APSS celebra Centenário do Porto de Setúbal

Em entrevista, Carlos Correia, Presidente do Conselho de Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS) salienta o importante papel do porto no desenvolvimento económico e social da região, destacando ainda as comemorações do Centenário do Porto de Setúbal.

A relação entre um porto e a cidade onde está localizado é muitas vezes simbiótica. Como o Porto de Setúbal tem interagido com a cidade ao longo dos anos para criar uma ligação benéfica?

Inserido numa região Turística Natural e Única, com um vasto e rico ecossistema, o Porto de Setúbal é um porto com uma forte ligação com a cidade e com o Estuário do Sado, promovendo um desenvolvimento sustentável da atividade portuária em equilíbrio com a natureza, a náutica de recreio, a pesca, o turismo e a cultura da região. A ligação à cidade e às comunidades locais é fundada numa cooperação estreita com o município, colaborando na promoção do turismo, nomeadamente nas suas vertentes marítimas ligadas ao usufruto da Baía de Setúbal e da zona ribeirinha, mas também no desenvolvimento do polo portuário, com investimento na economia azul e na renaturalização de áreas protegidas, numa ótica de criação de valor sustentável e satisfação dos stakeholders, primando pela adaptação das infraestruturas às necessidades da reindustrialização verde e da multimodalidade. Uma estratégia alicerçada nos objetivos de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030, visando o aumento da eficiência e eficácia do porto, e também o aumento da sua competitividade e capacidade para atrair investimentos sustentáveis ligados à energia verde e consequente posicionamento como um importante e moderno porto da Costa Atlântica europeia.

Carlos Correia, Presidente do Conselho Administração

Ao longo dos anos, o Porto de Setúbal demonstrou ser um elemento vital no desenvolvimento económico e social da região. De que forma a atividade portuária influenciou positivamente a economia local e as comunidades circundantes?

O Estuário do Sado é um bom exemplo da longa e sã convivência entre a atividade portuária, que desempenha um importante papel no desenvolvimento económico da região, e a preservação da fauna e flora existentes no rio, naquela que é considerada uma das Mais Belas Baías do Mundo. O Porto de Setúbal é um elemento imprescindível das cadeias logísticas que asseguram a ligação aos principais mercados de consumo e produção, constituídos pela região de Lisboa e Vale do Tejo, e também ao cluster industrial da Península de Setúbal, do qual fazem parte as maiores empresas exportadoras nacionais. A componente industrial é uma característica, agora centenária, na história do Porto de Setúbal, que tem crescido a acompanhar o desenvolvimento industrial da região, criando as condições necessárias para suprir as necessidades das empresas parceiras que o utilizam. O sucesso desta sinergia tem sido visível e fez expandir a sua atratividade a uma parte substancial das principais indústrias exportadoras nacionais, ligando clusters industriais a 360 portos em 97 países. O porto está ligado direta e indiretamente a 35 mil postos de trabalho na região, demonstrando o contributo da infraestrutura para a economia local e nacional e para a criação de emprego.

O Centenário do Porto de Setúbal representa um marco significativo na história da região. Pode partilhar detalhes sobre as comemorações planeadas para celebrar este marco e a importância do porto ao longo do tempo?

O Porto de Setúbal celebra, em 2023, o seu centenário. A 18 de dezembro de 1923 era criada a Junta Autónoma das Obras do Porto e Barra de Setúbal e do Rio Sado, efetivada na Lei nº 1517. As comemorações do Centenário visam, reforçar e promover o importante papel do porto no desenvolvimento económico e social da região, apresentando os objetivos estratégicos para o seu desenvolvimento nos próximos anos e a sua envolvência com a cidade e a sua população. As iniciativas inseridas no âmbito das comemorações incluem ações abertas ao público como Seminários; Exposições Temáticas; Passeios Marítimo-Turísticos, Corrida/Caminhada; Ações de Sensibilização Ambiental; Visitas aos Terminais Portuários; Regatas; Tall Ships e Workshops/Oficinas; e ações mais direcionadas para os colaboradores como ações de voluntariados; Lançamento do 4º Caderno do Arquivo e o Jantar de Gala de Comemoração do Centenário do Porto de Setúbal. Dos eventos a realizar, destaca-se de 21 a 30 de setembro, integrada nas Festas da Baía de Setúbal, uma semana com Veleiros no Sado e outras embarcações, abertos a visitas, passeios no rio e outros eventos, como regatas, exposições, música ao vivo e gastronomia, bem como, mais uma conferência integrada no Fórum Investir, Inovar e Descarbonizar.

