Patrícia Tenreiro: Uma História de Determinação e Resiliência no Direito

Decidida a enfrentar novos desafios, a Advogada Patrícia Tenreiro fala sobre a motivação por trás da abertura do seu novo escritório e revela como a experiência de criar a APAVAM influenciou positivamente a sua trajetória no Direito. Todas estas realizações tornam Patrícia uma líder exemplar no campo do Direito, inspirando outros profissionais a seguirem os seus próprios caminhos.

Patrícia Tenreiro, Advogada

A Patrícia está numa fase de grande mudança profissional, que coincidiu com a abertura de um novo escritório. Qual a importância deste momento de transição?

Posso afirmar, sem espaço para hesitações que se tratou de um dos momentos mais importantes da minha vida. Foi uma decisão ponderada, afinal estava profissionalmente estável. Mas, sentia-me já estagnada e a precisar de enfrentar um novo desafio. Foi esse desafio que procurei quando decidi arriscar e lançar-me como Advogada em prática individual. Volvidos quatro meses sob o início desta aventura, estou muito mais feliz e realizada, quer pessoal quer profissionalmente. E, com a certeza de que, de facto, estava na hora de “dar o salto”.

Após passar por uma experiência traumática, a Patrícia, com coragem e determinação, decidiu ajudar os motociclistas ao criar a APAVAM. Poderia falar um pouco sobre esta experiência e como ela tem influenciado a sua trajetória profissional?

Quando fundei a APAVAM senti que aquele era o propósito de ter passado por um acidente grave. E, em boa verdade não estava enganada! De facto, sinto-me verdadeiramente feliz e realizada quando me é possível auxiliar um motociclista sinistrado. Além disso, despertei para temáticas, e até áreas de trabalho, às quais nunca tinha dado a devida atenção. Impactando logo, por isso, a minha vida profissional, na medida em que retirou o meu foco exclusivo do Direito Imobiliário e, abriu os meus horizontes. Além disso, a influencia positiva na minha trajetória profissional é enorme na medida em que, quase diariamente sou contactada por pessoas que direta ou indiretamente conheceram o meu trabalho na APAVAM e por isso, acabam por me procurar para outras questões. E, sentir esse reconhecimento é muito gratificante.

Além do Direito Imobiliário, quais outras áreas de atuação considera importantes para uma advogada que procura se destacar no mercado atual? Como se mantém atualizada e procura aprimorar as suas habilidades nessas áreas?

Sou da opinião de que, para prestarmos um serviço de excelência, devemos cada vez mais dedicarmo-nos apenas a determinada área ou a um número restrito de áreas do direito. E não, praticar uma advocacia generalista. Foi o que procurei fazer quando me dediquei ao Direito Imobiliário em 2018 e, procurei realizar formação nessa área. Daí em diante, procuro estar atenta a formações, conferências, entre outras, que vão sendo realizadas nas áreas a que me dedico. E, assim, frequentemente atualizar conhecimentos. É impreterível realizarmos formação continua por forma a conseguirmos acompanhar as atualizações legislativas, os inúmeros pareceres, doutrina e jurisprudência que são fundamentais para a nossa atividade.

Como líder e advogada, quais características considera essenciais para inspirar outras mulheres no campo do Direito? Como aplica essas características intrínsecas no seu trabalho diário?

Costumo dizer frequentemente que: o segredo é focar na solução e não no problema. Sou uma pessoa bastante positiva e determinada. E, acredito que muito do sucesso que tenha alcançado se deve justamente a isso e, a uma forte capacidade de resiliência. Nem sempre se consegue alcançar o que se desejava, nem sempre o trabalho corre como esperado. Mas no dia seguinte teremos outra oportunidade de nos dedicarmos e de fazermos mais e melhor. E, sobretudo aprender e evoluir com aquilo que hoje foi o nosso insucesso e, transformá-lo no sucesso de amanhã.

You may also like...