Stellantis expande a tecnologia híbrida de referência a mais modelos

Tirando partido da sua abordagem multienergia, a Stellantis está a reagir rapidamente ao rápido aumento das encomendas de modelos híbridos por parte dos clientes europeus, em especial os que utilizam a mais recente e avançada tecnologia híbrida eDCT. A empresa irá propor 30 modelos híbridos este ano e planeia introduzir mais seis até 2026. As variantes híbridas proporcionam uma experiência de condução excecional, assegurando, em simultâneo, uma redução das emissões de CO2 a um preço mais acessível do que os veículos 100 por cento elétricos e híbridos plug-in.

A Stellantis registou um aumento de 41% nas vendas de modelos híbridos na UE30, no acumulado do ano de 2024, em relação ao acumulado do ano de 2023 e espera alcançar um aumento na taxa de aceitação dos clientes com os próximos lançamentos. A Stellantis é líder de vendas de veículos de baixas emissões na UE30, grupo que abrange as propostas elétricas a bateria, células de combustível, híbridos plug-in e híbridos, para os segmentos A e B e veículos comerciais ligeiros.

“Numa era em que a sustentabilidade se conjuga com a inovação, a Stellantis mantém-se na vanguarda com o nosso compromisso final de fazer avançar a tecnologia híbrida para os nossos clientes europeus”, afirmou Uwe Hochgeschurtz, Chief Operating Officer da Stellantis para a Europa Alargada. “Esta tecnologia não só melhora a eficiência e o desempenho dos motores de combustão tradicionais, como também nos impulsiona para um futuro de emissões mais baixas, maior autonomia dos veículos e acessibilidade geral para os nossos clientes.”

Veículos híbridos da marca Stellantis já disponíveis ou a ser lançados ainda este ano na Europa:

  • Alfa Romeo Junior e Tonale
  • Novo Citroën C3, novo C3 AirCross, C4, C4X, C5 AirCross, C5X
  • DS 3 e DS 4
  • Fiat Panda e 600
  • Jeep® Avenger, Renegade e Compass
  • Novo Lancia Ypsilon
  • Maserati Grecale
  • Opel/Vauxhall Corsa, Astra, Astra SportsTourer, Mokka, Frontera e novo Grandland
  • Peugeot 208, 308, 308 SW, 408, 2008, novo 3008 e novo 5008.

Os modelos híbridos da Stellantis

A Stellantis disponibiliza uma gama de tecnologias – híbridas, híbridas plug-in e 100 por cento elétricas – tirando partido da sua pegada de produção multienergia, para garantir uma opção adequada às várias preferências dos clientes, necessidades de condução e dimensões dos veículos. Os veículos híbridos recolhem a energia cinética que, de outra forma, se perderia durante os processos de travagem e de desaceleração, energia que é armazenada numa bateria compacta e leve e reutilizada durante a aceleração, contribuindo para uma experiência de condução mais eficiente.

“Temos uma solução híbrida muito competitiva que estamos agora a impulsionar com a nossa nova tecnologia eDCT e estamos a implementá-la numa vasta gama de modelos, tornando-a acessível a muitos clientes”, afirmou Sébastien Jacquet, Deputy Chief Engineering Officer da Stellantis. “Os híbridos são fáceis de utilizar e não requerem qualquer alteração dos hábitos de condução, em comparação com os veículos tradicionais com motor de combustão interna. A nossa tecnologia avançada eDCT permite que o motor de combustão interna permaneça desligado, particularmente durante a condução a baixa velocidade, resultando numa redução das emissões de CO2 e do consumo de combustível. Isto não é apenas inovação; é inovação ao alcance de todos”.

A avançada tecnologia híbrida eDCT

A maioria dos veículos híbridos das marcas da Stellantis na Europa está agora equipada com a tecnologia eDCT de última geração, com o seu motor elétrico de 21 kW integrado, proporcionando uma experiência de condução excecionalmente fácil e sem interrupções, incluindo a condução puramente elétrica, por exemplo, em condições de condução na cidade. O motor elétrico permite que o veículo se desloque com o motor de combustão interna desligado durante a condução. A bateria de 48 volts e 0,9 kWh do sistema proporciona uma autonomia de até 1 km em condução contínua e pode também fornecer alguma propulsão elétrica durante a condução em velocidade de cruzeiro, sob cargas ligeiras ou em marcha lenta. Durante a desaceleração e a travagem, o motor elétrico passa para a função de gerador, captando energia cinética e alimentando a bateria com eletricidade. Um Belt Starter Generator (gerador operado por correia) permite uma transição rápida e sem problemas entre o modo elétrico e o modo híbrido.

O sistema de propulsão híbrido de base eDCT foi concebido para otimizar a eficiência do combustível, alcançando uma redução de até 20% nas emissões de CO2, em comparação com um motor de combustão com uma transmissão automática. Graças à sua modularidade, o inovador conceito eDCT também pode integrar-se em veículos elétricos do tipo plug-in, fruto de uma uniformidade de 93% dos componentes, mudando-se apenas o módulo de acionamento elétrico e o inversor.

A Stellantis produz atualmente veículos híbridos em mais de 70% das suas fábricas na Europa. Através da joint-venture eTransmissions, a Stellantis e o seu parceiro produzem, atualmente, unidades eDCT em Metz (França) e em Turim (Itália), abastecendo 11 fábricas de veículos. A capacidade de produção combinada é superior a 1,2 milhões de unidades eDCT por ano.

A Stellantis está a investir mais de 50 mil milhões de euros em eletrificação em todo o mundo, ao longo da década, para cumprir os objectivos do plano “Dare Forward 2030”, no qual define querer atingir um mix de vendas de 100% de veículos elétricos a bateria (BEV) para automóveis de passageiros na Europa e de 50% para automóveis de passageiros e camiões ligeiros nos Estados Unidos, até 2030. Para atingir estes objetivos de vendas, a empresa está a assegurar aproximadamente 400 GWh de capacidade de baterias, incluindo o apoio de fábricas de baterias na América do Norte e na Europa. A Stellantis está no bom caminho para se tornar numa empresa neutra em carbono até 2038, abrangendo todos os âmbitos da empresa, com uma compensação percentual de um dígito das restantes emissões.

 

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