A conduzir Portugal para um futuro mais verde

A Revista Business Portugal conversou com Miguel Pinto, Diretor-Geral da Polestar Portugal, uma marca automóvel sueca líder na mobilidade elétrica sustentável. Nesta entrevista, Miguel Pinto desvenda como a marca integra design e tecnologia para acelerar a transição para uma mobilidade elétrica sustentável. Além disso, o Diretor-Geral da empresa compartilha insights sobre a recetividade do mercado português a veículos premium sustentáveis e os planos da Polestar para um futuro neutro em carbono até 2030, juntamente com inúmeras novidades a chegar nos próximos tempos.

Miguel Pinto, Diretor-Geral

A Polestar é conhecida pela ênfase na sustentabilidade e na mobilidade elétrica. Como é que a marca procura utilizar design e tecnologia para acelerar a mudança em direção a uma mobilidade elétrica sustentável? Quais os princípios que orientam esta abordagem?

Design e Tecnologia são de facto dois alicerces muito importantes para a Polestar, uma marca sueca de automóveis 100% elétricos. Somos a única marca automóvel que tem como CEO um designer e por isso, o design é o nosso foco e está omnipresente em tudo o que fazemos – na nossa comunicação, nos nossos eventos e obviamente nos nossos automóveis. Ao nível da tecnologia somos também uma marca que incorpora os avanços mais recentes. Por exemplo, fomos os primeiros a incorporar o Google Automotive Service e anunciámos recentemente, uma parceira pioneira com a Mobileye que fará do Polestar 4 o primeiro automóvel de produção equipado com a tecnologia de condução autónoma Chauffeur. Através do design e da tecnologia, sem esquecer o alto rendimento e a performance, pretendemos ser muito mais do que uma marca que vende somente automóveis elétricos. A Polestar quer mudar as mentalidades mostrando as vantagens da mobilidade elétrica sustentável, orientando e acompanhando os nossos futuros clientes a tomar consciência da importância desta transformação para o nosso planeta.

Com a abertura do primeiro Polestar Space em Portugal, como a empresa avalia o mercado português em termos de adoção da mobilidade elétrica e interesse por veículos premium sustentáveis? Quais as expectativas relativamente à recetividade dos consumidores portugueses? Quais as características mais valorizadas na compra de um Polestar?

A recente abertura do primeiro Polestar Space, em Vila do Conde, constituiu um dos momentos marcantes da estratégia da marca no nosso país. É um local onde as pessoas podem ficar a conhecer melhor a Polestar e onde não sentem, em nenhum momento, qualquer pressão de compra. Portugal é mesmo visto pela Polestar como um dos países mais bem preparados para abraçar a eletrificação. Temos já uma infraestrutura de carregamento interessante com redes sólidas capazes de ligar as principais cidades. Para além disso, a mentalidade do cliente nacional é muito propícia a esta mudança, sendo muitas vezes early adopter em relação às novas tecnologias (mais avançado nesse capítulo quando comparado com outros mercados europeus). Completámos recentemente o nosso primeiro ano de atividade em Portugal, onde os objetivos principais passaram por implementar a marca, desenvolver a rede e criar infraestruturas. Constatámos, com agrado, que Portugal é de facto um país muito recetivo à chegada de uma marca automóvel premium 100% elétrica com uma mentalidade vanguardista como é a Polestar. As características que os nossos clientes mais valorizam são a personalidade do design dos automóveis, sem renunciar às sensações de condução e à tecnologia incorporada nos nossos modelos. Valorizam também a confiança que sentem ao nível da assistência técnica e do pós-venda onde a Polestar tem como base a rede de assistência já existente da marca Volvo (cerca de 30 pontos nacionais – continente e ilhas). São também clientes muito exigentes e conscientes da proteção ambiental que apreciam, acima de tudo, um processo de compra claro ao qual conseguimos dar resposta dadas as caraterísticas do nosso modelo de negócio.

A Polestar tem como objetivo construir um veículo com impacto neutro no clima até 2030. Quais os desafios e as medidas que estão a ser tomadas para reduzir a pegada de carbono ao longo do ciclo de vida dos veículos e alcançar a meta proposta?

O projeto que refere é o Polestar 0 Project que foi apresentado em 2021, sendo alicerçado na crença de que a indústria automóvel necessita de uma mudança total. É um projeto ambicioso e transparente que passa por conseguir identificar e eliminar todas as emissões de gases com efeito de estufa desde a extração das matérias-primas até à entrega da viatura ao cliente, bem como o manuseamento no final do ciclo de vida, sem depender de esquemas de compensação duvidosos. A Polestar acredita que a indústria automóvel tem a responsabilidade de fazer mais e melhor para reduzir a sua pegada ambiental. Ano após ano, temos vindo a trabalhar para conseguir reduzir, de forma contínua, o nosso impacto em termos globais. Neste trabalho em que cada detalhe conta, olhamos para as fontes de energia, os materiais utilizados, as operações produtivas, entre outros. Daria como exemplo o Polestar 2, modelo que foi lançado em 2020 e no qual já conseguimos fazer uma poupança total de CO2 e de 12%, ou seja, três toneladas em três anos por conseguirmos rever de forma contínua os nossos processos. O Polestar 2, agora na sua versão renovada, inclui alumínio com baixo teor de carbono nas rodas e nos tabuleiros das baterias, uma química melhorada da bateria e uma maior percentagem de utilização de fontes de energia renovável na fábrica, tudo fatores que contribuem para essa redução. 2022 foi o segundo ano consecutivo no qual a Polestar conseguiu conciliar um rápido crescimento com uma redução nas emissões de carbono conforme os dados do nosso relatório anual de sustentabilidade. Isto coloca a Polestar no caminho certo para atingir os objetivos de sustentabilidade a que se propõe.

Referiu o Polestar 2. Gostaríamos de perguntar qual é a vossa oferta atual e o que podemos esperar de novidades nos próximos tempos?

A nossa gama atual inicia-se no Polestar 2, o automóvel com o qual fizemos a entrada no mercado nacional. É um fastback que foi recentemente renovado, apresentando uma autonomia até 655 km e uma velocidade de carregamento superior. Para este modelo, que tem vindo a atrair uma clientela bastante vasta onde incluo também o peso do canal “B to B”, apresentamos várias alternativas onde se incluem edições especiais ou versões já pré-configuradas que fazem com que o cliente receba o automóvel em poucas semanas. Estamos a comercializar também o Polestar 3, o primeiro SUV da Polestar. Todos sabemos a relevância que este segmento de mercado tem assumido nos últimos anos.  O Polestar 3 apresenta-se como o SUV de uma nova era, totalmente elétrica. Apresenta até 610 km de autonomia e vem ao encontro das preferências atuais de mercado para um público que valoriza automóveis com muito espaço, posição de condução elevada, tecnologia de ponta e um nível de segurança sem precedentes. Apresentámos este ano o Polestar 4, um SUV coupé de desempenho elétrico que chegará em 2024 a Portugal. Em seguida, iremos apresentar o Polestar 5 (GT de 4 portas) e o Polestar 6 (roadster). Ou seja, temos e teremos muitas novidades nos próximos tempos que poderão ser sempre consultadas em www.polestar.com/pt

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