Forum Algarve: Muito mais do que um centro comercial
O Forum Algarve, centro comercial de referência no Algarve, localizado na entrada de Faro e gerido pela Multi Portugal, trata-se de um projeto ao ar livre, combinando a inspiração arquitetónica da região algarvia a uma forte composição de oferta comercial, sempre aliada a uma dinâmica singular e diferenciadora de eventos e serviços, permitindo assim que se destaque junto dos tradicionais centros comerciais. A sua inovação na promoção de eventos e serviços já o levaram a reconhecimentos ao nível regional e mesmo internacional. A Revista Business Portugal esteve com Sérgio Santos, Diretor Geral do Forum Algarve, que nos deu a conhecer um dos maiores e mais antigos centros do Algarve.
Para além de ser um centro comercial ao ar livre, que outras características tornam o Forum Algarve especial?
O Forum Algarve foi, de facto, inspirado no estilo de vida da região. O conceito arquitetónico permitiu-nos criar um espaço aberto que explora, de forma feliz, a luz e o sol do Algarve, e os materiais utilizados refletem a história e a tradição de Faro, trazendo um pouco das origens algarvias ao encontro de todos os que nos visitam. Adicionalmente, a nossa política de dinamização de eventos e serviços reveste-se de especial importância, já que faz parte da nossa missão apostar continuamente na renovação de serviços e ofertas para os nossos visitantes, sempre no sentido de gerar uma experiência de excelência, que marque as suas vidas.
Este é um lugar muito especial…
O Forum Algarve tem 18 anos de atividade e tem sido um centro comercial muito acarinhado pelos algarvios e pelos milhares de turistas que nos visitam durante o ano. Todos os algarvios sentem que o Forum Algarve é também um pouco deles, sinónimo disso foi o reconhecimento de todo o Algarve em eleger o Forum como a marca na categoria Centro Comercial “5 Estrelas” da região. Este reconhecimento reveste-se da maior importância, uma vez que valoriza todo o trabalho efetuado durante estes anos, no entanto, esta confiança depositada é igualmente sinónimo de maior responsabilidade em fazer sempre mais e melhor, no sentido de proporcionar uma boa experiência a quem nos visita.
Conforme referi há pouco, a nossa política de dinamização de eventos e serviços está bem patente no que é a dinâmica deste centro comercial, passando por uma forte componente de parceria e promoção da nossa comunidade local, bem como no desenvolvimento de serviços diferenciadores que enalteçam a experiência de todos os nossos visitantes, neste tema, posso destacar o serviço “Free Shuttle Bus”, um serviço diferenciador que permite melhorar a experiência não só ao nível dos visitantes do Forum Algarve, bem como, um serviço para melhorar todos os turistas que visitam a nossa região, aliás, este serviço único e diferenciador, foi reconhecido internacionalmente sendo o Forum Algarve o único centro comercial em Portugal distinguido na última edição dos “ICSC Solal Marketing Awards”, esta cerimónia que reconhece e premeia, anualmente, os melhores projetos de marketing implementados no último ano.
Com o que tem sido preenchida a programação?
Vamos acabar 2019 com cerca de 25 eventos produzidos. É uma dinâmica exigente, mas muito importante para aquilo que acreditamos ser uma responsabilidade nossa, no sentido de aumentar e melhorar a experiência do nosso visitante, bem como na ligação forte que existe entre o centro e toda a sua comunidade local.
Muitos destes eventos são conseguidos através de uma postura de total parceria com as Entidades e Associações locais. Dou como exemplo o AlgarveGym, um evento de referência regional de ginástica, numa parceria com a Associação de Ginástica do Algarve, como igualmente o campeonato de futebol de escolas produzido numa parceria com o Sporting Clube Farense.
Existem depois os eventos com maior dimensão, como é o caso do Forum Summer Wonderland, um evento pensado para a diversão de toda a família e este ano com uma parceria especial, a TVI, bem como, o evento “Forum Play”, um evento diferenciador que ligou o mundo on-line ao mundo off-line, permitindo a todos os mais jovens terem contato com os seus Youtubers preferidos.
Neste momento, estão com uma ação de sensibilização, certo?
Sim, a 13ª edição do livro do Gui, uma mascote da Multi Portugal, traz novamente uma mensagem sobretudo para a geração mais nova, e este ano trata-se de uma sensibilização para a temática dos plásticos no oceano e proteção do mares. No sentido de envolver ainda mais as gerações mais novas nesta temática de sensibilização ambiental, o Forum Algarve levou a todas as escolas do concelho de Faro um desafio, que foi prontamente aceite por 34 escolas onde, através da criatividade, decoraram animais marinhos 3D que se encontram no Forum Algarve para um concurso.
Relativamente à parte comercial e da restauração, o que disponibilizam?
O Forum Algarve é, neste momento, um dos maiores centros comerciais da região, com uma oferta comercial com mais de 100 lojas, 21 restaurantes, 5 salas de cinema NOS, um hipermercado Auchan e um parque de estacionamento para 2.300 veículos.
Entre as lojas podem ser encontradas marcas de referência nacional e internacional como é o caso da Zara, Mango, C&A, Lefties, Cortefiel, JD Sports, GUESS, Sportzone, Footlocker e algumas mesmo exclusivas no Algarve, como são o caso das lojas Nespresso, GMS Apple Store, Samsung Store, Adidas Performance e MAC.
Na zona da restauração, fizémos em 2017 uma expansão, no sentido de criar mais oferta e conforto ao nosso cliente, melhorando o nosso tenant mix e adotando o novo conceito de Foodcourt do Forum Algarve “O Mercado”, tratando-se de um projeto pensado para o conforto e bem-estar de todos os nossos visitantes que escolhem o Forum Algarve como destino, nas horas das suas refeições. Este projeto teve uma primeira fase no final de 2017 e terá a sua segunda e fase final em 2020.
O Forum Algarve é um centro comercial com uma taxa de ocupação muito perto dos 100 por cento, que reflete a solidez e boa performance deste projeto. Estamos constantemente atentos para responder às necessidades da nossa área de influência e espera-se para breve a entrada de mais marcas, que virão reforçar a oferta já existente e que serão, de certeza, uma mais valia para o centro e para os nossos clientes. Posso adiantar que está iminente a abertura da loja GANT – mais uma marca exclusiva no Algarve para o final de novembro.
Sendo um centro comercial bastante ativo, o que têm programado para a época festiva que se avizinha?
A campanha de Natal arrancou no passado dia 9 de novembro e irá estar patente até ao dia 5 de janeiro. Foi uma campanha totalmente delineada na diversão para toda a família. Na praça central, temos mais de 500 metros quadrados de pista de gelo, a maior pista de gelo do Algarve! Para os mais pequenos, temos uma aldeia de Pai Natal com 250 metros quadrados, que além da já famosa Casa do Pai Natal, tem ainda um conjunto de equipamentos e diversões, como o comboio e a piscina de bolas que serão totalmente gratuitos.
Quer deixar um convite às pessoas?
Convido todos a virem passar bons momentos em família, porque o Natal é, sobretudo, os bons momentos que nós despendemos com a nossa família. O conjunto de equipamentos e diversões que temos no Forum Algarve irão com certeza permitir a diversão de toda a família.