Uma década de Caetano Aeronautic

Filomena Sabença, quality manager da Caetano Aeronautic, explica que é a paixão pelo sector aeronáutico que move a sua equipa e revela quais os projetos que preveem realizar no futuro.

Tiago Moutinho (Production Manager), Susana Barbosa (Quality Manager), Filomena Sabença (Plant Manager), Bárbara Lopes (Program & Commercial Manager) e João Novo (Engineering Manager)

 

Fundada em 2012, a Caetano Aeronautic contribuiu para a implementação e desenvolvimento de uma estratégia para o sector aeroespacial. Que balanço faz destes dez anos de percurso?

A entrada do Grupo Salvador Caetano na indústria aeronáutica foi, sem dúvida, uma decisão disruptiva e de enorme visão estratégica. Os primeiros três anos foram dedicados exclusivamente ao desenvolvimento da tecnologia de produção de componentes metálicos em alumínio, titânio e aço, e à preparação para a tecnologia de fabricação de componentes para aeroestruturas em material compósito.

A Joint Venture, em 2014, com o Grupo Aciturri, TIER 1 Espanhol no sector, foi crucial para a implantação, evolução e know-how, nomeadamente na tecnologia de Compósitos.

A evolução da Caetano Aeronautic tem sido notória tanto ao nível de conhecimento técnico, implementação de processos de elevada complexidade, como na qualidade final dos seus produtos, contribuindo para o aumento da confiança e satisfação dos clientes. Destacam-se também as certificações conseguidas ao longo deste caminho, desde ISO 9100 às diversas NADCAP’s de processos especiais. A pandemia Covid-19 teve consequências nefastas no sector aeronáutico causando-nos, inicialmente, uma drástica redução de encomendas dos programas em curso, afetando a perspetiva de crescimento do negócio.

Esta situação, somada à crise do OEM Boeing, impulsionou a decisão de fecho da tecnologia de produção de peças metálicas na Caetano Aeronautic, com efetividade em 2022, permitindo aumentar o foco na tecnologia de produção de peças em carbono. Este período complicado veio promover a realização de um assessement ainda mais rigoroso sobre os recursos humanos e materiais, que são, como sabemos finitos. O foco esteve diretamente relacionado com a melhoria de eficiência em todos os sectores da atividade, envolvendo todos os colaboradores nas atividades kaizen que tanto caracterizam o Grupo Salvador Caetano.

Atualmente, estamos em processo de crescimento, nomeadamente pela internalização de processos subcontratados, assim como ampliando a produção atual com novos pacotes de trabalho. Nesse sentido, a empresa encontra-se em processo de investimento, que visa o aumento da capacidade industrial passando por modificações de layout e novas certificações.

Ao longo destes dez anos, fomos ajustando a estratégia da empresa mantendo o compromisso com as nossas pessoas e os nossos clientes, estando orientados diariamente à melhoria de forma continuada, construindo relações sólidas, com transparência e cooperação necessárias a que este seja um negócio sustentável, autónomo e de sucesso.

 

Qual o vosso core business, capacidade instalada e projetos em desenvolvimento?

Na Caetano Aeronautic, dedicamo-nos à produção de peças em material compósito (carbono pre-impregnado), nomeadamente componentes de aeroestruturas para aeronaves civis e militares. Localizados em Vila Nova de Gaia, produzimos desde peças complexas e de baixa cadência para o avião militar A400M da Airbus Defense and Space como peças para programas de alta cadência como o A320neo também do OEM Airbus. O processo de fabricação dos componentes é manual, denominado por hand lay-up, realizado numa sala limpa apropriada para o efeito. Possuímos duas autoclaves, a maior de 16m de comprimento, para a cura das peças. Para os processos finais, estamos dotados de cabines de recorte e pintura, e para o processo de inspeção, possuímos uma instalação com um robot automático de ultrassom. Temos capacidade para medições tridimensionais e, como último investimento, uma máquina CNC para recorte automático. Estamos dotados de capacidade tecnológica e competência técnica para a prestação de serviços na componente de inspeção por ultrasons automáticos para indústria automóvel e outras.

Relativamente a novos programas, atualmente estamos em processo de industrialização, onde se inclui a produção de peças para a aeronave A350, passando a incluir no portfólio o fornecimento para a área civil da Airbus, capacitando-nos de novas qualificações e certificações. A médio prazo, prevemos consolidar parceria em projetos de desenvolvimento dentro e fora do sector aeronáutico.

 

Que fatores distinguem a empresa e que a tornaram numa referência no sector aeronáutico internacional?

A experiência adquirida na produção de peças compósito, a formação diária dos colaboradores garantindo a sua adequada qualificação e competitividade em custo são algumas das nossas mais-valias. Somos uma equipa jovem, “open minded”, destemida, resiliente e comprometida com os desafios presentes e futuros e, sem dúvida, apaixonada pela indústria e pelo saber fazer bem. Esta dinâmica move toda a equipa da Caetano Aeronautic num mesmo rumo de hoje fazer melhor de que ontem….

 

O Portugal Air Summit é um evento onde se debate e analisa o potencial e futuro da Aviação, Aeronáutica, Espaço e Defesa. Qual a sua importância?

Considero uma importante iniciativa nacional que contribui para a visibilidade internacional das empresas e entidades nacionais integradas nestes sectores. Mostra que cada vez mais esta é uma indústria de relevância em Portugal.

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