Uma (segunda) família de valores, inclusão e integridade

À frente da franquia McDonald’s nas Caldas da Rainha e Nazaré, Carla Araújo trilha uma jornada marcada por desafios superados, inovação e compromisso com a comunidade. A sua liderança destaca-se pela qualidade do serviço, inclusão nas equipas e um ambiente familiar, refletindo a missão da franquia em fazer a diferença e contribuir positivamente para a sociedade.

Carla Araújo, CEO

Como líder executiva, quais foram os maiores desafios que enfrentou ao longo dos seus quase cinco anos à frente da franquia da McDonald’s nas Caldas da Rainha? Como descreveria a cultura empresarial única da McDonald’s e como esta se diferencia no mercado local?

Ao longo destes quatro anos – celebro cinco anos como franquiada no dia 1 de abril de 2024 – foram vários os desafios que surgiram e que fomos superando, com muito esforço, trabalho e união. Considero que a abertura de dois novos restaurantes com um intervalo de três meses foi “O” grande desafio enquanto franquiada. O restaurante de Santo Onofre iniciou a sua atividade a 18 de março de 2021, seguido da Nazaré a 7 de junho do mesmo ano. Até então possuía apenas o restaurante das Caldas da Rainha, adquirido em abril de 2019. Foi um crescimento considerável, que representou um esforço excecional no meu percurso enquanto franquiada, pois a pressão de corresponder às expectativas dos clientes e da comunidade local era enorme. O trabalho incansável das equipas foi crucial nesta fase, que conseguimos superar com sucesso e distinção. Outro dos desafios, este comum a todas as empresas, foi a pandemia por Covid-19. Foram tempos de muita incerteza e instabilidade, principalmente no que toca ao setor da restauração. Com o apoio da estrutura nacional, conseguimos adaptar-nos e desenvolver estratégias e soluções inovadoras para continuarmos a servir, da melhor forma possível, as comunidades onde estamos.

A McDonald’s é conhecida pela inovação constante. De que forma a franquia se tem mantido inovadora e relevante na indústria de fast-food?

Na nossa estrutura existe a constante preocupação em perceber as necessidades do cliente e adequar a nossa oferta. Acima de tudo, procuramos adaptar-nos às localidades e respetivo público, de onde os nossos restaurantes se inserem. A nível nacional, na minha perspetiva, a pandemia representa um exemplo fulcral de como a McDonald’s é uma organização inovadora e relevante, pois conseguiu, em tempo recorde, ajustar-se e adaptar as operações a nível nacional. Desde o reforço das medidas de higiene e segurança, até ao estudo das melhores soluções a implementar localmente, mediante as especificidades de cada restaurante e respetiva comunidade.

A Carla está à frente de duas unidades nas Caldas da Rainha e uma em Nazaré. Como a McDonald’s Caldas da Rainha e as outras unidades que gere contribuem para a comunidade local em termos de empregos, responsabilidade social ou outras iniciativas?

Como franquiada, uma das minhas prioridades é apoiar a comunidade local onde os meus restaurantes se inserem. A nível de empregabilidade, constituímos um total de 153 postos de trabalho, sendo que 63 pertencem ao restaurante de Santo Onofre, 44 às Caldas da Rainha, 38 à Nazaré, e 8 colaboradores pertencem à equipa de gestão comum à estrutura. Damos oportunidades de emprego a jovens estudantes e a pessoas em que a idade é um fator eliminatório noutras empresas, sendo que os nossos colaboradores têm idades compreendidas entre os 18 e os 62 anos. Relativamente à responsabilidade social, gostamos de “retribuir à comunidade parte daquilo que ela nos dá”. Seguindo essa máxima, estabelecemos imensas parcerias com órgãos locais, como por exemplo as Câmaras Municipais e os Bombeiros Voluntários, assim como associações e clubes desportivos – Caldas Sport Clube, Núcleo Desportos Motorizados de Leiria, Clube de Ténis das Caldas da Rainha, Dom Fuas Andebol, Grupo Desportivo os Nazarenos, ACD – O Sótão. Contribuímos também através de ações solidárias frequentes, maioritariamente com instituições de cariz social, como a Santa Casa da Misericórdia das Caldas da Rainha, o Lar de Infância e Juventude (LIJ), o Centro de Acolhimento Temporário (CAT), e a CERCINA – Cooperativa de Ensino, Reabilitação, Capacitação e Inclusão da Nazaré. Organizamos atividades nos nossos restaurantes, damos a conhecer por exemplo a parte operacional da cozinha: a parte que mais gostam. É difícil colocar em palavras o quão gratificante é proporcionar momentos de felicidade e partilha a crianças e adultos em situações vulneráveis, e o quanto significam para nós, os seus sorrisos de agradecimento. Destaco ainda um dos nossos mais recentes contributos, juntamente com o Núcleo Desportos Motorizados de Leiria, em que apoiámos a compra de equipamento para Escolas Primárias.

