Tecnologia Visa permitiu evitar 600M de euros em fraudes

A Visa anunciou que a sua tecnologia de encriptação de dados, a tokenização, atingiu um marco global significativo – permitiu que as empresas que têm comércio eletrónico e que usam tecnologia Visa tivessem cerca de 37 mil milhões de euros de receitas incrementais  (1). Esta ferramenta de proteção de dados pessoais sensíveis evitou, em 2023, fraudes e consequentes perdas no valor de 600 milhões de euros (2).

 

 

 

A Visa anunciou, também, que desde o lançamento da tokenização, em 2014, já emitiu mais de 10 mil milhões de tokens.

Esta tecnologia substitui os dados pessoais dos utilizadores que recorrem a pagamentos eletrónicos, por uma chave de utilização única, que oculta todos dados sensíveis necessários a uma transação.  A tokenização impossibilita que esses dados possam ser revelados ou guardados, o que torna os pagamentos digitais mais seguros e os dados pessoais praticamente inúteis em caso de tentativa de fraude.

Nos últimos 10 anos, o sistema de tokenização da Visa, que pode ser incorporado em qualquer dispositivo, veio reforçar ainda mais a segurança de todo o ecossistema de pagamentos.

Atualmente, mais de 40% de todas as transações europeias processadas pela Visa, utilizam tokens (3). Esta adoção generalizada é reveladora da confiança que os consumidores depositam neste método de pagamento.

A tokenização levou a um aumento de seis pontos base nas taxas de aprovação de pagamentos em todo o mundo, e em termos gerais, veio proporcionar às empresas mais transações bem-sucedidas. Esta tecnologia cria uma barreira de proteção extra, que reduz a taxa de fraude em até 60%, e que oferece uma maior tranquilidade a consumidores e comerciantes – de todos os setores e dimensões (4).

“O marco que hoje assinalamos representa o impacto que a tokenização teve em todo o ecossistema de pagamentos desde que foi introduzida, há 10 anos”, afirma Gonçalo Santos Lopes, Country Manager da Visa em Portugal. “Os tokens mudaram o jogo, e numa realidade em que o desenvolvimento de tecnologias de IA é vertiginoso, protegem os pagamentos online e vieram abrir caminho a mais inovações – como os pagamentos contactless através de um smartphone – e possibilidades – como um maior controle sobre os nossos dados.”

A Visa anunciou que o seu bilionésimo token foi emitido em 2020. A rápida mudança para o digital, imposta pela pandemia, acelerou significativamente a adoção de tokens nos últimos quatro anos. Hoje, mais de 8.000 emissores estão aptos a usar a tokenização, o que significa que existem mais de 200 mercados capacitados com esta tecnologia em todo o mundo. Nos últimos 12 meses, mais de 1,5 milhões de comerciantes, em plataformas eletrónicas, realizaram transações diárias com os tokens da Visa.

 

O futuro dos tokens: transformar a experiência do consumidor

Um inquérito recente da Visa revelou que menos de um terço dos consumidores mundiais se sente no controlo dos seus dados, e que apenas um pouco mais de um terço compreende totalmente como é que esses dados são utilizados. As boas notícias são que a tokenização vem para desbloquear uma nova era de personalização e segurança – uma era em que os consumidores, através de uma experiência altamente personalizada, conseguirão controlar os seus dados e aprovar quando e onde podem ser partilhados.

Num futuro não muito distante, os tokens de dados da Visa vão estar a ajudar os comerciantes e as plataformas de comércio a usar os dados pessoais de uma forma mais transparente, e vão permitir que cada pessoa tenha um maior controle sobre os mesmos. Isto significa que cada individuo terá o poder de decidir quem terá acesso aos seus dados (e quando deixará de o ter), e de que forma é que os seus dados podem ser, ou não, usados. Alimentados por IA, os tokens de dados da Visa, vão permitir que os consumidores visualizem, consintam e revoguem o acesso e partilha dos seus dados, diretamente na aplicação do seu banco.

Mehret Habteab, vice-presidente sênior de produtos e soluções da Visa Europe, comenta que: “Nos últimos 10 anos, a Visa investiu no desenvolvimento e crescimento da sua infraestrutura de tokens, o que potenciou um comércio digital mais seguro e conveniente para consumidores e comerciantes – não só na Europa, mas em quase todos os mercados do mundo. Enquanto a IA cria experiências on-line mais personalizadas, a Visa recorre à sua experiência em tokens para dar às pessoas um maior controle sobre seus dados de pagamento.”

 

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(1) VisaNet CY2023 credit and debit global card-not-present (CNP) payment volume for tokenized and non-tokenized credentials

(2) Risk Datamart CY2023, Visa Processed global card-not-present (CNP) payment volume for tokenized vs non-tokenized credentials.

(3)  Visanet, Visa processed transactions as of April 2024

(4) Visanet, Visa processed transactions as of April 2024

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