“A nossa paixão são as vinhas”

De geração em geração, assim cresceu a fantástica Quinta da Plansel. Uma quinta que conta com mais de 26 anos de experiência no mercado vínico, e onde encontramos o casamento perfeito entre a natureza e a arte. Dorina Lindemann, enóloga de renome, conta-nos um pouco sobre a arte vínica.

 

Júlia Lindemann, Luísa Lindemann, Dorina Lindemann e Jorge Böhm

 

 

 

Contam com mais de 25 anos de experiência. Qual é o segredo para prevalecerem há tantos anos num mercado tão vasto? E como fazem para se destacar?

Acho que o nosso segredo passa pela seleção, somos uma empresa muito ligada à seleção das castas portuguesas, e já há 40 anos que começámos no norte do Douro a avaliação das castas portuguesas e vimos que são uma casta com uma grande personalidade, uma casta única, que decidimos então trazer para o Alentejo. 

Quais são os princípios e valores fundamentais que guiam a produção de vinho na Quinta da Plansel? Quais são os vinhos mais emblemáticos produzidos pela Quinta da Plansel? Quais características os tornam únicos?

O que nos destaca é, sem dúvida, o amor e dedicação que colocamos no nosso trabalho, a nossa paixão são as vinhas. Os nossos produtos estrela são o Plansel Vinhas Novas Touriga Nacional 2020, o Plansel colheita selecionada Touriga Nacional, o vinho de reserva da Quinta da Plansel é também bastante requisitado devido ao seu sabor único e requintado. O que torna estes vinhos únicos são o seu sabor e, sem dúvida, que uma boa vinha faz toda a diferença.

 

 

 

A Quinta da Plansel oferece visitas guiadas ou degustações para os visitantes? Qual é a experiência típica para os visitantes que desejam conhecer a propriedade?

Sim, a Quinta da Plansel oferece visitas guiadas e degustações aos seus clientes, são experiências memoráveis e primamos para oferecer momentos únicos. Contamos também com um pequeno alojamento local, onde os clientes podem usufruir de estadia.

Como é que se gere uma empresa deste ramo? Qual a importância da equipa para o bom funcionamento da Quinta da Plansel?

No início, foi bastante complicado, ainda para mais sendo uma mulher no mundo vínico complicou um pouco a minha posição. Felizmente, com a evolução dos tempos evoluíram as pessoas, apesar de ainda ser um mundo com cerca de 80% de homens, atualmente, já sinto que se trabalha de igual para igual. Em relação à equipa é tudo muito complexo, nada se faz sem uma equipa focada e empenhada, mas hoje em dia temos muita dificuldade em arranjar os funcionários certos, tentamos sempre manter uma relação de proximidade com os nossos colaboradores, mas é um trabalho bastante pesado. Com vista a ultrapassar esse desafio unimo-nos em família e muitas vezes venho eu, as minhas filhas e o meu marido para as vinhas.

 

 

 

Qual é a visão futura da Quinta da Plansel? Existem planos para expandir a produção ou explorar novos mercados?

Não queremos crescer, queremos sim, manter a qualidade e trabalhar com amor cada vinho e estamos focados nisso. Estamos a fazer o primeiro PIWI em Portugal, que é uma casta completamente resistente contra os fungos, ou seja, significa que não precisa de ser pulverizada. O vinho branco da casta PIWI já está em produção, e nos tintos, estamos a estudar a melhor forma para os tornar resistentes, é um trabalho que me deixa orgulhosa, pois somos pioneiros em Portugal, o que demonstra a nossa vontade de nos superarmos na qualidade.

You may also like...

This will close in 0 seconds