A McDonald’s é famosa pelos seus valores corporativos. Que valores são particularmente importantes para a franquia que dirige e como estes influenciam as operações do dia a dia?

A McDonald’s rege-se por cinco principais valores: Servir, Inclusão, Integridade, Comunidade e Família. No Grupo Carla Araújo, tentamos diariamente aplicar todos estes valores e fazer com que estes sejam a base do nosso trabalho e de relacionamento interno com os que nos visitam. Trabalhamos para servir o cliente da melhor forma possível. Priorizamos, não só a qualidade das refeições por nós servidas, desde a comida bem confecionada até ao pedido perfeitamente montado, como também a simpatia, delicadeza e atenção ao detalhe na hora do contacto com o cliente. Somos inclusivos, pois as nossas equipas são constituídas por colaboradores de todas os géneros, idades, etnias, religiões e orientações sexuais. Assim como as pessoas que nos visitam. Todos são bem-vindos à McDonald’s. A integridade é uma das nossas qualidades que mais honramos. Fazemos o que é certo, regemo-nos por uma conduta correta, ética e justa para todos. Apoiamos a nossa comunidade, acordando parcerias com os órgãos locais, clubes desportivos e instituições de cariz social das zonas onde se inserem os nossos restaurantes. Organizamos ações solidárias, fazemos donativos e, acima de tudo, partilhamos sorrisos e muita gratificação. Tratamo-nos todos como uma (grande) família, pois juntos, somos melhores. Afinal, passamos tanto tempo da nossa vida no trabalho, que é ótimo quando as pessoas se tornam efetivamente a nossa (segunda) família, como acontece na nossa estrutura.

No contexto do tema “Brands Power”, como vê o papel da McDonald’s Caldas da Rainha e Nazaré na construção e manutenção da reputação da McDonald’s como uma marca de sucesso em Portugal?

O restaurante das Caldas da Rainha celebrou, em outubro, 24 anos, constituindo-se assim como um dos restaurantes mais antigos da McDonald’s em Portugal. Iniciou a sua atividade no ano de 1999, oito anos após a abertura do primeiro McDonald’s no nosso país. O seu contínuo sucesso ao longo de todos estes anos é notório, tendo uma contribuição fulcral para a reputação e consistência da marca a nível nacional. Os restaurantes Caldas da Rainha – Santo Onofre, e Nazaré, abriram em plena pandemia Covid-19, o que representou um desafio enorme para a franquia e, consequentemente, para a McDonald’s. Ambos representam um passo importante e um crescimento exponencial da marca: Santo Onofre é o segundo restaurante McDonald’s na mesma cidade; já a Nazaré penetrou um mercado novo. A recetividade das comunidades foi muito positiva e reconhecemos que, mais do que a oportunidade de desenvolver o negócio com sucesso, foi a oportunidade de termos sido tão bem recebidos nas diferentes localidades.

Com base na sua experiência, como franquiada, que conselhos daria a outros empreendedores que desejam envolver-se com a McDonald’s ou iniciar o seu próprio negócio no setor de fast-food?

O meu conselho para outros empreendedores desta área é que tenham uma visão clara e objetiva para o seu negócio, definam metas e o rumo a seguir. É crucial que comuniquem isto com a equipa, para que todos trabalhem na mesma direção. É fundamental que seja flexível e esteja disposto a adaptar-se às mudanças do mercado para garantir o sucesso a longo prazo. Manter-se sempre atualizado, especialmente dos contextos que podem afetar o negócio, tanto direta como indiretamente. Investir na construção de uma equipa forte e motivada é também uma das chaves. Deve-se escolher pessoas que têm a mesma visão, que cuidem do negócio como se fosse deles próprios, e que estejam sempre alinhados e direcionados às metas a atingir. Paralelamente a isto, é também importante manter uma comunicação eficaz com as equipas, de forma a maximizar o seu potencial. Colocar sempre o cliente interno e externo em primeiro lugar. Aprender com os erros e encará-los como janelas de oportunidade para prosperar. E, para finalizar, desenvolver persistência e resiliência para superar os obstáculos. Lembre-se sempre quais os motivos que o levaram a iniciar esta jornada.

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