Com base na missão e visão da APSS, como a empresa tem abordado a integração da atividade portuária com as preocupações ambientais e de sustentabilidade nas comunidades locais?

A Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra tem privilegiado soluções e investimentos que antecipem a evolução do transporte marítimo, da transição energética e da digitalização logística associada, acompanhando os novos desenvolvimentos do shipping a nível global, em harmonia com a cidade e valorizando o património, a natureza e os ecossistemas circundantes, um objetivo indubitavelmente associado aos esforços conjugados da sua Comunidade Portuária.

A Estratégia de Desenvolvimento implementada pelo Porto de Setúbal, denominada HUB2GREEN Setúbal, pretende diversificar o negócio e a oferta de serviços logísticos para as indústrias e energias verdes. Nesse pressuposto, irá aumentar a eficiência e reduzir custos através da inovação e da aposta em novas tecnologias, bem como, alargar o hinterland pela complementaridade e articulação logística com o porto de Lisboa, gerando mais valor para os serviços logísticos oferecidos por este cluster portuário. É objetivo do Porto de Setúbal atingir a neutralidade carbónica em 2035, adaptando as capacidades das infraestruturas às necessidades da reindustrialização verde e da multimodalidade verde, aumentando a eficiência pela inovação e gestão inteligente e, por sua vez, contribuindo para a construção de comunidades sustentáveis coabitáveis, entre porto, cidade e as populações locais, em que o desenvolvimento baseado no investimento na economia azul e a renaturalização de áreas protegidas cria valor sustentável e contribui para o crescimento da economia da região.

Pode destacar algumas das principais estratégias da APSS para a modernização tecnológica do Porto de Setúbal, incluindo a implementação da JUL – Janela Única Logística? Como estas medidas impactam a eficiência e o alcance global do porto?

Têm sido relevantes os investimentos que o Porto de Setúbal tem feito para a modernização tecnológica, um dos principais, que permite posicionar o porto na primeira linha do shipping mundial, foi a melhoria dos acessos marítimos, hoje, é possível receber navios mais modernos e eficientes ambientalmente, com benefícios evidentes para a competitividade e atratividade do porto. Paralelamente, está a ser desenvolvido o projeto de modernização do acesso da ferrovia ao Porto de Setúbal com eletrificação da linha geral e dos ramais interiores, reduzindo as emissões da movimentação de cargas, aumentando a segurança e reduzindo os custos ao possibilitar menos manobras e comboios até 750m, o objetivo é aumentar a quota modal da ferrovia, sendo que já hoje o Porto de Setúbal é o segundo porto que mais comboios movimenta. A JUL é um projeto a nível nacional e, sem dúvida, é uma ferramenta que colocou a gestão portuária num patamar de eficiência muito superior, tanto na logística associada às mercadorias, navios e transportes, tanto na simplificação e desmaterialização dos procedimentos das diversas entidades e, claro, uma gestão mais célere.

Olhando para o futuro, quais são os principais objetivos e projetos estratégicos que a APSS tem em mente para continuar a elevar o Porto de Setúbal a um novo patamar de excelência?

