Uma viagem no tempo entre sabores e hospitalidade
No coração da cidade do Porto, o Hotel One Shot Palácio Cedofeita destaca-se como um oásis que transcende a experiência hoteleira convencional. Conversámos com Pedro Pereira, o Diretor de Food and Beverage, responsável por trazer à vida uma visão única que combina herança histórica, gastronomia diferenciadora e uma abordagem contemporânea.
Fale-nos um pouco sobre o seu percurso profissional. Quais os momentos-chave que o levaram até à direção do Hotel?
Iniciei o meu percurso académico na área de relações internacionais, no Colégio Internato dos Carvalhos, contudo foi no 10º ano que acabei por definir o meu futuro na área de Hotelaria e Turismo. Face à conjuntura da época, ingressei a minha formação na área de Gestão Hoteleira, passado por diversas formações na área de alojamento, catering e eventos. Com a formação e especialização na área ingressei no mundo profissional passando por cadeias hoteleiras a nível internacional onde se destaca a experiência no grupo Starwood Hotels & Resorts Worldwide e Meliã Hotels. Na experiência nacional, auferi a minha formação profissional no Grupo Solverde e Sonae Capital, este último bastante importante onde se destacam os standarts aplicados pela Leading Hotels of The World. Nestes últimos anos, dediquei-me à gestão da área de restauração e eventos adquirindo um know-how diferenciador no F&B onde se destaca o efeito multiplicador. Este é muito importante para modelar a visão do restaurante de hotel nos dias de hoje.
Sabemos que o F&B de um hotel reflete a visão pessoal do seu líder. Quais as principais funções e toque pessoal que assume para garantir o bom funcionamento do hotel?
Num projeto em desenvolvimento temos como objetivo incorporar a herança histórica e cultural da cidade do Porto, oferecendo a quem nos visita uma viagem gastronómica de cozinha tradicional e contemporânea, aplicando serviços hoteleiros de outrora. No Hotel Palácio de Cedofeita possuo o cargo de Diretor de F&B, onde concretizo a articulação e logística de todos os departamentos de serviço alimentar e bebidas, tanto a nível de gestão e organização empresarial. Neste sentido, assumo responsabilidades por todo o organigrama do hotel na área gastronómica e serviço ao cliente.
Quais as características e os serviços que considera serem os pilares do caráter distintivo do One Shot Palácio Cedofeita?
Temos como base de trabalho a concretização de, num oásis, possuir uma oferta gastronómica diferenciadora aliada ao alojamento, passando por diversas cozinhas, palatos e sensações. Proporcionamos aos nossos hóspedes e visitantes vivências únicas dentro do nosso Hotel, transportando-os para outra época. Este oferece diferentes espaços como restaurantes, bares, rooftop e vários espaços ao ar livre para a concretização de eventos. Globalmente inserido na procura e oferta do coração da cidade.
O Restaurante Le Palais é descrito como uma viagem no tempo. Qual a inspiração por trás da abordagem culinária e de que forma cada elemento contribui para esta experiência?
O impactante Salão onde está inserido o restaurante Le Palais transporta-nos para uma viagem ao passado onde a cultura, festividades e celebrações estão aliadas à cozinha portuguesa. Esta desenvolvida e confecionada com oferta de produtos locais. A equipa de cozinha trabalha arduamente para apresentar aos nossos clientes o melhor que Portugal tem para oferecer. Além de uma viagem ao passado, proporcionamos uma experiência de sabores pelo mundo aliada a uma carta de vinhos e cocktails elaborada em sintonia com a mesma. Todo o empratamento foi estudado para viajarmos no tempo, com um empratamento contemporâneo e em baixela de pratos de assinatura. Apresentamos um enlace moderno conjugado com o clássico salão. O restaurante Le Palais dá as boas-vindas a todos os que desejam visitar, é um espaço aberto ao público onde o slogan de “restaurante de hotel” é um objetivo a ser quebrado. Um espaço cultural perdido em tempos, no presente, abre as suas portas para mostrar o enriquecedor património histórico que este possui, tendo uma carta e preços acessíveis desde o menu executivo, serviço à la carte, bar, brunch e eventos onde são personalizados à medida da procura. Podemos afirmar que o espaço do restaurante é dos cidadãos do Porto e um ex-libris do Hotel.
Poderia partilhar mais detalhes sobre os trabalhos de conservação e restauro realizados no salão do Le Palais,?
O palácio onde está inserido o Grupo Hoteleiro e o restaurante Le Palais foi edificado em 1885, outrora residência familiar de Honório de Lima, proprietário da Fábrica de Curtumes do Bessa. Ao longo de décadas em degradação, contou com a ajuda da One Shot Hotels, entidade exploradora do empreendimento turístico, para o restauro e preservação completa do mesmo, transpondo a fénix a brilhar novamente aos dias de hoje. O projeto teve início em 2021 e um dos objetivos principais foi recuperar a sua arquitetura mantendo toda a traça original, apesar dos danos que apresentava. Os trabalhos de conservação e restauro foram realizados por empresas especializadas, que conseguiram recuperar toda a sua identidade original. A pormenorização meticulosa foi estudada para destacar a decoração luxuosa e majestosa do palácio. O restaurante teve uma duração de recuperação de nove meses. Este, nos dias de hoje, abre-se para a cidade como um museu sendo uma honra para a nossa cidade.