“Ajudamos os clientes a definir o caminho certo”

Manuel Ferreira, Managing Partner da A.G. da Cunha Ferreira, explicou o que é a Propriedade Intelectual e a importância de a proteger, abordando o método de trabalho da empresa.

Manuel Ferreira, Managing Partner

 A A.G. da Cunha Ferreira é um dos Gabinetes mais antigos, com 142 anos de experiência, a operar na Europa, na área da Propriedade Intelectual. Para quem ainda não conhece esta área de atividade, o que nos pode contar sobre o trabalho que desenvolvem?

Em primeiro lugar, é proveitoso esclarecer o que é a Propriedade Intelectual. Esta pode ser definida como o conjunto de direitos provenientes de criações humanas e divide-se em dois grandes ramos: o primeiro, dos “Direitos de Autor e Direitos Conexos” e o segundo, dos “Direitos de Propriedade Industrial”, relativos a marcas, patentes, desenhos ou modelos, entre outros. Ainda que não seja obrigatório o registo destes direitos, é extremamente aconselhável que seja realizado. Só assim, terão ao seu dispor todos os expedientes legais disponíveis na prossecução e proteção dos seus direitos. Dando como exemplo os Direitos de Propriedade Industrial, o registo permitirá aos titulares desse exclusivo protegerem-se contra uma utilização não autorizada das suas patentes, marcas e desenhos ou modelos e, ainda, de assegurarem que não existem criações idênticas ou semelhantes às suas.  Assim, ajudamos os nossos clientes a definir o caminho certo a percorrer, alicerçado numa estratégia de proteção, elaborada à medida das suas necessidades, tanto no panorama nacional, como no internacional. Por fim, e como o registo de um direito é apenas uma parte do processo, procedemos também à vigilância e a uma proteção ativa dos direitos e investimentos dos nossos clientes.

A qualidade do vosso trabalho tem sido reconhecida e já foram distinguidos como empresa Top Tier Prosecuiton, em patentes e marcas, e como PME Líder e Excelência. Qual o significado destas distinções e quais os fatores que vos distinguem no mercado?

É o reconhecimento da excelência do serviço que prestamos aos nossos clientes. Um serviço alicerçado em mais de 143 anos de know-how, que nos permitiu desenvolver um conjunto de profissionais altamente especializados, orientados pela integridade, rigor e compromisso na prossecução dos seus deveres e, também, na proteção dos direitos dos nossos clientes.

Uma vez que, neste mês de abril, comemora-se o Dia Internacional da Propriedade Intelectual, qual é o papel da empresa na proteção da propriedade intelectual e na consciencialização do impacto das patentes e direitos autorais na vida das pessoas?

Numa era de globalização, onde o poder da Propriedade Intelectual, sejam marcas, patentes ou outro, se torna cada vez mais forte para o sucesso do negócio, a proteção da mesma é essencial. Isto aplica-se tanto a pequenas, como médias ou grandes empresas. Como tal, temos tentado sensibilizar o mercado, não apenas para a existência deste tipo de direitos, como para a sua importância enquanto ativo fundamental de uma empresa e, consequentemente, da necessidade do seu registo. Tentamos reforçar que o registo dos seus direitos é apenas o primeiro passo a tomar na defesa dos mesmos, uma vez que esta defesa deve ser constante e permanente.

Com mais de um século de história, qual a visão que têm acerca do futuro?

Em termos gerais, pretendemos continuar a corresponder às necessidades e expectativas dos nossos clientes, como fazemos há mais de 143 anos, sempre com a excelência e dedicação a que os acostumámos. Para isso, estamos constantemente em evolução, de modo a conseguir responder eficaz e eficientemente aos novos desafios que vão surgindo, apostando numa forte qualificação dos nossos colaboradores, enquanto aproveitamos, em benefício dos nossos clientes, as transformações tecnológicas que vão sucedendo diariamente. Assim, pretendemos continuar a cultivar o nosso legado de excelência, mantendo-nos como principal parceiro estratégico no apoio ao empreendedorismo e talento que existe em Portugal, assim como uma fonte de criação de valor para todos os nossos clientes.

You may also like...