Uma escola, uma equipa, uma família

A Diretora Vera Tita, em entrevista, dá a conhecer o universo da Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Alter do Chão (EPDRAC), os desafios e os objetivos estratégicos.

 

Vera Tita, Diretora

 

Quais os programas educacionais oferecidos pela EPDRAC e quais são seus objetivos principais? Como é que a EPDRAC se diferencia de outras instituições?

A nossa oferta formativa vai ao encontro das caraterísticas e necessidades da região, apresentando-se como uma mais-valia para os alunos que nos procuram, pois torna-se garante de realização de sonhos e conquista de oportunidades profissionais únicas. Vivemos numa zona rural e turística, logo, toda a nossa formação gira em torno destas áreas. Atualmente, a nossa aposta centra-se nos cursos de Técnico de Gestão Equina, Técnico de Produção Agropecuária e Acompanhante de Turismo Equestre, áreas para as quais temos as melhores condições físicas e materiais, dado a localização da escola na centenária Coudelaria de Alter – cavalos, campo e turismo, o que nos proporciona um laboratório a céu aberto, onde a prática real de trabalho é uma constante diária. Como objetivos principais pretendemos garantir que a EPDRAC siga comprometida com a valorização do seu papel, enquanto espaço privilegiado para a aquisição de conhecimentos, competências e valores, prestando um serviço público eficaz e aberto à comunidade, implementando, por isso, estratégias que conduzam à melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem, tendo sempre como meta um ensino rigoroso e de qualidade, salvaguardando acima de tudo as necessidades, interesses e crescimento dos nossos alunos. Como nos diferenciamos de outras ofertas profissionalizantes na região? Pela experiência e especialização de mais de 30 anos na lecionação deste tipo de ofertas; pela entrega a um projeto que é de todos os elementos da comunidade escolar, pela qualidade das parcerias efetivadas com empresas e casas agrícolas de todo o país e além-fronteiras, pelo prestígio que alcançámos com a qualidade técnica dos nossos alunos, muitos deles verdadeiros casos de sucesso profissional, pelo espírito de equipa e pelo sentimento de pertença, por sermos família.

Como a EPDRAC colabora com a comunidade local e as empresas para proporcionar oportunidades de aprendizagem prática aos alunos?

O plano estratégico do nosso projeto educativo pressupõe a agregação de sinergias e o estabelecimento de parcerias, no sentido de podermos facultar aos nossos alunos aprendizagens sólidas e experiências enriquecedoras através da realização de estágios e/ou aulas de campo, em atividades concertadas com os parceiros, de acordo com as necessidades e interesses tanto de uns como de outros. No entanto, a colaboração com a comunidade vai para além da componente prática e tecnológica dos cursos, pois os nossos alunos participam também em atividades de índole cultural e social, com vista a desenvolver um forte sentido de responsabilidade e de cidadania ativa.

Quais são as áreas de especialização ou cursos mais procurados na EPDRAC e por quê?

Os cursos mais procurados são o de Equitação e o de Agropecuária, talvez pelo prestígio alcançado ao longo dos anos, pois estão em funcionamento há muito tempo, também pelas características do espaço e da motivação e qualidade da equipa docente.

Quais são os principais desafios enfrentados pela EPDRAC? Como planeiam expandir as ofertas educacionais ou melhorar os seus serviços no futuro?

Os principais desafios são sempre de ordem financeira. Os nossos cursos são, pelas suas características tão peculiares, muito dispendiosos; trabalhamos com animais, logo, temos de garantir-lhes todos os cuidados de saúde, alimentação, higiene e segurança. A par dos animais, qualquer uma das nossas ferramentas de trabalho necessitam de uma cuidada manutenção: tratores e máquinas agrícola.

Gostaríamos muito de expandir a nossa oferta formativa para a área do Turismo Ambiental e Rural, ou para a área ambiental e do ordenamento do território. O curso profissional de Ferrador seria a nossa aposta final, uma vez que esta profissão carece de técnicos qualificados para o exercício de funções.

A melhoria contínua é um dos nossos grandes objetivos: ir mudando e acompanhando as exigências da sociedade, tendo sempre presente o bem-estar de todos os elementos da comunidade escolar.

 

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