Talho do Rui: Um sucesso em crescimento  

 

Com 13 anos de experiência e localização no coração da cidade de Rio Maior, o Talho do Rui dedica-se ao comércio e retalho de carne. Rui Machado é o criador e gerente de uma casa com uma dinâmica singular. Rigoroso na qualidade do seu produto, recebeu a Revista Business Portugal, para explicar alguns segredos do Talho do Rui.

 

O projeto surge a 8 de janeiro de 2005, “numa conversa de café, após uma garrafa de água das pedras”, confessa o empresário em tom de brincadeira. Certo é que foi de uma garrafa de água das pedras e da motivação dada pela sua esposa, Paula Campos, que surgiu um negócio que hoje é uma referência nacional no sector da distribuição de carnes.

Rui Machado esteve sempre ligado ao sector: “desde de muito cedo que comecei a trabalhar em carnes, cheguei a diretor comercial de suínos numa grande cadeia de supermercados, mas o que realmente gostava era de manobrar a carne e, por isso, decidi avançar e prosseguir o meu sonho, foi quando abri o talho, há 13 anos”.

A aprendizagem inicial advém de uma formação com um talhante francês numa das empresas em que trabalhou, mas estas foram apenas as bases para criar e aperfeiçoar a sua própria técnica de corte que o diferencia.

A qualidade é a palavra de ordem nesta casa e, por isso, preza por ter uma frota de fornecedores locais que lhe permitem garantir a referência da carne “primo a qualidade sobre a quantidade e as carnes de produtores da região. Neste momento, tenho produtores dos concelhos de Caldas da Rainha, do Cadaval e de Alenquer e desta forma consigo também alavancar a economia local e valorizar os produtores regionais”, refere o gerente.

Rui Machado, Paula Campos – gerentes

Quando questionado sobre como captava clientes, Rui Machado, revelou que “o boca a boca continua a ser a melhor estratégia. Fiquei surpreendido quando o Chef Rodrigo Castelo me procurou como abastecedor de carne para o restaurante, no entanto, agora é um cliente habitual e até já me referenciou a outros chef’s, esta é a prova que o passa a palavra continua a funcionar, desde que se preste um bom serviço”. Importante será referir que é na qualidade que o sucesso é garantido, ou seja, o negócio apenas foi crescendo pela garantia da qualidade das carnes que distribui.

O Talho do Rui vem crescendo nos últimos anos como um paradigma de estabelecimento familiar, seja no talho em Rio Maior, ou na distribuição. Rui Machado garante que cada cliente é um amigo e daí advém, também, o sucesso. O tratamento é de tal forma personalizado, que os colaboradores sabem o nome próprio dos clientes.

Aficionada pelo sector, decidiu complementar o seu estabelecimento respondendo às necessidades da população, “tenho também peixe congelado, uma garrafeira e condimentos. Os vinhos que aqui comercializo, por exemplo, são de produtores regionais e é por esta particularidade, de valorizar os bons produtos da região, que me debato todos os dias”, alude o empresário.

O sucesso parece caracterizar o talho, no entanto, Rui Machado deixa claro que “tudo advém da assertividade, qualidade e saber do corte da carne. Uma peça pode ficar completamente destruída por um corte mal-executado, daí uma boa desmancha ser importante”, realçando ainda que, “o cliente confia em nós, sabe que lhe damos a melhor carne e isto faz com que ele volte todos os dias”.

As carnes são de excelência, a qualidade é garantida pelo sabor que e pela forma como é cozinhada: “quando uma carne é de qualidade, apenas precisa de um acrescento de sal no final, só assim se consegue o verdadeiro sabor da carne e isso só acontece quando uma carne tem qualidade. Tenho vindo a ensinar isso aos meus clientes e eles valorizam porque realmente sentem a diferença”.

O caminho para o futuro

A paixão é o que move Rui Machado, e o exemplo perfeito de que ‘quem corre por gosto não cansa’: “gosto muito do que faço. Tinha um emprego com muito boas condições, no entanto não era totalmente feliz porque não fazia aquilo que realmente gostava. Este é o meu espaço, e foi o concretizar de um sonho”.

Em relação ao futuro, o gerente confessa que o fundamental é preservar os clientes que conquistou ao longo dos anos. “O importante é de facto manter a sustentabilidade e criar ainda mais qualidade. De momento conseguimos a certificação do porco.pt. Estes são os nossos dois grandes pilares. E como investimos agora na loja ao lado, para criar um pequeno armazém de receção, desmancha e acondicionamento, onde temos condições excelentes, o objetivo é a aposta na qualidade do nosso produto e do nosso serviço”, revela Rui Machado.

You may also like...