Busca por Casa Online aumenta drasticamente

Tudo indicava para um futuro onde o ambiente on-line teria uma crescente relevância. O “forçar de mão” antecipou-se graças à pandemia que, num ritmo acelerado e nada planeado, atirou muitos de nós para casa. Connosco, o escritório, as reuniões e uma necessidade de adaptação imediata.

Cada vez mais dependentes de ecrãs conectados através dos quais cada vez mais consumimos entretenimento e informação, nos quais compramos e comunicamos, não é com particular surpresa que nos encontramos num mundo cada vez mais virtual.

Apesar de a vida ter passado em grande medida a existir entre portas, alguns segmentos da economia aproveitaram estas aparentes limitações para dar dois passos em frente.

O imobiliário do século XXI

Se a seguinte descrição lhe é familiar, perdoe-nos a audácia. Em apenas um par de horas visitou uma dúzia de imóveis. Não sentiu o cheiro da tinta nem ouviu a envolvente, mas pode verificá-los em considerável detalhe.

Se o mundo das visitas virtuais a imóveis ainda não fez parte das suas experiências, chegou a hora.

A pesquisa por habitação online registou um crescimento recorde de 62,9% entre fevereiro de 2020 e 2021. Uma vez chegada a hora de comprar casa, as plataformas especializadas neste segmento tornaram-se uma ferramenta vital de prospecção para clientes independentemente da sua localização geográfica.

Um mundo de oportunidades

A crescente evolução tecnológica patente no mercado imobiliário começa a incluir termos cada vez mais sofisticados. Realidade virtual, visitas 3D, fotografia aérea através de drones, reuniões remotas com proprietários, mediadores e prospectos compradores.

Todos convergem num ambiente virtual onde a visita ao espaço físico adota uma aparente formalidade. A poupança de tempo e meios é inegável e agrada a todos os agentes envolvidos. Num mundo pós-pandémico, a mudança terá vindo para ficar.

Esta abordagem estava já em curso, sendo acelerados pelas condicionantes derivadas do peculiar momento que vivemos. Com efeito, e apesar de todas as limitações à circulação, o ano de 2020 continuou a registar uma evolução positiva de preços de compra e venda de imóveis.

O mais recente barómetro de preços revela um desempenho positivo do mercado imobiliário com diversos distritos a revelarem subidas de preço bastante substanciais.

Para muito contribuiu uma atitude proactiva de todos os agentes envolvidos, cada vez mais abertos à importância da tecnologia como fator decisivo na hora de comprar e vender casa. 

You may also like...