Um oásis no Alentejo
Situada no concelho de Ponte de Sor, Montargil é uma freguesia do norte alentejano, com 296,76 km² e cerca de 2.300 habitantes, que se demarca pela história, pelo património arquitetónico e pela beleza natural. Aqui a Albufeira de Montargil surge em pano de fundo, como local de elevada importância na estratégia de promoção do turismo e da natureza desta região. À frente dos destinos da freguesia, Joaquim Dias apresenta como principais objetivos: o desenvolvimento da localidade, com base no turismo e no aumento dos postos de trabalho.
A cumprir o primeiro mandato à frente da Junta de Freguesia de Montargil, Joaquim Dias revela em entrevista à revista Business Portugal, os projetos para o futuro da freguesia. A aposta no turismo, através da valorização dos recursos naturais, do desporto e da cultura são alguns dos objetivos primordiais para a região.
“Estamos numa região com elevado potencial, devido à localização da Albufeira de Montargil. Este espelho de água de beleza natural ímpar, que está enquadrado no montado alentejano, é perfeito para a prática de desportos náuticos. Para além disso, é servido por hotelaria de excelência, parque de campismo e unidades de turismo rural. Ano após ano, temos vindo a aumentar o número de visitantes e, por isso mesmo, procuramos criar meios para incrementar esse número de visitas”, refere o edil. A par com a componente natural, o património arquitetónico e religioso assume uma elevada relevância na história da freguesia, como são exemplos a Igreja Paroquial de Montargil, a Igreja da Misericórdia, a Capela do Senhor das Almas, o Pelourinho, a Capela de São Pedro, a Igreja de São Sebastião e a Capela de Santo António. “No terceiro domingo de julho realiza-se a feira anual e o festival de folclore. No final de junho temos as Festas em Honra de S. Sebastião e em setembro temos a Romaria do Senhor das Almas, uma festa ímpar que durante este mandato pretendemos continuar a promover”, sublinha Joaquim Dias.
Da mesma forma, o desporto assume-se nesta região como um foco de elevado interesse social. “Temos o Grupo Desportivo Montargilense com equipa de futebol, que disputa o Campeonato Distrital da Primeira Divisão de Portalegre, equipa de ténis de mesa e futsal. Entretanto, também iremos fomentar o ténis, através da contratação de um professor, com o propósito de abrirmos uma escola de ténis na freguesia, pois trata-se de um desporto com enorme capacidade de atração turística”, reforça o edil.
De referir ainda a inauguração do Centro de Artes e Cultura de Montargil, com salas independentes para as associações locais, sala de espetáculos, sala de exposições permanentes e posto de turismo. Neste edifício fica, ainda, a sede da junta de freguesia, o posto de correios e o serviço de segurança social.
Olhando para o futuro, o autarca afirma que o principal projeto para a região é a aposta no turismo, através da divulgação dos pontos de interesse da freguesia de Montargil, um autêntico oásis na paisagem alentejana, como forma de dinamizar a economia local e garantir a fixação da população.