Buildemant: “Não somos apenas mais uma empresa de construção”

A Buildemant – BM Construção e Manutenção – está no mercado desde 2016, prestando serviços que vão desde a construção, manutenção, soluções técnicas para laboratórios e marketing. A equipa da Revista Business Portugal rumou até Carnaxide, onde esteve reunida com Gonçalo Neves (CEO) e Miguel Carvalheiro (Comercial). Em entrevista, o CEO, revelou-nos o segredo para o sucesso alcançado, que passa muito por apresentar um projeto inovador no mercado.

Destacam-se no mercado por apresentarem um vasto leque de serviços. Podemos afirmar que a Buildemant não é apenas mais uma empresa de construção?

Definitivamente, não somos apenas mais uma empresa de construção. A génese da empresa é construção e manutenção, mas hoje temos já vários outros serviços disponíveis como as soluções técnicas para laboratórios e marketing. Curiosamente, a área das soluções técnicas para empresas surgiu com a entrada do Miguel Carvalheiro na empresa. O Miguel, antes de entrar neste projeto, tinha trabalhado neste segmento e na altura, após uma conversa, chegamos à conclusão de que no mercado faltava uma empresa que conseguisse realizar projetos chave na mão. Grande parte das empresas que existem, das que temos conhecimento, não têm um serviço completo, como o que apresentamos, e que consiga abranger estes dois segmentos. Aproveitamos o conhecimento que tínhamos das duas áreas e tornamo-nos na única empresa capaz de construir um laboratório de raiz. Como o Miguel é uma pessoa bastante polivalente acabou por ser ‘desviado’ daquele que era o seu propósito. No entanto, com a entrada de novas pessoas no projeto, acredito que os lugares de cada um irão ficar cada vez mais definidos e o Miguel irá, muito em breve, poder dedicar-se exclusivamente a esta área específica.
No que diz respeito ao marketing, esta é uma vertente que está direcionada especificamente para um cliente da banca, para quem fazemos os letreiros luminosos e a alteração de imagem, e em que trabalhamos em parceria com uma empresa, a Formula P. Esta é uma área que exige a posse de alguns equipamentos específicos, que não detemos, por isso, trabalhamos em parceria com esta empresa, que nos garante a excelência do produto final. Acredito que, num mercado cada vez mais competitivo e exigente, as parcerias assumem uma grande importância. Com os parceiros adequados conseguimos prestar um melhor serviço e todos ficam a ganhar.

Inovação é palavra de ordem numa empresa que alia serviços completamente distintos, mas que se complementam?
Sim. Julgo que em Portugal não existe outra empresa que una estes dois serviços. De facto, é esta nossa polivalência que permite aos nossos clientes ter um serviço chave na mão sem recorrer a diversas empresas, é uma grande mais-valia. Não nos podemos esquecer que tem sido um imenso desafio, sobretudo a área das soluções técnicas para laboratórios que se defronta com duas grandes empresas concorrentes, em Portugal. No entanto, os desafios agradam-me e por isso não podia estar mais satisfeito.

“Acredito que se as pessoas se sentirem responsáveis pelo trabalho que desenvolvem vão elaborar as suas tarefas com um cuidado muito maior. Muito importante é também a aposta numa chefia baseada na transparência. Ser transparente com os nossos colaboradores é fundamental”

O sucesso de uma empresa também depende de uma boa liderança?
Sim, claro. Eu tento ser um bom líder e acredito que a boa liderança também passa por transmitir responsabilidade aos nossos colaboradores. Temos que dar o exemplo, mas também temos que transmitir responsabilidade. Acredito que se as pessoas se sentirem responsáveis pelo trabalho que desenvolvem vão elaborar as suas tarefas com um cuidado muito maior. Muito importante é também a aposta numa chefia baseada na transparência. Ser transparente com os nossos colaboradores é fundamental e, por isso, não escondemos informação. Com o fecho do ano, em maio, fizemos uma reunião com todos e foi-lhes apresentado o relatório final de contas, ou seja, todas as pessoas sabiam em que situação estava a empresa. Isto motiva-os e fá-los sentir que fazem parte da empresa. Se eles acreditarem no projeto, nós conseguimos construir o nosso caminho. Eles sabem que se a empresa crescer, consequentemente, eles crescem com ela.
Atualmente, temos seis colaboradores, mas pretendemos aumentar no futuro. A verdade é que na Buildemant todos são importantes. As empresas são feitas de pessoas e se trabalharem diariamente e se esforçarem, a estrutura empresarial da qual fazem parte será um sucesso. A Buildemant é exemplo disso.

Que balanço faz do último ano?
O balanço não podia ser mais positivo. O objetivo a que nos tínhamos proposto, em termos de faturação, para este ano já foi alcançado, sendo que acreditamos que ainda podemos ultrapassar esse valor em cerca de 10 por cento. 2019 fica marcado pela realização de investimentos na empresa, nomeadamente pela mudança de escritórios e pela aquisição de uma carrinha maior, que nos permitiu dar um outro tipo de resposta aos nossos clientes. Foi também um ano em que recebemos um novo colaborador e em que aumentámos a nossa equipa de construção. Felizmente, o negócio tem corrido bem e este foi um ano bastante positivo para a Buildemant. A verdade é que não nos tem faltado trabalho, sendo que temos registado maior procura, sobretudo nas áreas de construção e manutenção, que continuam a ser o nosso core business.
Para além disso, iniciámos conversações com uma empresa alemã de mobiliário, para podermos adquirir algumas das suas peças de mobiliário específicas. É uma empresa alemã com grande expressão, que fatura cerca de 60 milhões de euros anuais, mas que nunca colocou uma peça de mobiliário cá. A concorrência de duas empresas portuguesas tem dificultado a entrada da marca no mercado português, mas estamos com esperança de que, muito em breve, possamos ter algumas peças específicas de mobiliário para laboratórios no nosso showroom, para mostrar aos nossos clientes.

Com um novo ano prestes a iniciar, chega o momento de definir os objetivos a alcançar no futuro. O que podemos espera da Buildemant para 2020?
Acredito que 2020 será um ano recheado de muito trabalho, uma vez que já temos vários projetos em vista. Para 2019, tínhamos delineado o meio milhão de euros de faturação como objetivo, que foi atingido, sendo que para 2020 esperamos ter um crescimento na ordem dos 60 por cento. 2020 será também o ano em que vamos aumentar o nosso engagement nas nossas redes sociais, nomeadamente no nosso site. Pretendemos torná-lo mais dinâmico e numa forte ferramenta de divulgação da área de soluções técnicas para laboratórios.
Procuraremos continuar a liderar pelo exemplo, a inovar e a trazer sempre uma lufada de ar fresco à nossa área e aos nossos clientes.

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