“Ambicionamos ser o parceiro de excelência”

Estela Justino, Gerente da Star Accounting Portugal, aborda os principais desafios que a sua empresa irá enfrentar neste novo ano de 2023.

Estela Justino, Gerente

Em que momento é que soube que a sua vida profissional passaria pela contabilidade? O que a apaixona verdadeiramente nesta área?

Desde o liceu, eu soube que a minha vida profissional teria algo a ver com números, a minha habilidade com números sempre se destacou em relação a outras áreas, como as letras.

Além de ter habilidade com os números, considero-me uma pessoa organizada, com um olhar analítico em tudo o que analiso, dou muita importância ao rigor, sou responsável e sedenta de aprendizagem.

A decisão pela área da contabilidade ocorreu no ensino secundário, após ter tido contacto com a disciplina da contabilidade.

O meu sucesso passa, essencialmente, pela dedicação que dou à minha profissão. Faço o que me apaixona e por isso faço-o com amor.

 

Explique o que a fez dar o “salto” e abrir a sua própria empresa, a Star Accounting Portugal. Enumere os principais serviços que esta empresa presta aos seus clientes.

Trabalhei durante 17 anos em contexto multinacional, à qual agradeço pela forma como sempre me acolheram. Neste percurso, aprendi muito a nível profissional e em termos de relações humanas, no contacto com os diversos stakeholders da organização.

O facto de ter sido mãe, contribuiu para dar o passo. Queria acompanhar os meus filhos de perto e, para isso, precisava de mais liberdade para gerir o tempo, horários e lazer. Com a experiência profissional que tinha, aliado a ser uma pessoa independente, responsável e criativa contribuiu para fazer o sonho acontecer. E o sonho passaria por constituir a minha própria empresa, com a minha identidade, com autonomia para implementar as minhas ideias de negócio.

E, nesse sentido, nasceu a Star Accounting Portugal, uma empresa que presta serviços na área da contabilidade, recursos humanos, consultoria fiscal e de gestão.

 

O facto de terem uma equipa altamente qualificada, é um dos motivos pelos quais a Star Accounting Portugal é considerada a parceira ideal para as empresas? Quais são os valores que norteiam o vosso trabalho?

O nosso propósito é transformar o mundo dos negócios através do aconselhamento de gestão.

Pretendemos a criação de valor para os nossos clientes, através da realização dos objetivos financeiros, atendendo às necessidades dos mesmos, na obtenção das soluções, com o acompanhamento necessário ao crescimento e consolidação dos seus negócios, assessorando tecnicamente, com vantagens competitivas a prestação de serviços com qualidade e competência. Valor, rigor e confiança é a nossa origem.

Nesse sentido, criámos uma estrutura que assenta no atendimento personalizado. Comodidade, rapidez e eficiência são os principais objetivos de comunicação direta entre a Star Accounting Portugal e os nossos clientes.

Ter uma equipa altamente qualificada, é essencial no sentido, de podermos estar disponíveis para colaborar com cada cliente, a fim de desenvolver uma compreensão dos seus objetivos de negócio e alinhar as suas necessidades com os recursos necessários para elevar a sua empresa a novos patamares.

 

Considera que, para as empresas consideradas de menor dimensão, o vosso apoio é de extrema importância, pois os seus gestores sentem-se mais seguros e confiantes do caminho a seguir nos seus respetivos negócios?  

O papel do consultor no acompanhamento do gestor na tomada de decisões é de extrema importância. A comunicação atempada dos resultados, além de, prever falhas, evita prejuízos, auxiliando, deste modo, na obtenção de dados que ajudam as empresas no processo decisório.

As informações obtidas evidenciam que, independentemente do tamanho das empresas, existe uma necessidade de controle do património para que o crescimento e o bem-estar financeiro sejam alcançados e, assim, as suas obrigações estejam em dia, tornando cada vez mais eficaz a identificação de possíveis falhas e o reconhecimento dos resultados do exercício.

Observamos que diante de todas essas informações, é notório que o papel do consultor é indispensável para que as empresas alcancem um bom relacionamento com o seu negócio, oferecendo, assim, maior controle financeiro e económico, no que respeita à gestão do seu negócio.

Tendo em conta a conjuntura económica que o país atravessa atualmente e que afeta, também, o tecido empresarial, de que forma é que a Star Accounting Portugal se está a preparar para este novo ano de 2023? Do seu ponto de vista, quais serão os maiores desafios?

Após três anos de desafios constantes, desde a situação pandémica, ao contexto macroeconómico marcado pelo aumento da inflação e das taxas de juro, o nosso foco vai continuar centrado no nosso propósito, o atendimento personalizado junto dos nossos clientes, e o contínuo enfoque na sustentabilidade.

Estaremos disponíveis para auxiliar os nossos clientes, através da elaboração de cenários e cálculos de riscos de potenciais crises, bem como na definição da liquidez financeira necessária para fazer face a essas mesmas crises. Já no pós-crise, as organizações afetadas estarão financeiramente e operacionalmente mais fragilizadas, pelo que nesse contexto, estaremos igualmente presentes para reorganizar o negócio e efetuar um planeamento de recuperação.

Os temas relacionados com a sustentabilidade sempre estiveram presentes na nossa estratégia empresarial, ao longo das cadeias de valor e no relacionamento com clientes, fornecedores e parceiros de negócio, e neste ano continuarão a ter a nossa máxima atenção.

Pretendemos, igualmente, inspirar os colaboradores e preparar a empresa para crises e desafios, para que conheça e acompanhe as suas oportunidades e riscos e, assim, tenha a capacidade de definir a melhor estratégia. Ainda mais relevante agora, pois prevê-se uma recessão económica a nível mundial.

Ambicionamos ser o parceiro de excelência e ser reconhecidos pelos nossos Clientes pela qualidade do serviço prestado como empresa modelo no segmento.

Os maiores desafios para este ano, serão sem dúvidas as questões ambientais e sociais, que já vinham andando nas agendas corporativas e que ganharam rápido espaço nas agendas pessoais dos investidores.

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