“A qualificação é uma peça fundamental para o sucesso”

A Clínica de Pêra, situada na pequena vila algarvia com o mesmo nome, é um excelente exemplo de como é possível aliar um atendimento tradicional e personalizado com tecnologias de vanguarda. Neste espaço vai encontrar uma equipa de excelência e a mais moderna tecnologia, para além de uma panóplia de serviços, que vão desde a medicina dentária, passando pela nutrição e psicologia até à fisioterapia. José Camelo Ferreira e Cláudia Ferreira são os rostos que lideram uma equipa especializada que segue uma cultura focada no paciente.

A Clínica Médica Dentária de Pêra, para além dos serviços de medicina dentária, disponibiliza uma panóplia de serviços, como a nutrição, a psicologia e fisioterapia. Os serviços foram crescendo tendo em conta as necessidades da população ou a ideia inicial do projeto sempre foi prestar um serviço variado?

A ideia surgiu logo após a nossa vinda de Lisboa para o Algarve, há quase 18 anos. Queríamos ter um projeto em que pudéssemos pôr em prática as nossas ideias de como uma clínica dentária deveria funcionar. Queríamos abrir a melhor clínica, com os melhores materiais e com todas as tecnologias disponíveis, que tornassem o nosso trabalho um prazer e os nossos tratamentos uma mais-valia para os nossos pacientes. Queríamos abrir um espaço que tanto pudesse funcionar numa pequena vila algarvia como em Lisboa, Tóquio ou Nova Iorque. Faltava-nos descobrir um sítio onde o projecto pudesse criar raízes e assim surgiu o nome da vila de Pêra. Sentimos, desde o início, que seria fundamental fazer parte da comunidade, não só com o nosso trabalho, mas também com a inclusão da nossa família no quotidiano da vila. Fomos muito bem recebidos pela população e ficámos a saber de algumas carências a nível de serviços médicos básicos como por exemplo as recolhas para análises clínicas. Assim, e em parceria com a Aqualab, conseguimos trazer esse serviço para a nossa clínica desde a sua abertura, assim como as consultas de clínica geral. Com o crescimento do próprio espaço da clínica, fomos adaptando os serviços complementares às necessidades dos nossos pacientes e do nosso espaço clínico. Neste momento, além da Medicina Dentária em todas as suas vertentes, temos Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Alergologia, Cirurgia Plástica e a recolha para Análises Clínicas. 

Dra. Cláudia Ferreira e Dr. José Camelo Ferreira

A formação constante, dentro e fora do país, é uma realidade transversal a todos os serviços que disponibilizam. Investir no conhecimento é a chave para prestar o melhor serviço?

Investir no conhecimento é a chave para tudo na vida e na medicina, qualquer que seja o ramo, essa máxima ainda é mais verdadeira e importante. O nosso maior medo sempre foi aparecer um paciente para o qual não tivéssemos uma solução terapêutica competente e, desde o início, interiorizámos esse conceito. A boa escolha das formações que fomos fazendo foi realmente a pedra angular da nossa evolução clínica e profissional e sempre estivemos conscientes disso. Já perdi a conta dos países que já tivemos a sorte de conhecer nas nossas formações. Se existe alguém, onde quer que seja, que realmente seja o melhor em determinada técnica ou conceito terapêutico posso garantir que, se ainda não estivemos lá então, num futuro muito breve, vamos lá estar. Ao longo destes quase 18 anos de existência, criámos laços com alguns dos melhores dentistas portugueses e estrangeiros e, hoje em dia, posso dizer que a Clínica de Pêra e os seus trabalhos são conhecidos em muitas partes do mundo. Hoje em dia, por essa razão, temos pacientes de todos os cantos de Portugal e do mundo. Em relação aos pacientes estrangeiros, alguns deles vêm de propósito a Portugal e à pequena vila de Pêra por confiarem em nós e nas nossas capacidades. O facto de isso acontecer numa clínica que existe numa pequena vila algarvia a mais de 240 quilómetros de Lisboa dá-nos ainda mais gozo e vontade de continuar a crescer como profissionais e como estrutura, assim como melhorar os serviços e sua a qualidade. Assim, eu especializei-me em Cirurgia Oral Avançada e a Dra. Cláudia Ferreira, além de outras vertentes, tem apostado bastante na Estética Orofacial, sendo hoje em dia, uma das referências nacionais no tema e uma das fundadoras da Associação Portuguesa de Harmonização e Terapêutica Orofacial. Atualmente, a nossa clínica também já é procurada por colegas nacionais e internacionais para várias formações, quer em cirurgia avançada quer em harmonização facial.

