Cantinho do Páteo: “Os prazeres da vida são para ser partilhados…”
É em Santa Cruz, no concelho de Torres Vedras, que está localizado o Cantinho do Páteo – um gastrobar que procura ser diferente, inovador e faz-se acompanhar por produtos frescos e locais. Gonçalo Roda e Rodrigo Miranda são os gerentes que impulsionaram um novo conceito na restauração.
A viagem pelo setor da restauração começou em 2014, quando decidiram abrir o Radio Station – um bar que servia tostas e hambúrgueres, mas rapidamente perceberam que o espaço era pequeno para a adesão que tinham. Assim, Gonçalo e Rodrigo tiveram a possibilidade de adquirir o espaço ao lado do bar e abriram o Cantinho do Páteo em 2016. Os gerentes definiram que no conceito do Cantinho do Páteo não poderiam faltar alguns ingredientes, a frescura dos produtos, a proximidade com os produtores locais e um serviço que permitisse saborear uma refeição às 10h00 ou até mesmo às 02h00 com a mesma qualidade. “O nosso intuito é dar apoio à restauração e as pessoas virem por recomendação, por saberem que a qualquer hora podem vir aqui”, acrescentam.
As especialidades da casa
Os hambúrgueres, as tostas e os petiscos são, sem sombra de dúvidas, as iguarias que fazem parte da ementa. Para complementar, os nossos entrevistados, disponibilizam um bolo de chocolate e amêndoas, ao qual intitulam de “ferrero rocher” e pode ser acompanhado por uma bola de gelado. Mais recentemente e com a Cidade Europeia do Vinho introduziram a carta de vinhos em 2018. “Trabalhamos só com vinhos da região, mas o nosso core são as cervejas artesanais (Lisboa, Porto e a nacional Super Bock 1927)”.
Sinónimo de inovação e diferenciação
A frescura dos ingredientes é imprescindível para a cozinha de Gonçalo e Rodrigo. Para isso, têm fornecedores locais no que diz respeito aos legumes, hortícolas, frutas e carnes. “A carne é cortada todos os dias e vem do supermercado do bairro. Utilizamos pequenas quantidades, porque fazemos questão que seja o mais fresco possível”, referem. Já os molhos são preparados na hora e o pão é feito especialmente para o gastrobar. É nesta vertente que afirmam: “somos muito vocacionados para oferecer a melhor experiência turística possível, porque faz todo o sentido utilizarmos produtos da região”. Mas para ser diferente não basta servir qualidade, é preciso estar a par das novidades do mercado. Desta forma, os nossos interlocutores não tiveram mãos a medir e criaram um hambúrguer de polvo – “Em Portugal somos dos poucos a ter esse produto” – e um de marisco. “Tentamos sobressair e despertar a curiosidade dos foodies”, salientam. Ainda na inovação, o Cantinho do Páteo tornou-se num parceiro amigo do ambiente e excluiu da lista a utilização de palhinhas de plástico.
Um parceiro na promoção de Santa Cruz
O Cantinho do Páteo é mais do que um agradável espaço para saborear uma refeição. É também um lugar onde a socialização das pessoas e a promoção de Santa Cruz estão presentes. Para isso, colaboram com a caminhada “Santa Cruz a mexer” realizada todos os fins de semana e no fim de cada prova oferecem fruta, água e biscoitos. Com capacidade para 35 pessoas no interior e 200 no exterior, os gerentes promovem (no pátio onde estão localizados) – juntamente com o restante comércio desse local – a praia e o que de melhor se faz na região. Eventos como o “Be Fashion”, o “Carnaval de Verão” e o “Remember Living” (com música dos anos 80) fazem parte da dinâmica do Cantinho. Porém, nos meses de julho e agosto, há música ao vivo todos os dias.
Desafios diários
Com o objetivo de fazer mais e melhor, Gonçalo e Rodrigo ambicionam continuar a crescer e a oferecer uma experiência agradável aos clientes. Pelo caminho existem alguns projetos que ainda não podem ser revelados, mas sempre com a certeza de que o grande desafio “é conseguir passar desta sazonalidade até para remodelar o espaço e torná-lo mais aprazível”, concluem os gerentes Gonçalo Roda e Rodrigo Miranda.