Por um mundo empresarial mais produtivo e dinâmico

Com o intuito de dar apoio aos empresários e de os orientar no melhor caminho para atingirem o sucesso, Helder Gonçalves, CEO e Coach da Coaching 5, criou a sua própria empresa, cuja metodologia de trabalho assenta num modelo inovador.

Helder Gonçalves, CEO e Coach

Pedia-lhe que nos começasse por falar sobre o seu percurso profissional e que nos explicasse qual foi o ponto de partida para a criação da sua própria empresa, a Coaching 5?

No que diz respeito ao meu percurso académico, sou licenciado em Relações Públicas e Publicidade pelo Instituto Superior de Novas Profissões, sendo que, posteriormente, tirei uma pós-graduação em Gestão de Marketing.
Em termos profissionais, estive ligado ao mundo da comunicação e do marketing durante alguns anos e tive, inclusive, a oportunidade de assumir a vice-presidência de duas associações empresariais vocacionadas para as PME.
Por volta de 2008, surge o interesse pelo Coaching e a possibilidade de frequentar um workshop. Foi nessa altura que, através do IEFP, recorri a uma ILE (Iniciativa Local de Emprego), e, após nove meses à espera do projeto ser aprovado e da certificação como Business Coach em Las Vegas, abri o primeiro escritório da ActionCOACH, localizado na região algarvia.
No que concerne à Coaching 5, esta surge, oficialmente, em setembro de 2021, com o propósito de criar a minha própria marca e dar seguimento ao trabalho na área do Coaching Empresarial.

Ao que pudemos apurar, a vossa metodologia assenta no acompanhamento dos empresários numa complementaridade de Treino Empresarial, em 5 círculos diferenciados. Descreva, de forma sucinta, cada um deles.
A Coaching 5 nasceu com o principal objetivo de estruturar o melhor caminho a seguir pelas empresas e pelos próprios empresários, até porque algumas organizações, nomeadamente as pequenas e médias ou as microempresas, carecem do planeamento de ações.

Nesse sentido, a nossa metodologia de trabalho assenta em cinco círculos:
Círculo nº1 – Coaching Individual – consiste em dar apoio e orientação ao empresário;
Círculo nº2 – Coaching de Líderes – podermos trabalhar com os líderes das empresas que poderão ser sócios-gerentes ou diretores de departamento;
Círculo nº3 – Coaching de Equipas – não trabalhamos apenas com os decisores, mas também com as chefias intermédias, onde o trabalho em equipa é fundamental a vários níveis;
Círculo nº4 – Coaching Partners – vocacionado para os parceiros de negócio, quando existe já uma relação de trabalho duradoura;
Círculo nº5 – Coaching de Dinâmica Comercial – fundamental no processo de vendas da empresa e na dinâmica do mundo comercial.
Como é evidente, existem outros pequenos círculos, tendo em conta que cada empresa tem as suas características específicas. Nesse sentido, o nosso trabalho passa por encontrar a melhor solução para fazer face às suas verdadeiras necessidades.
Acredita que ter colaboradores felizes é fundamental para o sucesso das organizações?
Sem dúvida e isso também explica o meu interesse em desenvolver esta área. O bem-estar acaba por se refletir na produtividade da empresa. Se não existir um alinhamento da equipa com os valores da organização, torna-se muito desafiante voltar a incuti-lo até chegar a um nível de bem-estar. Este é um nível progressivo. Começa com uma base simples que passa por conhecer o processo de trabalho de uma empresa e entender não só os objetivos profissionais de cada um, mas também os pessoais e qual o retorno do trabalho para a vida pessoal. Quando uma pessoa entra no seu local de trabalho e não se sente bem, não só não está a ser produtiva, como se sente infeliz. Obviamente que “vestir a camisola” é um processo diário e que requer muito acompanhamento por parte dos líderes. Se existirem lacunas quer ao nível da comunicação, quer no que diz respeito aos processos internos, isto é, se não existir uma cultura de empresa uníssona, isto vai tornar-se num grande desafio para o empresário e, dessa forma, será muito difícil alcançar o tal bem-estar e esse sentimento de felicidade. É muito importante haver uma cultura forte, partilhada e entendida por todos.

Do seu ponto de vista, qual o papel desempenhado pelos líderes no que concerne à melhoria da felicidade dentro das organizações? E relativamente à Coaching 5, de que forma é que a sua empresa pode contribuir para a melhoria do clima organizacional?
Embora não seja psicólogo, tenho que estar atento aos sinais e conhecer minimamente o que está a acontecer do outro lado, isto é, perceber se existe alguma barreira que esteja a impedir uma comunicação mais fluida entre o cliente e, neste caso, a Coaching 5.
Penso que é precisamente a isso que, tanto os coaches como os líderes das empresas, devem prestar atenção.
Este é um trabalho de e para pessoas, em que não é necessário sermos conhecedores das componentes técnicas que só os psicólogos dominam, mas sim entender o que nos rodeia, a forma transversal com que se trabalha numa empresa, todos os seus departamentos. É essencial que todos os ingredientes estejam nos pontos certos para que tudo continue a decorrer “sobre rodas”. É com essa fluidez orgânica nos diferentes departamentos da empresa ou nas diferentes pessoas que lá coexistem que a Coaching 5 se preocupa e que tenta estabelecer relações de trabalho, não só mais funcionais, mas também mais produtivas. Estas só se conseguem com o foco no essencial, com o saber estar, saber ouvir e saber informar. Mais uma vez, a tónica nos líderes, para que estes possam construir as pontes necessárias para uma continuidade de trabalho mais interessante através de toda a orgânica quer na comunicação, quer nas relações laborais diárias, no sentido de efetivar o equilíbrio e o bem-estar tanto da empresa, como dos seus colaboradores.

Qual o balanço que faz deste projeto, desde a sua fundação até aos dias de hoje e o que podemos esperar da Coaching 5 em termos futuros?
A Coaching 5 é um projeto que já conta com um ano e meio, mas que ainda tem um caminho a percorrer e objetivos maiores a concretizar. Apesar da minha experiência de 12 anos, como coach!
Assim, em termos futuros, queremos continuar a estudar, a aprimorar e a personalizar a nossa metodologia de trabalho nos seus diferentes círculos e também a abordagem entre coachee e coach, visto que aprendo muito com eles e quero aprender cada vez mais; regressar aos workshops presenciais, uma vez que esse contacto cara a cara com as pessoas é de extrema importância; e entender melhor o mercado para posicionar, cada vez mais, a Coaching 5 de forma a atrairmos os clientes que queremos e alcançarmos um nível de excelência, com qualidade nos nossos serviços. Inovação e diferenciação são aspetos que queremos dar relevo dentro deste setor.
Para + informações visite o site: www.coaching5.pt

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