321 Crédito é eleita ‘Boa Escolha 2025’
A 321 Crédito foi distinguida com o Prémio Boa Escolha 2025, na categoria de “Financiamento Automóvel”. Foi a propósito deste prémio, que entrevistámos Hugo Marinho, Diretor-Geral desta empresa de referência no setor em Portugal.
![](https://revistabusinessportugal.pt/wp-content/uploads/2025/02/321Credito_1_Hugo-Marinho-300x300.png)
Hugo Marinho, Diretor-Geral
Quais foram os principais fatores que contribuíram para esta distinção?
O Prémio Boa Escolha 2025 é um testemunho do compromisso da 321 Crédito em fornecer soluções de financiamento automóvel simples, acessíveis e transparentes para atender às necessidades dos nossos clientes. Este prémio reflete a confiança e satisfação dos nossos clientes, reforçando os valores da nossa marca: proximidade, simplicidade e agilidade.
Os principais fatores que contribuíram para esta distinção incluem a nossa aposta na simplificação de processos, proporcionando um atendimento personalizado e próximo, tanto para os nossos clientes, quanto para os nossos parceiros. Estamos empenhados em construir relações de longo prazo baseadas na confiança e na satisfação total dos nossos clientes, incentivando-nos a continuar a aprimorar a experiência do cliente ao longo de todo o período de ligação com a marca.
De que forma a 321 Crédito assegura que as suas soluções de financiamento para a compra de automóveis se mantêm simples, flexíveis e adequadas às necessidades específicas dos clientes e parceiros de negócio, enquanto garante um serviço de excelência?
Asseguramos simplicidade e flexibilidade através de processos intuitivos que facilitam o acesso às nossas soluções. Seja por via digital ou offline, os nossos clientes e parceiros encontram uma oferta personalizada, desenvolvida com base no perfil e nas necessidades específicas de cada caso, seja para veículos usados, semi-novos ou novos. O nosso compromisso com a excelência de serviço é evidenciado pelo acompanhamento contínuo das nossas equipas, pela formação contínua dos nossos especialistas e pelo investimento em tecnologia. Isso permite-nos oferecer uma experiência mais rápida e eficiente, atendendo e superando as expectativas dos nossos clientes e parceiros.
Quais são as principais estratégias que a 321 Crédito tem implementado para alcançar o objetivo de se tornar a solução de referência no crédito automóvel, especialmente no segmento de veículos usados e semi-novos?
Para alcançar esse objetivo, temos trabalhado em várias frentes. A nossa estratégia inclui a adoção de soluções digitais para simplificar e melhorar a eficiência dos nossos processos de negócio, parcerias estratégicas com intermediários de crédito especializados para reforçar a nossa presença em todo o país, e assegurar uma oferta de crédito e soluções complementares com condições mais atrativas no segmento de veículos usados e semi-novos. Além disso, oferecemos um acompanhamento personalizado durante todo o processo de financiamento, garantindo que cada cliente e parceiro se sinta apoiado. Estas ações têm contribuído para consolidar a nossa posição como instituição de referência no crédito especializado para compra de automóvel.
Com base na vossa abordagem, como garantem a qualidade da relação com os parceiros de negócio e de que forma a rede de 1.200 pontos de venda contribui para a rapidez e eficiência dos vossos serviços?
A nossa rede de 1.200 pontos de venda é um dos pilares do nosso sucesso. A proximidade física aos parceiros permite-nos estabelecer uma relação de confiança, suporte constante e um canal direto para feedback. Temos investido em plataformas digitais que facilitam a interação com os parceiros, agilizando processos, e apostamos na proximidade e qualidade de serviço assegurado pela nossa equipa comercial. Essa combinação de tecnologia, agilidade nos processos e acompanhamento personalizado, garante a rapidez e eficiência dos nossos serviços, fortalecendo a relação com os parceiros e criando um ciclo de valor para todas as partes envolvidas.
Que iniciativas ou projetos em 2024 ajudaram a fortalecer a posição da 321 Crédito no setor de financiamento automóvel e a sua proposta de valor para os clientes e parceiros?
Durante o ano de 2024, destacamos algumas das iniciativas que nos permitiram consolidar a nossa posição no terceiro lugar do ranking nacional de quota de mercado, para instituições de crédito automóvel destinado à compra de viaturas usadas e semi-novas.
Reforçámos a digitalização do processo de crédito, com a introdução da assinatura digital na formalização do contrato. Consolidámos o nosso posicionamento enquanto marca no seio do Grupo Banco CTT, seja no meio digital seja no meio físico. Paralelamente, desenvolvemos novas parcerias na distribuição de seguros, o que nos possibilitou a disponibilização de soluções seguro automóvel aos nossos clientes. Implementámos programas de formação e capacitação para os nossos intermediários de crédito, com o objetivo de reforçar o conhecimento das nossas soluções e processos, por forma a melhorar o suporte ao cliente final. Além disso, adotámos critérios ESG (Ambientais, Sociais e de Governança), alinhados com a estratégia do Grupo Banco CTT, reforçando o nosso compromisso em adotar e promover práticas mais sustentáveis.
Estas iniciativas reforçaram a confiança dos nossos clientes e parceiros, destacando a notoriedade e posicionamento da marca 321 Crédito no setor.
A 321 Crédito assumiu, recentemente, uma nova imagem, alinhada com o Grupo Banco CTT. Qual é a visão da 321 Crédito para 2025? Como esperam continuar a ser uma “Boa Escolha” para os clientes, no futuro?
A nossa nova imagem reflete a nossa evolução e a integração com os valores do Grupo Banco CTT, mantendo toda a nossa essência enquanto instituição de crédito especializado, com o compromisso e a confiança de sempre, mas agora com um maior potencial enquanto marca percebida pelos clientes. Para 2025, a visão da 321 Crédito passa por consolidar a sua notoriedade e reputação no mercado do financiamento automóvel, com foco na inovação tecnológica e na excelência do serviço.
A 321 Crédito é uma empresa especializada em financiamento automóvel, cuja oferta contempla também produtos complementares, como o seguro automóvel e o seguro de proteção ao crédito. Pretendemos manter o foco em desenvolver e melhorar a oferta de produtos e serviços financeiros para os nossos clientes, enquanto parte do Grupo Banco CTT.
Continuaremos a ser uma “Boa Escolha”, a apostar na manutenção de uma oferta de soluções de crédito automóvel no ponto de venda, com uma boa relação preço-qualidade, suportadas na prestação de um serviço de excelência, preservando e nutrindo relações de longo prazo com os nossos clientes e parceiros.
Com estas iniciativas, e o nosso compromisso permanente, estamos confiantes de que a 321 Crédito continuará a ser a escolha preferida dos nossos clientes e parceiros no crédito automóvel.