Sentimento de pertença à família COCUS Portugal

Alexandra Monteiro, Unit Manager of People, explica que a COCUS Portugal se diferencia pela qualidade do seu delivery e software, bem como pelo fantástico ambiente de trabalho, focado nas pessoas. 

Alexandra Monteiro, Unit Manager of People

Licenciada em Recursos Humanos, passou por algumas empresas até chegar à COCUS Portugal. A experiência profissional adquirida anteriormente deu-lhe a bagagem necessária para assumir o cargo de Unit Manager of People?

O crescimento exponencial está centrado nos últimos quatro anos, no entanto, as experiências anteriores – em duas multinacionais – permitiram-me ter uma visão end-to-end da prática de recursos humanos. Esse know-how facilitou a criação de valor na COCUS desde o primeiro dia, a par do espaço que a organização me deu para crescer e desenvolver competências para a função de Unit Manager of People que assumo atualmente.

Apresente a COCUS Portugal, bem como os serviços que disponibilizam aos clientes. Na sua opinião, as empresas procuram cada vez mais serviços de consultoria de TI? 

A COCUS nasceu há mais de 20 anos na Alemanha e, desde a sua base em Dusseldorf, tem focado os seus serviços em consultoria tecnológica, em especial, nos sectores das telecomunicações, automóvel e indústria. Hoje, tem uma solução única de 5G para Campus Networks. Desse percurso surgiu o desafio de criar um centro de desenvolvimento para suportar a transformação digital de um grande cliente (TUI) que procurava um parceiro para longo prazo. Surge, em 2018, a COCUS em PORTUGAL que, desde então, tem aperfeiçoado a sua oferta na montagem e gestão de unidades de desenvolvimento exclusivas. Somos, acima de tudo, uma software house (não uma agência de recrutamento) e diferenciamo-nos pela qualidade do nosso delivery e software e, claro, pelo fantástico ambiente de trabalho, muito focado nas pessoas.
Empresa com mindset People first, conta com 140 profissionais talentosos, de diferentes partes do globo, em áreas tecnológicas como Web e Mobile Development, Cloud Computing, Data Engineering, Machine Learning e IoT.
O nosso trabalho, enquanto managers, é assegurar que as pessoas são felizes e que têm as ferramentas necessárias para exercer e recomendar a adoção de melhores práticas aos clientes das equipas onde estão inseridas e temos como objetivo crescer para o dobro, ao longo de 2023, mantendo como base um serviço de excelência e cultura de colaboração.

 

Para a COCUS a prioridade é o sucesso dos seus clientes? De que forma é que os ajudam no processo de transformação digital?
A qualidade do que fazemos, representada na satisfação dos nossos clientes e das nossas Pessoas, são a nossa maior prioridade. Acreditamos no customer centric e orientamos as nossas propostas e soluções nesse sentido, mesmo que isso signifique dizer que não e propor alternativas. A transformação digital é mais que tecnologia, processos e software. A transformação digital ocorre quando (re)criamos toda uma nova experiência de relacionamento para personas dos nossos clientes, ou seja, para os seus clientes, parceiros e colaboradores.

 

Descreva a equipa da COCUS Portugal. Que valores/características deve ter um colaborador da vossa empresa?

Vou parecer tendenciosa, mas cá vai: a equipa COCUS é “família”. Remotamente ou no escritório, o espírito de pertença, de partilha e de cooperação são sentidos! Costumo dizer que é difícil explicar, mas fácil de sentir!
Desafio quem quiser saber mais sobre a COCUS, a pesquisar sobre nós ou até a contactar-nos para tomar um café enquanto partilhamos mais sobre esta cultura!
Um colaborador COCUS deverá ser um profissional arrojado, sem medo de errar e com a certeza de que fará parte de um ambiente seguro e inclusivo onde a sua voz, enquanto individuo, tem impacto na organização; onde terá oportunidade de participar em projetos baseados nas últimas trends e em que o contributo de todas as equipas é reconhecido.

 

Acredita que existem diferenças entre a liderança no feminino e no masculino? Que características têm as mulheres que podem contribuir para o sucesso das empresas?

Não acredito que o talento tenha género! Na COCUS, não fazemos distinção entre homens e mulheres no que toca às suas funções, percurso ou oportunidades. Acreditamos numa sociedade que assenta em fundamentos universais e equilíbrio.

É certo que, a biologia e as nossas características como seres humanos, interferem na nossa essência em termos pessoais, profissionais e comportamentais. Por este motivo, consideramos importante ter equipas diversificadas e heterogéneas, com os valores que consideramos importantes como base, mas que se possam complementar e construir algo único.

As mulheres têm, efetivamente, características que fazem parte da sua natureza e que contribuem para o sucesso das empresas em cargos de liderança na mesma medida que os homens também. O segredo para o sucesso são equipas fortes e unidas com todo o tipo de pessoas e, acreditem, a COCUS sabe a receita!

 

Qual o balanço que faz da sua carreira até aqui e como se imagina daqui a cinco anos?  

Confesso que nunca imaginei estar no momento da carreira em que me encontro com a minha idade – uma jovem! O balanço é extremamente positivo e marcado pelas relações que fui criando ao longo do mesmo.
Acredito que o que me fez chegar até aqui foi uma entrega constante nos projetos a que me proponho e uma paixão por Pessoas.
Aquele clichê diz-me que devemos viver intensamente o momento presente, aproveitando todas as histórias, experiências e pessoas que se cruzam connosco pelo que, daqui a cinco anos, ainda é uma miragem. Se poderá passar pela COCUS? Com certeza!

 

Qual o futuro e principais desafios?

Antecipo um futuro desafiante, mas recheado de sucessos! Pretendemos criar parcerias com novos clientes, o que nos levará ao crescimento sustentável das nossas equipas e, consequentemente, ao desenvolvimento das nossas pessoas e à especialização da empresa em novas áreas de negócio e tecnologia. A criação da estrutura necessária à contratação de um grande número de colaboradores num mercado tão ágil como o de IT é assustadora, bem como a globalização e a gestão de equipas remotas, no entanto, temos uma equipa de gestão inovadora e com a garra certa bem como uma equipa People e de Team Managers para o fazer acontecer. Em nenhum momento vamos deixar de entregar valor com excelência aos nossos clientes nem de cuidar das nossas Pessoas – a saúde mental destas e da família é fator chave para este sucesso, mas acreditamos que conseguimos e devemos chegar mais longe!

 

Qual é a melhor parte de trabalhar na COCUS? O que a motiva a trabalhar na COCUS?

Trabalhar na COCUS é poder, de facto, “fazer parte”, é pertencer a uma equipa diversificada que tem como base os mesmos valores e a mesma cultura e, onde podemos ser a nossa melhor versão num local seguro, responsável e informal ao mesmo tempo. É o apreciar o cuidado genuíno em cada benefício e atividade e sentir o impacto positivo na vida pessoal; é o poder trabalhar de qualquer parte do país, com flexibilidade e autonomia ao mesmo tempo que podemos acompanhar a nossa primeira família com tempo de qualidade.
O que me motiva? Ter feito e continuar a fazer parte deste crescimento e da criação de algo único e diferenciador com desafios diários, oportunidades e valorização profissional constante. Acima de tudo, é olhar para trás e pensar que em 2018, fui a primeira mulher na COCUS, colaboradora nº 10, e que direta ou indiretamente, contribui para este crescimento e me dá a oportunidade de acompanhar este percurso e desenvolvimento que está longe de terminar.

You may also like...