Aquarez: Uma PME que prima pela assistência no pós-venda
A Aquarez é uma PME, prestadora de serviços na área da climatização e ambiente. Presta serviços a Entidades públicas e privadas e a pequenos consumidores domésticos. A empresa tem crescido com base na qualidade dos seus serviços técnicos, o que aliado à satisfação dos seus clientes, tem conduzido a mais oportunidades de negócio, como explicaram os engenheiros Tiago e João Alvarez, proprietários da Aquarez, à Revista Business Portugal.
Como nasceu a Aquarez?
A Aquarez nasceu em 2011 porque ambos os proprietários (eu e o meu irmão) nos encontrávamos em situação de desemprego – explica João Alvarez. O meu irmão Tiago Alvarez que é engenheiro do ambiente trabalhava nessa área e eu que sou engenheiro mecânico, trabalhava numa empresa dedicada essencialmente à climatização e ventilação, quer no ramo industrial, assim como no ramo doméstico. Tiago Alvarez acrescentou que inicialmente era o único empregado passando a ter a seu lado, no quadro da empresa em 2014, o seu irmão João.
São uma PME (pequena média empresa) e são certificados. Como conseguiram isso?
Com muito trabalho. Em 2014, tivemos um crescimento mais elevado. Tivemos de contratar pessoas para o terreno. Atualmente somos oito empregados. Foi um crescimento gradual da empresa ao longo dos anos e passámos a ser recomendados e reconhecidos pelo nosso empenho e trabalho realizado.
Porque é que vos procuram?
Essencialmente pela qualidade do serviço, devido a sermos certificados e termos um quadro técnico de excelência.
E que tipo de serviços prestam?
Na área do ambiente e com base nos projetos que nos são confiados fazemos a instalação de sistemas/equipamentos, desde domésticos a industriais, para tratamento de águas e garantimos a sua manutenção.
Na outra valência da empresa somos instaladores de sistemas de climatização, sistemas de AQS (aquecimento de águas sanitárias) e sistemas de produção de energia eléctrica fotovoltaica.
Agora estão a apostar na parte da energia.
É uma área que cada vez tem sido mais procurada e que é uma preocupação ambiental de todos nós. Assim, e sendo Portugal um país com um clima tão propício a esse aproveitamento energético faz-nos todo o sentido apostar nesta área e aproveitarmos, simultaneamente, para diversificar a oferta dos nossos serviços.
Quais são os maiores desafios nesta área de negócio?
A concorrência desleal, porque há muitas empresas a prestar o mesmo tipo de serviços que nós mas sem ter qualquer certificação.
Que tipo de certificação é necessária?
Certificação de gases fluorados e certificação TIM, obrigatórias por lei.
Vocês têm empresas com quem trabalham desde o início, é porque confiam.
Sim, e temos muitos clientes que nos recomendam aos seus amigos/conhecidos e esta confiança que depositam no nosso trabalho acaba por nos ajudar a crescer enquanto empresa.
Na vossa opinião, qual é a relação qualidade/preço do vosso serviço?
A nossa relação qualidade/preço é a melhor possível para os nossos clientes. O nosso preço é justo porque primamos pela qualidade do serviço e pelo acompanhamento pós-venda.
Que mensagem gostam de passar?
Nós prezamos muito a qualidade do serviço, a assistência e o apoio que prestamos no pós-venda. O nosso lema é apostar na qualidade e na honestidade dos serviços que prestamos, logo desde o primeiro contacto com cada um dos nossos clientes.