Transformar Saúde e Bem-Estar em Realidade

Nesta entrevista, mergulhamos na perspicácia de Ana Isabel Nunes, Diretora-Geral da Overpharma, que nos revela os princípios essenciais que norteiam a empresa na prestação de soluções inovadoras para profissionais de saúde e no cultivo de uma cultura centrada na qualidade de vida e sustentabilidade.

Ana Isabel Nunes, Diretora-Geral

A Overpharma trabalha com parceiros de excelência, líderes em vários segmentos terapêuticos. Procuramos trazer ao mercado soluções inovadoras, únicas, que representem uma vantagem clínica clara para o doente, para o profissional de saúde e também para o ambiente. É importante pensarmos no impacto que as nossas soluções têm – se conseguimos trazer uma solução que acelere um tratamento, será vantajosa para todos – libertando tempo aos profissionais, melhorando a qualidade de vida do doente, evitando a utilização de mais materiais, reduzindo assim o impacto ambiental dos mesmos.

A missão da empresa é ser um parceiro de referência para as instituições de saúde. Como a Overpharma tem trabalhado para responder às exigências do mercado da saúde?

A Overpharma atua maioritariamente no mercado nacional hospitalar, que constitui um grande desafio para todos os players neste setor. É imperativo manter a qualidade dos produtos, mantendo-nos sempre competitivos num mercado que está em constante evolução. Tentamos ajustar-nos rapidamente às necessidades dos nossos clientes e, muitas vezes, até antecipá-las. Não só do ponto de vista de produto, mas também do serviço prestado.

Um dos valores da empresa é a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Como a Overpharma incorpora esse valor na sua cultura interna e atividades externas?

A Overpharma está integrada no Grupo FHC, que tem vindo a desenvolver várias atividades nesse sentido. Temos vindo a adaptar-nos ao mundo em que vivemos com a adoção do trabalho flexível, melhoria da comunicação interna através de meios digitais, organização de sessões de bem-estar, entre outros eventos corporativos. Temos uma forte ação na promoção da sustentabilidade em várias vertentes, seja através de ações de sensibilização, seja através dos parceiros que fazem parte da nossa rede – sendo os Laboratórios Basi um excelente exemplo de sucesso nesta área (parte do Grupo FHC), pela importância que dão à visão global que permite avaliar e melhorar todo o ciclo de vida dos seus produtos. São pioneiros, em Portugal, a publicar uma Declaração Ambiental de Produto e é um orgulho representá-los a nível hospitalar e poder apresentar um argumento de inegável valor para os nossos clientes.

Enquanto mulher, quais os principais obstáculos que enfrentou na sua carreira e como os superou, utilizando a sua experiência como inspiração para outras futuras líderes?

Ainda ficamos todos muito surpreendidos quando vemos mulheres em cargos de liderança, principalmente em setores mais competitivos, o que denota que ainda existe um longo caminho a percorrer. Quando iniciei aos 27 anos, uma função de responsabilidade – implementar um sistema de gestão da qualidade – implicou criar regras e procedimentos que foram apresentados a todos – incluindo os responsáveis, para serem cumpridos. Foi um processo doloroso, não sei se por ser jovem, mulher, ou ambos, mas senti que tive de dar tudo de mim para demonstrar que sabia o que fazia e ser assim respeitada na função. Hoje, sinto que o principal desafio é o facto de também ser mãe de três filhos pequenos. É um desafio permanente conciliar todos os papéis, dando o melhor de mim em todos eles. Gerir ausências e expectativas de ambos os lados, é difícil. Não sei se os homens sentem a mesma pressão/julgamento que a mulher, sempre que se ausentam numa viagem para trabalhar – ou quando informam na empresa que não vão, porque o filho está doente. Não quero generalizar, mas a pressão ainda recai muito sobre a mulher, para cumprir com plenitude todos os seus papéis. Torna-se assim fundamental estabelecer uma equipa eficiente e de confiança, o que também é um desafio, no qual estou cada vez mais empenhada enquanto líder – de forma a criar as condições para que isso aconteça.

You may also like...