A MatosCar: Mais de 30 anos de qualidade e proximidade no ramo automóvel
Com origem em Portalegre, a A MatosCar surge no mercado em 1986, sendo hoje uma empresa de referência no setor automóvel. A Revista Business Portugal, em conversa com Pedro Matos, administrador do grupo, foi perceber o que faz da empresa uma das atuais líderes no mercado automóvel.
Como o próprio nome indica, trata-se de uma empresa ligada ao setor automóvel, concessionária de mais de 20 marcas, e que, para além da venda de veículos novos, seminovos e usados, presta às suas marcas todos os serviços de assistência de após venda. A diversidade é por isso um motivo de orgulho para este grupo.
Atualmente constituído por três empresas a A MatosCar, a A MatosCar Beiras e a Lubripor, o grupo tem concessões na Guarda, Fundão, Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja. A escolha pelo interior do país foi, e é de facto, uma aposta. Identificaram na região interior uma possibilidade de proximidade às origens e uma conexão entre a cidade onde estão sediados – Portalegre – e as restantes cidades por onde se têm desenvolvido. Outro dos fatores é o facto de se tratar de uma região de “empregabilidade escassa”, tendo levado o grupo a ter uma preocupação contínua com a qualificação e experiência das equipas. “Investimos muito na formação dos nossos mais de 300 colaboradores“, sublinha Pedro Matos e conclui que estar no interior é um aspeto fundamental para nos distinguir. “Queremos transmitir ao cliente que somos um Grupo do interior a trabalhar no interior. E o consumidor percebe isso. Temos uma preocupação extrema com o bem-estar e a qualidade e sabemos que trabalhar no interior é diferente de trabalhar no litoral. O fator proximidade ainda conta muito”, explica.
Excelência no ramo dos automóveis
Desempenham um trabalho de excelência que, ano após ano, tem atraído novos clientes e fidelizado os já existentes, um reflexo do valor e dedicação que têm para com o público. Com uma oferta alargada de automóveis novos e usados, atuam no âmbito pós-venda e trabalham, atualmente, com diversas marcas, nomeadamente, Opel, Nissan, Isuzu, Volvo, Skoda, SEAT, Citroen, Ford, Hyundai, Fiat, Volkswagen, BMW, Chevrolet, Alfa Romeo, Jeep, Chrysler, Dodge e Iveco. Para Pedro Matos o setor está em constante movimento e atualização. “A nossa atividade tem muitas oscilações de mercado, pelo que é normal que quando a economia está em alta as pessoas se sintam mais confortáveis e aptas para adquirir carros novos. Em contrapartida, quando assistimos a quedas, as pessoas optem mais por manter a sua viatura. A oferta das marcas vai mudando de acordo com a legislação em vigor e com as exigências dos consumidores. Neste momento, assistimos a uma clara preferência pelas viaturas a gasolina, que a pouco e pouco estão a ocupar a liderança detida de há muitos anos a esta parte pelos motores a diesel. É o mercado a funcionar”, esclarece Pedro Matos, e estamos cá para o acompanhar.
Desafios e perspetivas de mercado
Corresponder às constantes mudanças neste setor, talvez seja o maior desafio. Isto porque é fundamental estar a par das novas tendências e preferências do target. “É necessário um constante investimento e temos de corresponder às exigências do mercado”.
No que toca à relação preço/qualidade, segundo o entrevistado, trata-se de um “fenómeno interessante que varia mediante as marcas”. Muitos dos clientes preocupam-se, efetivamente com a qualidade, outros, por sua vez, dão mais importância ao preço. Com uma estratégia que assenta na sustentabilidade da própria empresa, existe um esforço na procura dos melhores mecanismos que permitam um sólido desenvolvimento interno. Assim, primam pela consolidação do trabalho já desenvolvido, mas ressalvam o objetivo de, nos próximos 2 anos, crescerem 30 por cento. “Digo que estamos moralizados e otimistas quanto ao futuro”, finaliza Pedro Matos.