Um incentivo para continuar a trabalhar com dedicação
A União das Freguesias de Carcavelos e Parede foi reconhecida com o prestigiado Prémio Autarquia do Ano, um testemunho do seu compromisso incansável com a excelência na gestão pública e o bem-estar da comunidade. Conheça os projetos premiados pela voz do seu Presidente, Nuno Alves.
Como é que os projetos “Envelhecer Mais Próximo” e “Educar Mais” foram concebidos e desenvolvidos? Quais foram os principais objetivos e desafios enfrentados durante a implementação dessas iniciativas que culminaram na vitória da União das Freguesias de Carcavelos e Parede na 5ª Edição do Prémio Autarquia do Ano?
Os projetos “Envelhecer Mais Próximo” e “Educar Mais” surgiram da necessidade de responder a questões fundamentais da nossa Freguesia. “Envelhecer Mais Próximo” foi concebido para proporcionar um envelhecimento ativo e com qualidade de vida, ao promovermos a inclusão social e o bem-estar dos nossos “jovens há mais tempo” através de uma série de atividades e iniciativas tais como os Passeios Seniores Mensais, Chá Dançante, Ginástica +65, Caminhadas, Ténis, passando ainda pelo Yoga, Atelier de Pintura, Literatura, entre muitas outras. Já o “Educar Mais” teve como objetivo reforçar a qualidade do Jardim de Infância/Ensino Básico, onde proporcionamos ferramentas e apoio aos alunos, docentes e encarregados de educação através de uma aposta forte nas atividades extracurriculares, AECs, CAFs e AAAFs: (Ténis, Dança, Andebol, Rugby, Hip-Hop, Violas e Cavaquinhos, Defesa Pessoal. Nas férias temos também Jiu-Jitsu, Hóquei e Yoga) e envolvimento com o meio natural em conjunto com as nossas ludobibliotecárias. Esta vitória no Prémio Autarquia do Ano é um reconhecimento que surge fruto do esforço conjunto de todos os envolvidos.
Quais são os principais fatores que contribuíram para que a União das Freguesias de Carcavelos e Parede se destacasse nas categorias de “Qualidade de Vida na Terceira Idade” e “Ensino Básico”? Como é que esses projetos impactaram positivamente a comunidade local?
Os fatores-chave para o nosso destaque foram a inovação, a proximidade com a comunidade sénior e educativa, e a eficácia na implementação destes mesmos projetos. No que concerne à “Qualidade de Vida na Terceira Idade”, destacámo-nos pela criação de programas de atividades físicas, culturais e de apoio social que melhoraram a qualidade de vida dos idosos. No “Ensino Básico”, investimos em tecnologia educativa, apoio nas atividades extracurriculares, abordando outras vertentes mais práticas, o que resultou em melhores resultados escolares e uma crescente motivação dos alunos.
Esta transformação positiva é visível no dia a dia e é frequentemente referida pelos próprios beneficiários dos projetos.
Como é que a União das Freguesias de Carcavelos e Parede pretende dar continuidade e ampliar os projetos premiados “Envelhecer Mais Próximo” e “Educar Mais”? Existem novos projetos ou iniciativas em desenvolvimento que visam fortalecer ainda mais as áreas de educação e envelhecimento ativo na comunidade?
A continuidade e ampliação destes projetos são uma prioridade. No caso de “Envelhecer Mais Próximo”, estamos a trabalhar na expansão do programa para incluir novas atividades e mais parcerias com instituições ou individualidades pertencentes à nossa freguesia. Um dos nossos objetivos passa por continuar a apostar em atividades intergeracionais, entre os seniores e as crianças, alvos da nossa intervenção, potenciando a partilha de experiências e crescimento/envelhecimento ativo e saudável.
Para o “Educar Mais”, pretendemos introduzir novos métodos de ensino, bem como expandir os programas que envolvam associações da nossa área geográfica.
A premiação da 5ª Edição do Prémio Autarquia do Ano traz um reconhecimento importante para a gestão pública local. De que forma é que esse reconhecimento influencia as políticas e estratégias futuras da União das Freguesias de Carcavelos e Parede? Como é que pretendem usar esse prestígio para atrair mais recursos e apoio para novos projetos?
O referido reconhecimento de “Autarquia do Ano” serve de incentivo para continuarmos a trabalhar com dedicação, sempre em prol dos seniores, dos jovens e dos encarregados de educação. Influencia, e muito, positivamente as nossas políticas e estratégias, pretendemos usar este reconhecimento para atrair mais recursos, tanto individuais como coletivos, e fortalecer as nossas parcerias.