Uma empresa de prestígio no mercado segurador

Miguel Duarte, sócio-gerente da DUARTES – Mediadores de Seguros, em entrevista à Revista Business, lança um olhar sobre os 52 anos de atividade seguradora, cujo sucesso se baseia no trabalho, rigor, dedicação e transparência.

 

 

Miguel Duarte, Sócio-Gerente

 

 

Como é que a Duartes – Mediadores de Seguros conseguiu manter uma posição de destaque no mercado ao longo dos últimos 25 anos, especialmente considerando a evolução e competitividade do setor de seguros em Portugal?

Trabalho na atividade seguradora há 52 anos, feitos no dia 1 de abril de 2024. Começámos, como se ousa dizer, do zero. Foi uma aposta com muita firmeza, paixão e convicção. Percorremos um caminho, nem sempre fácil, com alguns obstáculos pelo meio como é natural, mas nunca desistimos, pelo contrário, fazendo as adaptações necessárias que se impunham face as exigências do mercado e da concorrência, melhorando, sempre a oferta e valorizando o cliente que é a razão da nossa existência, com uma preocupação quotidiana de responder às suas necessidades e, assim,  conseguir a sua fidelização.

A empresa destaca-se pela sua vasta experiência na área de Seguros de Condomínios. Como é que se tornou referência nesse segmento e que estratégias foram adotadas para garantir a satisfação dos clientes?

Os seguros dos condomínios aparecem na nossa rota comercial porque, um dia,  fomos abordados por uma colega da então Europeia, para apresentarmos  uma proposta para o seguro do seu condomínio no Parque das Nações, que tinha sido concluído recentemente, mais concretamente em janeiro de 2002. Foi uma experiência muito gratificante, pelo trabalho de pesquisa que tivemos de efetuar e, com base na qual, elaborámos uma proposta adequada ao edifício em questão, a qual apresentada em Assembleia com a presença de cerca de uma centena de condóminos presentes, mereceu a sua aprovação unânime. E hoje mantem-se com a satisfação de todos os seus proprietários. Esta experiência, despertou-nos para este negócio, ainda pouco explorado. Percebemos que poderíamos ter aqui uma área de negócio muito atraente e, assim, veio a suceder com um trabalho de prospeção junto dos diferentes interessados em que  tiveram e  continuam a ter um papel predominante nas Administrações de Condomínios. A estratégia seguida desde o início, e que hoje se mantem na sua plenitude, é a prestação do serviço de excelência aos diferentes níveis, nomeadamente nos sinistros, para a qual temos uma estrutura montada para prestar todo o apoio no acompanhamento, na resposta tão breve quanto possível, no empenho e na disponibilidade, sendo esta uma forma de estar em contacto regular com o desenvolvimento do sinistro, junto das seguradoras, das empresas de peritagem, envolvendo, simultaneamente as administrações e os condóminos interessados.

Como é que a Duartes – Mediadores de Seguros mantém a sua abordagem personalizada e focada no cliente, especialmente considerando a escala do seu negócio?

A nossa carteira é constituída atualmente por 602 condomínios com um total de capital seguro que ultrapassa os  dois mil e oitenta milhões de euros, com predominância na Área Metropolitana de Lisboa mas, também, no Algarve e em Vila Nova de Gaia. A nossa relação com o cliente é sempre uma relação de amizade, depois uma relação de confiança baseada essencialmente no conteúdo do seguro oferecido, que tem na qualidade o foco principal, a que se associa o custo, e são estes dois valores que nos marcam e que fazem da Duartes uma empresa de prestígio no mercado segurador.

 

Como é que a Duartes – Mediadores de Seguros pretende manter e fortalecer a sua posição como uma das Top Melhores PME em Portugal? Quais são os principais objetivos e estratégias delineadas para o futuro, considerando a constante evolução do mercado de seguros e as expectativas dos clientes?

O caminho que percorremos todos os dias para manter o estatuto da Duartes Mediadores de  Seguros passa por algo que tem sido fundamental no nosso êxito e que se chama trabalho. Nada se consegue sem trabalho, trabalho honesto, com rigor, com transparência, com muita dedicação e empenho, trabalho quotidiano com a porta sempre aberta para responder às expectativas e necessidades  dos nossos estimados clientes, não deixando, pelo contrário, de acompanhar, com regularidade, a evolução do mercado segurador, que varia de seguradora para seguradora. E, sobretudo, não haver distração relativamente à evolução tecnológica adotando os meios e recursos, de forma a que a nossa missão junto dos clientes não perca qualidade, pelo contrário ganhe eficiência. Até agora temos conseguido esse desiderato e estamos certos de que continuaremos no caminho do sucesso.

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