A excelência dos serviços aliada a uma equipa especializada e capaz é fundamental para servir de forma mais personalizada e focada no paciente?

A qualificação é uma peça fundamental para o sucesso. E essa qualificação tem de ter expressão nas necessidades e vontades dos nossos pacientes, nunca esquecendo que o mais importante é conseguirmos ouvir e entender o que os nossos pacientes desejam, quer a nível clínico, quer a nível humano. Para o sucesso de uma clínica é fundamental que todo o pessoal, desde os médicos às assistentes, do pessoal da receção ao do secretariado, goste de pessoas. Todos os profissionais que trabalham connosco sabem que isso é a coisa mais importante e a que mais tentamos valorizar aqui na clínica. Temos alguns pacientes que já estão conosco há mais de 17 anos. O segredo acho que está precisamente no equilíbrio: ter uma clínica moderna que possa trazer mais qualidade aos nossos pacientes, qualificação e capacidade dos profissionais, sem nunca perder o espírito familiar de pequena vila que sempre quisemos imprimir ao nosso projeto. É vulgar um paciente, português ou estrageiro, dizer no fim de uma consulta que nunca tinha visto uma clínica tão moderna ou dizer que adora o tratamento que recebe no contacto com o nosso pessoal. Outro elogio que ouvimos muitas vezes é em relação ao nosso profissionalismo e é esse feedback que nos vai deixando sorrisos, satisfação e motivação para continuar. Claro que para esses sorrisos chegarem ao fim do dia (e ao fim do mês) também é importante haver uma compensação financeira condizente com essa postura dos nossos funcionários.

A digitalização é uma realidade incontornável e transversal a todas as áreas, e nessa vertente a Clínica Médica Dentária de Pêra tem sido muito dinâmica, principalmente durante a pandemia. Manter uma proximidade com o público e sensibilizá-los para a temática é promover a saúde oral?

Sim, a digitalização é o futuro e quer se goste ou não é uma vertente que vai ser impossível de ignorar ou contornar. Desde o , e conforme fomos adquirindo know-how sobre vários campos da nossa prática clínica, fomos sempre investindo em novas tecnologias. Sempre nos pareceu óbvio que o crescimento anda de mão dada com a atualização e com a modernidade. Num mundo em que a tecnologia cresce exponencialmente, quem ficar para trás corre o risco de já não ir a tempo de apanhar o comboio e isso é a ultima coisa que queríamos que nos acontecesse. Posso dar alguns exemplos para que entendam melhor a nossa postura: Depois de tirar o meu primeiro master de implantologia em Madrid, quis saber qual era a melhor marca de implantes e foi-me referenciada por vários colegas a Nobel Biocare. Claro que a Nobel era também a mais cara do mercado, mas essa não era a minha preocupação. O que eu queria era ter o meu nome relacionado com o melhor material possível para poder tratar os meus pacientes com a máxima qualidade. Se eu necessitasse de ter implantes na minha boca será que não iria querer os que considerava os melhores do mercado? Eu e a Dra. Cláudia Ferreira sempre partilhámos esta convicção e esse foi o caminho que fizemos em relação a tudo, desde as nossas unidades de tratamento dentário “cadeiras de dentista”, meios de diagnóstico e com todos os restantes aparelhos e materiais que utilizamos. Sempre achamos que os bons profissionais têm de escolher os materiais que utilizam, não pelo que dinheiro que poderiam poupar, mas pela qualidade extra que poderiam trazer aos seus tratamentos. Os pacientes, na sua maior parte, não têm conhecimento sobre estes pormenores, mas claro que, quando vêm e sentem o resultado final dos seus tratamentos, essa qualidade transparece e isso é o que mais lhes importa. Outro bom exemplo é a forma como planeamos as nossas cirurgias. Nunca fazemos uma cirurgia sem primeiro a ensaiar num modelo 3D no computador. Quando vamos para a cirurgia já tivemos oportunidade de reduzir ao máximo qualquer imprevisto, salvaguardando assim a segurança do paciente, reduzindo o tempo cirúrgico e maximizando os resultados estéticos. Já há muitos anos que utilizamos um scanner CAD/CAM para fazer as nossas reabilitações orais de forma digital. Neste momento, estamos já com o pé em cima da linha que nos vai levar num futuro muito próximo ao processo digital completo propriamente dito.

