Soluções inovadoras de prevenção, diagnóstico e tratamento de patologias
A Roche Diagnósticos integra o Grupo Roche, presente no mercado português desde 1973, líder em investigação e que alia a inovação dos produtos farmacêuticos com a área de diagnósticos. “A empresa está focada no desenvolvimento e disponibilização de soluções inovadoras de diagnóstico”, garante Nazli Sahafi, diretora-geral da Roche Diagnósticos, em entrevista à Revista Business Portugal.
Como avalia a contribuição da Roche Diagnósticos no mercado nacional?
A presença da Roche Diagnósticos em Portugal permite que sejamos uma das companhias líder no diagnóstico in vitro, através da disponibilização de soluções de diagnóstico inovadoras, para as áreas de doença com maior impacto na comunidade, continuando a melhorar o nível de cuidados disponível. Numa altura em que o envelhecimento da população e o aparecimento de doenças crónicas tem um impacto direto na saúde pública, as nossas soluções de diagnóstico têm um grande foco quer na deteção precoce, essencial para a promoção da saúde e prevenção de doenças, bem como na escolha de tratamentos direcionados para alguns dos problemas de saúde mais graves. Por fim, se tivermos em consideração que 70 por cento das decisões clínicas são suportadas no diagnóstico in vitro, a nossa contribuição tem ajudado à obtenção de melhores resultados para os doentes e para a comunidade, ao ajudar a orientar e apoiar as decisões terapêuticas, consequentemente contribuindo para a melhoria da gestão da saúde.
Particularmente no mercado português, quais as áreas terapêuticas e patologias que a Roche Diagnósticos tem como foco?
O nosso foco passa por dar resposta às principais necessidades de cuidados de saúde do país e em contribuir para melhorar todo o percurso da pessoa e da sua potencial doença, desde as análises clínicas, passando pelo diagnóstico e, finalmente, na seleção do melhor tratamento. Quanto às áreas terapêuticas, analisámos quais as patologias com maior impacto em Portugal e estamos focados no desenvolvimento e disponibilização de soluções inovadoras de diagnóstico para oncologia, doenças cardiovasculares, diabetes, doenças infeciosas e saúde da mulher. De realçar que, atualmente, tendo em conta a pandemia causada pela Covid-19, a Roche Diagnósticos, a nível global, tem tido uma grande preocupação e empenho no rápido desenvolvimento e fornecimento de testes inovadores para fazer face às necessidades de diagnóstico existentes e aumentar a capacidade de testagem. É com orgulho que, desde março, disponibilizámos 13 diferentes soluções de diagnóstico (testes moleculares, serológicos, antigénio, entre outros) para ajudar ativamente Governos e autoridades de saúde a enfrentar esta situação pandémica de infeção por SARS-CoV-2, muitas das quais foram rapidamente disponibilizadas em Portugal.
Pioneiros no sector da saúde, acreditam que é urgente antecipar soluções para problemas médicos ainda sem resposta. Posto isto, de que forma contribuem para esta problemática?
Enquanto uma das companhias líder em investigação e desenvolvimento realizamos um forte investimento na descoberta e disponibilização de um portfólio variado de soluções de diagnóstico para algumas das necessidades médicas mais prementes e ainda sem resposta, contribuindo o diagnóstico para a resolução dos principais desafios de saúde que a nossa sociedade enfrenta. Muitas destas soluções, já se encontram disponíveis atualmente, mas precisam de ser realmente valorizadas para serem utilizadas por exemplo, em rastreios para prevenção e deteção precoce. A sua aplicação clínica permitiria importantes ganhos em Saúde e para a sociedade pelo impacto na evolução da doença e qualidade de vida das pessoas e, em muitos casos, gerando poupanças para os sistemas de Saúde.
Principalmente com a pandemia do novo Coronavírus, evidenciou-se a importância das soluções de diagnóstico. Quais os maiores desafios que têm enfrentado numa conjuntura de crise sanitária à escala global? Têm conseguido dar a devida atenção a outras patologias, para além da Covid-19?
A luta contra a pandemia da Covid-19 é de todos! E este é o maior desafio: conseguir envolver e articular a agregação de esforços de todos os stakeholders, nomeadamente indústria, governos, hospitais, profissionais de saúde e sociedade em geral, numa luta comum. Mais do que nunca, é necessária uma união para que sejamos capazes de lutar contra esta situação em constante evolução. Os dados que têm sido apresentados e discutidos publicamente demonstram uma redução significativa na procura da prestação de cuidados de saúde, mesmo em situações provavelmente urgentes, o que terá efeitos imediatos para as pessoas e custos para a sociedade, a médio e longo prazo. Basta pensar no impacto sobre as doenças cardiovasculares, como a insuficiência cardíaca e mesmo nos importantes programas de rastreio oncológico que, se pararem, trarão em particular efeitos graves a longo prazo, com um possível aumento do número de casos de doença avançada ou incurável. Acredito que é necessário encontrar um equilíbrio, pois a prestação de cuidados médicos às doenças não-Covid não pode parar. Para tal, é necessário garantir uma correta articulação dos diferentes níveis de cuidados e utilizar os testes de diagnóstico como ferramentas na identificação e seleção dos potenciais casos de Covid-19 versus outras patologias.
Desta forma, será possível encontrar um equilíbrio, em que por um lado se possa manter uma forte dinâmica de combate à pandemia e, por outro, não se descure a atenção a dar às doenças que têm um maior impacto no nosso país.
A Roche Diagnósticos tem mantido um papel bastante ativo no combate à Covid-19, colaborando com o Governo, autoridades de saúde e outros atores da indústria, através do desenvolvimento de testes de diagnóstico e investigação ao nível do tratamento da doença. Esperam conseguir responder às necessidades que surgirão?
Sim, mas sublinho que este não é um papel exclusivamente nosso. É necessário que exista sempre colaboração entre os diferentes atores. Porém, sei que faremos sempre tudo o que estiver ao nosso alcance para responder àquelas que serão as maiores necessidades desta pandemia. Além disso, acredito que este é um momento de transformação que permite que exploremos outras ferramentas, nomeadamente as digitais, que nos podem ajudar a manter a proximidade com os doentes. É fundamental que se aproveite esta oportunidade para mudar aqueles que são os padrões da prestação de cuidados de saúde para algumas áreas de doença.
Como pode ser a Roche Diagnósticos a parceira ideal na transformação digital na saúde?
A transformação digital na área da saúde faz parte de uma jornada. É verdade que nunca se viveu um momento tão digital como este, tal como, historicamente, nunca se falou tanto sobre a importância e o valor do diagnóstico. Enquanto companhia de diagnósticos desenvolvemos e disponibilizamos várias soluções digitais, acompanhando três eixos de atuação: a gestão do processo laboratorial, o apoio à decisão clínica e a gestão da doença crónica. Além disso, temos equipas de consultoria que ajudam a implementar e a operacionalizar este processo digital. Porque mudar mindsets e trabalhar de forma mais digital obriga a rever processos, mais do que apenas a disponibilização de ferramentas. Tudo isto sem nos esquecermos de colocar o doente no centro do processo.
_________
Morada: Estrada Nacional 249-1 | 2720-413 Amadora
Tel.: +351 214 257 000
Site: www.roche.pt