Buildemant: “A construir confiança”

Em 2016, Gonçalo Neves decide fundar a Buildemant. Localizada em Carnaxide, a empresa surge com o objetivo de apresentar soluções na área da construção e da manutenção, de forma a satisfazer as necessidades dos clientes.

Pedia que nos fizesse uma contextualização histórica da empresa. O que o motivou a criar este projeto?
A empresa surge em abril de 2016 quando eu, após uma vasta experiência noutras empresas como Engenheiro Civil, decidi criar o meu próprio negócio ao lado da minha mulher. Até setembro de 2017 não era um projeto a tempo inteiro, mas com a equipa certa consegui tornar este projeto o meu negócio, o meu trabalho.

Que serviços podem encontrar os clientes na Buildemant?
Construção, manutenção, soluções técnicas para laboratório e marketing (direcionado especificamente para um cliente nosso da área da banca). A construção e a reabilitação têm sido o nosso core business. Temos um alvará de classe dois e somos bastante abordados para remodelações de diversos espaços. O nosso trabalho é o de satisfazer os nossos clientes e, nesse sentido, conseguimos fazer as melhores propostas para facilitar o alcance dos objetivos traçados. Temos um vasto conhecimento dos materiais, das técnicas e da tecnologia, o que permite um aconselhamento fiável e de confiança. O conceito em que nos apoiamos é o conceito de chave na mão, na medida em que o nosso cliente contrata um serviço que envolve todo o processo de remodelação até à decoração. A manutenção é uma área onde apostamos muito e onde temos tido bons resultados. Nesta vertente temos clientes, desde o setor bancário, fechamos recentemente um contrato com um grupo escolar da região de Lisboa que detém cinco estabelecimentos, passando pelo setor farmacêutico e industrial. Esta área engloba a manutenção de todas as infraestruturas de um edifício, manutenção de laboratórios, entre outros.

E em que consiste as soluções técnicas para laboratórios?
Esta área surge na empresa quando eu contrato um dos nossos colaboradores que já trabalhava neste segmento. Chegamos à conclusão que no mercado faltava uma empresa que conseguisse realizar projetos “chave na mão”. Até à data só existiam empresas especializadas na construção e outras especializadas em soluções técnicas para laboratório. Sendo assim, aproveitamos a experiência que tínhamos da construção e aliamos a um novo reforço que nos daria a mais-valia para aceitar este tipo de projetos. Desta forma, ficamos habilitados a fazer projetos de laboratório do início ao fim.

Que tipo de clientes constituem a vossa carteira?
Quando falamos de remodelação de apartamentos, estamos a referir-nos, na maior parte das vezes, a clientes privados/individuais. No serviço de manutenção os nossos clientes são, essencialmente, empresas.

Os negócios são, muitas vezes, feitos de parcerias. Nesse sentido quem são os vossos parceiros?
Temos clientes que vão desde Castelo Branco ao Algarve, passando pela ilha da Madeira, onde temos uma empresa que subcontratamos para questões de manutenção e onde nos deslocamos em casos de maior intervenção. Para além desta parceria temos ainda parceria com uma gráfica, uma imobiliária e com a Wesemann – uma marca alemã que produz equipamentos de laboratório de alta qualidade, da qual a Buildemant é representante em Portugal.

Criatividade e inovação são temas assíduos na atualidade. De que forma se refletem no dia-a-dia da Buildemant?
As soluções técnicas de laboratório é uma das nossas vertentes que está em constante evolução e que permite uma componente criativa e de inovação mais ativa. No entanto, somos diariamente colocados à prova e temos de usar a nossa criatividade e inovação na resolução de problemas. Para isso, o nosso foco está na obtenção rápida de soluções práticas e que sejam adequadas às exigências dos nossos clientes. Pesquisar e estar sempre a par dos novos materiais e das novas técnicas é um processo fulcral. Porém, a principal forma de inovação da empresa é a nossa abordagem para com o cliente. O negócio constrói-se com base nas pessoas e é esse o aspeto que nos faz crescer. Acompanhar a cada passo os nossos clientes, responder em prazos úteis e cumprir com a nossa palavra é a nossa inovação. Daí o nosso lema: “A construir confiança”.

As vossas áreas de ação são complexas e exigem mão-de-obra qualificada e experiente. Como conseguem ter uma equipa forte e consistente?
Neste momento somos cinco colaboradores e temos a vantagem de termos pessoas que têm diversas valências. No entanto, devido ao número reduzido de colaboradores, trabalhamos muito com subempreiteiros que têm as suas próprias equipas e que já se tornaram empresas da nossa confiança. A contratação é complicada e neste momento existe uma escassez de mão-de-obra especializada e essa tem vindo a ser uma das maiores dificuldades para conseguir ter uma equipa independente para a realização dos projetos.

Olhando para o início e analisando o percurso, qual é o balanço que faz destes anos de atividade?
Estes dois anos de atividade têm sido muito positivos. O crescimento tem sido gradual e contínuo. Estou francamente satisfeito com o que conseguimos alcançar. É um orgulho ver a minha empresa crescer, fruto do trabalho e dedicação de toda a equipa. O feedback dos clientes tem sido muito bom e nós aqui trabalhamos com a noção de que temos de dar a nossa cara e temos de passar uma boa imagem.

De todos os projetos/obras que estiveram envolvidos, qual foi o/a mais marcante?
Um dos projetos mais marcantes foi realizado no início de 2018 em que construímos uma clínica dentária de raiz e chave na mão. Envolveu a parte da construção, revestimentos vinílicos, carpintaria, ar condicionado, canalizações, eletricidade, entre outros. Para além desse, a área da manutenção é um desafio constante e no qual nos sentimos muito confortáveis.

Num mercado tão competitivo como se cativam novos clientes?
A primeira forma de cativar os clientes é fazermos um excelente trabalho. Só com clientes satisfeitos é que conseguimos captar mais clientes. Para além deste passa a palavra, temos também clientes fidelizados e que nos acompanham no percurso profissional. Por outro lado, as redes sociais são importantes para a captação de novos clientes. Acreditamos que todos eles merecem a mesma consideração, bem como o cumprimento dos orçamentos e dos timings prometidos.

Quando olha para o futuro como imagina a Buildemant?
Um dos projetos que gostava de concretizar era a mudança para umas instalações maiores, que permitam o aumento dos nossos serviços.
A faturação de meio milhão é também um dos objetivos delineados para este ano e o esforço é feito por todos para a concretização deste desejo comum. Envolver os meus colaboradores neste tipo de questões é fundamental para a política de transparência e trabalho de equipa que adotamos na empresa.

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