A pandemia fez ressurgir uma crise económico-social que se fez refletir em diferentes sectores. No vosso caso específico sentiram uma diminuição da procura? Tiveram necessidade de repensar na dinâmica dos vossos serviços?

Esta pandemia não deixou pedra por virar. Como todos sabemos, as dificuldades foram transversais a quase todo o comércio em geral. Direta ou indiretamente este vírus afetou toda a gente. Tal como aconteceu ao nosso próprio país, a nossa empresa estava talvez na melhor fase desde que tínhamos aberto. Nesse aspeto, e falo apenas ao nível empresarial, nunca tínhamos estado tão preparados para este embate. Também a nível empresarial e numa leitura oposta, esta epidemia não podia ter sido mais cruel pois interrompeu um crescimento exponencial que a nossa empresa tinha ininterruptamente há 17 anos e que estava, mesmo antes da epidemia, a atingir uma fase de maturidade. Houveram duas etapas muito más para nós e penso que para todas as clínicas Dentárias. A primeira foi o encerramento precoce da clínicas dentárias a meio de março de 2020, a outra foi o medo que todos os funcionários e pacientes tiveram no momento de voltar a abrir.

Felizmente, os nossos colaboradores estiveram sempre ao nosso lado nesta luta, conseguimos manter todos os postos de trabalho, sem lay-off e com a ajuda e vontade de toda a equipa conseguimos reorganizar os nossos tempos de trabalho, adaptá-los ao novo panorama, de forma a tentar recuperar o tempo perdido. Com um tremendo esforço, conseguimos chegar ao fim do ano com uma faturação semelhante à de 2020 e ainda sermos considerados uma da PME Top 5% de Portugal, um grande motivo de orgulho para nós. O segredo foi a resiliência dos nossos pacientes, que pouco a pouco, foram sentindo segurança para voltar aos seus tratamentos. A grande maioria sentiu segurança nas medidas que implementámos na clínica aquando da reabertura. A maior parte dessas medidas já eram utilizadas na época pré-Covid, como por exemplo as proteções para os sapatos. Instalámos purificadores de ar em todas as salas da clínica, limitámos o número de pessoas que podiam entrar, vestimos fatos de protecção e redobrámos todos os cuidados com a higiene no geral. Fomos também criando formas de facilitar pagamentos a alguns pacientes que estavam em maiores dificuldades e, em suma, não fechamos a porta a ninguém, pois o lado humano nunca pode ser esquecido quando se fala de medicina, qualquer que ela seja. Já este ano conseguimos compensar os nossos funcionários com um pequeno aumento nos ordenados, tentando premiar toda a dedicação e entrega que tiveram durante um ano tão difícil para todos. Pena tenho eu não poder arranjar uma forma de conseguir vacinar todas as pessoas que trabalham na nossa clínica.

A qualidade da medicina dentária em Portugal tem evoluído de forma consistente e gradual. Acompanhando este crescimento e estando a população mais consciente da valorização da saúde oral, que projetos estão pensados para o futuro da clínica?

Tem razão quando diz que a medicina dentária em Portugal tem evoluído, pois a meu ver tem evoluído muito e bem. Acho mesmo que Portugal é um dos países do mundo com os melhores médicos dentistas e com as melhores clínicas particulares. A grande lacuna está no serviço médico dentário social, mas um dia lá chegaremos também. Da nossa parte, o projeto futuro é precisamente continuar com as mesmas ideias que nos trouxeram até aqui, sendo fiéis à mesma filosofia que nos fez crescer: modernizar cada vez mais, apostar num workflow cada vez mais digital, continuar a apostar na formação e nas novas vertentes da medicina dentária, como por exemplo a harmonização orofacial, sem nunca descurar o elemento principal da a nossa existência: os nossos pacientes! 

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8365-204 Pêra

Telf: 282 315 098

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clinicadepera@gmail.com

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