A “Ciência da Felicidade” em ação

Em conversa, Patrícia Teixeira, revelou-nos mais detalhes sobre o seu novo projeto – Positive People – que, com o recurso à Psicologia Positiva, pretende ajudar pessoas e organizações nos seus caminhos para o florescimento e excelência.

Patrícia Teixeira, Manager

Licenciada em Gestão de Recursos Humanos pelo antigo ISLA e com um Mestrado em Ciências empresariais no ISCTE , Patrícia Teixeira dedicou, praticamente, toda a sua atividade profissional à área de Recursos Humanos. Esteve, inclusive, prestes a completar uma década, enquanto responsável de recursos humanos de um banco líder de mercado.

Em 2009, decide dar o verdadeiro “salto” na carreira e criar a sua própria empresa – a MyPeople – que disponibiliza serviços, sobretudo, na área do Recrutamento e Seleção, Consultoria e Recursos Humanos e Psicologia Positiva. No que diz respeito a esta última, a sua jornada inicia-se em 2017, aquando do Executive Master em Psicologia Positiva pelo ISCSP, em Lisboa. Com o objetivo de se debruçar sobre a Psicologia Positiva, nas organizações, lançou um novo projeto: a Positive People.

“Eu acho que a Psicologia Positiva, hoje em dia, em Portugal, está bastante desenvolvida, no que concerne à educação e até tem evoluído na área da clínica, mas a sua adaptação à área de recursos humanos nas empresas continua pouco desenvolvida”, começa por dizer. Nesse sentido, e por considerar que os cursos de Chief Happiness Officer disponibilizados por algumas empresas são “algo superficiais” e tendo em consideração que a implementação da Psicologia Positiva, ao nível das organizações, refere-se a “intervenções mais profundas”, a Patrícia, através deste projeto, tem como objetivo trabalhar, de uma forma estrutural e mais profunda, o estabelecimento de bases relacionadas com a Psicologia Positiva nas organizações, trabalhando, para isso, as principais dimensões do Modelo de Martin Seligman, que são fatores primordiais para trabalhar o florescimento das pessoas e, consequentemente, os seus resultados dentro das organizações.

Mas, afinal, o que é a Psicologia Positiva? A também designada de “Ciência da Felicidade” surge com Martin Seligman, um pesquisador com ampla experiência em Psicologia, e trata-se de uma subdisciplina da Psicologia, que estuda os fatores que ajudam indivíduos, comunidade e organizações a florescer. É desta forma que surge, também, o Modelo PERMA, um roadmap que nos orienta no desenho e execução de estratégias para um maior bem-estar no trabalho, mediante as emoções positivas, o envolvimento, os relacionamentos, o propósito e a realização.

Trabalhar a felicidade dentro das organizações tem inúmeras vantagens, uma vez que as pessoas mais felizes são mais produtivas, mais criativas, trabalham melhor em equipa, têm mais energia, vendem mais, são mais focadas na qualidade, são melhores líderes e, para além disso, existe um menor absentismo e um menor turnover.

Assim, a Positive People pretende facultar o seu conhecimento sobre a Psicologia Positiva e ajudar as empresas e pessoas a aplicá-lo em contexto laboral. Para isso, disponibiliza alguns Cursos Online (entre eles, Intervenções em Felicidade, A Arte da Resiliência, Liderança Positiva e A Psicologia Positiva no Trabalho), Workshops e Webinars (em Introdução à Psicologia Positiva, A Felicidade no Trabalho, A Arte da Resiliência, O Poder das Emoções Positivas e As Forças de Carácter). Paralelamente, intervém ao nível do Coaching e da Consultoria.

Em suma, quando confrontada acerca da sua visão em termos futuros, a entrevistada assume que a sua finalidade é fazer com que a Psicologia Positiva seja mais trabalhada dentro das organizações, com o apoio da Positive People, ou seja, “levar os líderes das empresas a gerirem as suas equipas com uma abordagem mais positiva”, com inúmeros resultados positivos, cientificamente comprovados, tanto para as empresas, como para as pessoas, conclui.

You may also like...