Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã: 65 anos de relações entre Portugal e uma das maiores economias do mundo

No ano em que a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã assinala a impressionante marca de seis décadas e meia, a Revista Business Portugal falou com Hans-Joachim Böhmer, diretor executivo, que nos explicou a importância da relação económica entre os dois países e do investimento alemão em Portugal. Foi-nos dado a conhecer o papel da Câmara no tecido empresarial e o importante contributo na formação das relações bilaterais, através da promoção de Portugal junto de empresários alemães.

Como surge a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã e quais os pilares em que se apoia desde a fundação?
A Câmara Luso-Alemã foi criada em 1954 com o objetivo de promover as relações económicas entre Portugal e a Alemanha, num momento em que tanto a Alemanha como Portugal viviam um período de expansão. A Câmara atuava, então, como fonte de informação sobre os respetivos mercados, prestando um acompanhamento individual e estabelecendo uma plataforma de contactos de confiança.
Ao longo destes 65 anos, as relações económicas entre os dois países passaram por diversos ciclos e caracterizaram-se por um forte desenvolvimento que está patente na importância do investimento alemão em Portugal. A Câmara manteve, em todos os momentos, os princípios que estiveram na origem da sua fundação e procurou prestar às empresas o apoio adequado para que as relações económicas luso-alemãs continuassem a desenvolver-se em benefício dos dois países.
A sua proximidade com o tecido empresarial permite à Câmara Luso-Alemã identificar oportunidades e dar um contributo decisivo para a formação das relações bilaterais. Ao longo das últimas décadas, vários exemplos confirmam esta afirmação: nos anos 80 e 90 do século passado, através da promoção de Portugal junto dos empresários alemães, a Câmara deu um impulso decisivo para o boom do investimento alemão no país. Muitas destas empresas permanecem até hoje. No sentido oposto, numerosas empresas de construção portuguesas encontraram, através da Câmara, um novo mercado na Alemanha, quando aquele país iniciou uma fase de reconstrução após a reunificação.
O setor da energia é uma das áreas nas quais a influência da Câmara para o desenvolvimento das relações bilaterais tem sido mais notória. Há mais de 20 anos que simpósios informativos e missões empresariais reúnem empresas dos dois países para o estabelecimento de novas parcerias.
A presença da Câmara na rede internacional das Câmaras de Comércio e Indústria Alemãs assegura ainda que também as oportunidades fora do mercado português/alemão possam ser consideradas. Esta rede estende-se a 140 locais, com um total de cerca de 51 mil empresas associadas e trabalha em estreita associação com as 79 Câmaras de Comércio e Indústria regionais na Alemanha.

Quais as mais-valias de investir no mercado alemão?
Para os exportadores de produtos de consumo, a Alemanha representa um mercado com vários milhões de consumidores com um elevado poder de compra. Já para as empresas, sobretudo para as da indústria transformadora, o mercado alemão tem um enorme potencial. Com uma economia forte e baseada, sobretudo, na exportação, as empresas alemãs requerem fornecedores nos quais podem confiar que lhes vendam produtos de qualidade, dentro dos prazos estipulados e nas quantidades desejadas.

Quando olha para o futuro, como imagina a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã?
A Câmara detém uma experiência de 65 anos no apoio às empresas e na promoção das relações bilaterais. É essa a sua missão e será esse o caminho que continuaremos a seguir. À semelhança do que aconteceu ao longo destes últimos 65 anos, a Câmara continuará atenta à evolução da economia e à transformação dos mercados para que, em cada situação, possa responder às necessidades manifestadas pelas empresas.

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