.
Tudo começou quando me licenciei em Economia, na Universidade Nova de Lisboa. Fui complementando vários cursos, na área de “Gestão de Categoria”, “Merchandising e Gestão de Atração”; “Promoções de Vendas”, Liderança e Gestão de Equipas; Gestão de Projetos, entre outros.
Iniciei o meu percurso profissional na Empresa E.I.M – Empresa Informática da Madeira, com a função de Responsável pelo Departamento de Recursos Humanos e Assessora do Departamento Financeiro.


No ano de 1995, iniciei funções na empresa Manuel Nunes & Fernandes II, Lda enquanto Gestora do Projeto GI (Gestão Integrada) até agosto de 2011.
Em outubro de 2011 cheguei à UniMark, empresa na qual permaneço até aos dias de hoje. As minhas funções, dentro da empresa, foram evoluindo.
Comecei como Gestora de Projetos UniMark e, em janeiro de 2019, fui promovida a Diretora Executiva UniMark e Sociedade Aqui é Fresco. Complementarmente, faço parte dos membros da direção da ADIPA (Associação dos Distribuidores de Produtos Alimentares).
Ao longo do meu percurso abracei vários desafios, daí a minha robusta orientação para atingir resultados, rápida capacidade de tomar decisões, forte espírito de liderança e uma boa gestão de equipas em prol dos objetivos que estão definidos.

A Sociedade Aqui é Fresco desenvolveu um kit para afirmar a imagem das lojas, tal como a respetiva sinalética. Qual o objetivo?
Ao criarmos este kit temos como único objetivo ajudar as lojas que adiram à Sociedade Aqui é Fresco a decorar os seus espaços e renovar a imagem, a custos mais reduzidos. É, de facto, uma solução de negócio bastante prática para potencializar a atividade comercial, não só dos associados, como da rede de aderentes a nível nacional.
No fundo, pretendemos tornar as lojas mais jovens, atrativas, coloridas e com um forte impacto visual tanto no interior como no exterior, permitindo identificar melhor as secções de loja e alavancar, cada vez mais, o negócio dos nossos aderentes. Ao dia de hoje, já temos cerca de 200 lojas decoradas com este kit. É uma etapa do caminho que temos feito, em 2019, de reforço da imagem das nossas lojas, de modo a tornar a rede mais apelativa para o lojista e para o fornecedor-parceiro, que tem tornado possível esta realidade.
A nível da rede de lojas Aqui é Fresco, um dos pontos fortes é a imagem – forte, marcante, atrativa, moderna e jovem.
Rapidamente, as pessoas identificam e conseguem perceber onde queremos chegar e a imagem que queremos passar.

Qual o papel das mulheres na gestão e coordenação de equipas? Quais as principais diferenças que destaca?
Na sua maioria, as mulheres são muito mais minuciosas. Ligamos muito ao detalhe e ao desenvolver de tarefas ao pormenor o que, nesta área, é extremamente importante.
Outro ponto diferenciador é o facto de conseguimos exercer várias funções ao mesmo tempo, até porque temos outro tipo de sensibilidade.
Cada vez mais temos mulheres em cargos de liderança dentro das organizações, esfera que era ocupada maioritariamente por homens.

E acredita na importância de ter equipas mistas? Os dois complementam-se?
Sim, acredito. As equipas devem ser constituídas por homens e mulheres. Ambos se complementam. As equipas mistas são muito positivas para as empresas. O trabalho de ambos complementa-se, na medida em que o homem possui rapidez e a mulher tem a parte do pormenor. Os dois juntos fazem toda a diferença nas organizações.

2019 é um ano de inovação para a vossa empresa. Quais são os principais projetos reservados para 2020?
O ano de 2020 apresenta-se como um ano de grande inovação para a rede Aqui é Fresco. Exercício no qual a insígnia aposta na ligação online entre retalhistas e grossistas, de modo a agilizar o processo de decisão e encomenda e a torná-lo mais rápido e eficiente, através da criação de uma plataforma de comunicação.
Iremos também arrancar com um cartão de fidelização que irá trazer diversas mais-valias ao negócio. Razão pela qual vamos apostar na ligação online entre retalhistas e grossistas, de modo a agilizar o processo de decisão e encomenda e a torná-lo mais rápido e eficiente, através da criação de uma plataforma de comunicação. A mesma permitirá, por um lado, que as encomendas passem a ser diretas, via online. Por outro lado, o retalhista pode, ainda, ver todo o cardex disponibilizado pelo grossista, de modo mais rápido e eficiente.
Mas as mais-valias não se ficam por aqui. Com a integração das faturas nos stocks e com a respetiva valorização a poder ser feita de forma automática, não será necessário qualquer tipo de intervenção humana, o que diminui significativamente o fator erro. O mesmo acontece com a integração nos displays, nas caixas de saída e nas imagens dos produtos que estão a ser promovidos no interior da loja.

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