EDP, Galp Energia e Jerónimo Martins lideram ranking das 25 marcas portuguesas mais valiosas em 2024
A Consultora OnStrategy apresenta os resultados do estudo anual das 25 Marcas Mais Valiosas, desenvolvido recorrendo à metodologia de Royalty Relief, em conformidade com as normas ISO20671 (avaliação de estratégia e força) e ISO10668 (avaliação financeira), em que todas as marcas são auditadas e avaliadas com base em informação pública, nomeadamente relatórios e contas, dados de mercado e indicadores de força de marca.
Em 2024, a EDP mantém-se como a marca portuguesa mais valiosa, algo que ocorre consistentemente há vários anos. Os sectores da Distribuição/Retalho e Banca destacam-se como aqueles onde houve uma maior valorização, com as marcas Continente (+48%), Caixa Geral de Depósitos (+47%), Pingo Doce (+38%), MillenniumBCP (+38%) e EDP Renováveis (+37%) como aquelas que mais valorizaram, tudo isto num contexto em que as 25 marcas portuguesas mais valiosas apreciaram cerca de 20%.
Em termos de setores de atividade, as áreas de Energia/Petróleo e Retalho/Distribuição representam praticamente metade do valor consolidado das 25 marcas Portuguesas mais valiosas (Energia – 35% e Retalho/Distribuição – 24%). A Banca (16%) e as Telecomunicações (7%) completam os setores com mais valor. O total das 25 marcas mais valiosas representa cerca de 16,8 mil milhões de euros.
De acordo com João Baluarte, sócio responsável pelos estudos financeiros na OnStrategy, “de uma forma geral, a valorização das marcas portuguesas beneficiou de uma estabilização da inflação e da manutenção das taxas de juro, embora ainda pressionadas pela instabilidade provocada pelas guerras na Ucrânia e na Faixa de Gaza. Por outro lado, houve uma melhoria na perceção de risco da nossa economia, o que beneficiou significativamente as taxas de desconto, ao mesmo tempo que as perspetivas de evolução do volume de negócios, as margens operacionais e os índices de força de marca se mantiveram estáveis”.
João Baluarte revela ainda que “mais uma vez e, na sequência dos estudos de Marca que a OnStrategy elabora anualmente que analisam a Reputação, Força e Energia de Marca, vimos agora publicar o estudo de Avaliação Financeira. Com o objetivo de ter uma visão consistente sobre a evolução do valor das principais marcas portuguesas, de uma forma lógica e coerente, publicamos o ranking das 25 marcas portuguesas mais valiosas em 2024, nesta primeira fase, estendendo para as 100 mais valiosas ainda durante este semestre, dando assim uma visão mais global do panorama das marcas nacionais”.