O Porto de Setúbal é um porto de futuro, um Porto de grandes oportunidades, que está a entrar numa nova fase da sua vida já centenária, com uma clara aposta na transição energética e na descarbonização. É também o porto nacional que está em melhores condições, devido às suas características, para dar resposta à fileira das energias verdes. É uma estratégica de ações concertadas em várias frentes. Em primeiro lugar, assumindo especial importância uma forte aposta no seu desenvolvimento sustentável a longo prazo, considerando o Porto como parceiro imprescindível para a melhoria da competitividade e internacionalização da economia local, regional e nacional, tirando partido do desenvolvimento do transporte marítimo de curta distância, decorrente do aumento do comércio intracomunitário e das alterações perspetivadas na economia mundial com a redução da dependência europeia do continente asiático e com as dificuldades e aumento dos custos que se perspetivam no transporte rodoviário, seja por via das externalidades deste modo de transporte, seja pela crescente dificuldade em atrair motoristas. Sendo o Porto de Setúbal um porto de futuro, pelas suas potencialidades e áreas industriais e logísticas próximas, tem previstos projetos empresariais, nomeadamente na área da energia. Para além do projeto Aurora promovido pela joint venture Galp e Northvolt, para o desenvolvimento da maior e mais sustentável fábrica de conversão de lítio da Europa, com o início das operações comerciais anunciadas para 2026, num investimento estimado de cerca de 700 milhões de euros e com a criação de 1.500 empregos diretos e indiretos, existem também perspetivas de investimento já muito avançadas na produção de biocombustíveis avançados à base de hidrogénio verde e matérias-primas residuais, num projeto o M.ECO I e II, que poderá rondar cerca de mil milhões de euros, e novos projetos de construções de estruturas para exploração offshore, na Lisnave e na ETERMAR, e outros projetos autónomos de construção de estruturas offshore que estão nesta data em avaliação pelos respetivos promotores e pela APSS.

Nas infraestruturas portuárias, encontra-se em carteira os seguintes projetos:

  • Prolongamento do terminal roll-on roll-off, para o aterro construído no âmbito da empreitada de melhoria das acessibilidades marítimas. Este projeto designado por Terminal Green Multimodal resulta do plano de ordenamento dos terminais portuários situados na zona central do Porto de Setúbal em execução, no qual serão estabelecidas as prioridades de intervenção e a execução faseada das obras, designadamente as soluções técnicas para a infraestruturação e a pavimentação do novo terrapleno, bem como a construção do respetivo cais na área de deposição dos dragados situada a montante do atual Terminal Ro-Ro para desenvolvimento de um novo terminal, designado por Terminal Green Wind2Sea, que envolverá construção faseada de cais com uma extensão de até cerca de 1km, de um novo terrapleno de 30 ha, cuja concessão dará suporte quer ao desenvolvimento de projetos associados à eólicas offshore, quer à movimentação de outras tipologias de cargas e os acessos rodoferroviários. Terão um investimento de cerca de 31 e 150 milhões de euros respetivamente e um prazo previsto de desenvolvimento, de 2024 a 2030;
  • Projeto de desenvolvimento do atual terminal de graneis sólidos da Sapec, que visa a construção de um terminal multiusos com um cais de 300 m de frente acostável. Estão em fase de desenvolvimento o Projeto Técnico Prévio e o estudo de mercado, tendo em vista a preparação do lançamento do procedimento de concurso para a concessão de serviço público até 2025. Será um investimento privado de cerca de 40 milhões e tem a construção prevista entre 2026 e 2027.

No âmbito da melhoria energética, encontra-se em carteira o Projeto On-Shore Power Supply. Teve os estudos técnicos prévios e de viabilidade económico-financeira concluídos no final de 2022. Prevê-se a execução faseada do investimento em soluções de fornecimento de energia elétrica aos navios em cais, incluindo a necessidade de um investimento inicial na construção de uma subestação elétrica na zona portuária. Constitui um investimento de cerca de 23 milhões de euros com um prazo previsto de desenvolvimento entre 2024 e 2026.

Por último na náutica de recreio, a APSS em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal, decidiu proceder ao desenvolvimento dos estudos técnicos, económico-financeiros e ambientais para a concessão futura à iniciativa privada da construção, financiamento e exploração de uma nova Marina em Setúbal. Uma nova Marina em Setúbal, dotada de condições de excelência para o acolhimento dum maior número de embarcações e com uma série de serviços de qualidade, representa um dos objetivos estratégicos da APSS, no que concerne ao desenvolvimento da atividade do turismo náutico.