“As pessoas são o principal património da Mundipharma”

Sofia Ferreira, Country Manager

A Revista Business Portugal esteve em entrevista com Sofia Ferreira, country manager da Mundipharma, que destacou a visão desta empresa inovadora que, pelo quarto ano consecutivo, foi distinguida como um “Best Place to Work”.

 

“Mais do que fornecedores de medicamentos, tentamos ser parceiros”, em que se materializa esta máxima da Mundipharma?

A Mundipharma é uma empresa com uma organização horizontal e sem burocracias. A nossa atividade rege-se pela agilidade, rapidez de resposta às necessidades do mercado, flexibilidade e capacidade de adaptação à mudança e estas características tornam-nos num parceiro único. Este “sentido de parceria” é muito mais do que o licenciamento, desenvolvimento e comercialização de medicamentos, baseia-se sobretudo– hoje em dia mais do que nunca – em ir ao encontro das necessidades de todos os intervenientes do ecossistema do sistema de saúde, começando nos doentes, a quem queremos fornecer os melhores tratamentos nos nossos campos de atuação, mas abrangendo também todos os profissionais de saúde, os cuidadores e autoridades.

 

Quais as áreas terapêuticas em que focam a vossa atenção? A empresa está também a levar a cabo desenvolvimentos para entrar em novas áreas? Quais?

Apesar de sermos uma empresa multinacional, o nosso portfólio é muito diferenciado de região para região dada a capacidade de nos adaptarmos às necessidades locais. As áreas que consideramos mais importantes são aquelas em que atuamos, por isso estamos em Portugal na diabetes, doenças respiratórias e dor. A empresa está a levar a cabo desenvolvimentos para entrar em novas áreas, sendo elas a Oncologia, com foco na dor oncológica, infeciologia e também consumer health. Outra aposta, que começou o ano passado com um lançamento, são os biossimilares que surge da necessidade de promover a sustentabilidade do sistema de saúde no sentido de se proporcionar a toda a população o acesso a medicamentos a um melhor custo-efetividade.

 

A Mundipharma Portugal foi eleita como “Best Place to Work” pelo quarto ano consecutivo. O que representa esta distinção?

A Mundipharma está presente em Portugal há cinco anos e desde o início, a chave do nosso sucesso são os colaboradores. Acreditamos nas pessoas e no seu potencial, pelo que continuarmos a ser nomeados como uma das melhores empresas para trabalhar é um orgulho e continuaremos a lutar para que este reconhecimento se reflita no futuro.

A capacidade de nos alinharmos com as pessoas, mais do que com os funcionários, está espelhada nas nossas práticas, orientadas para uma gestão flexível e adaptada à realidade dos colaboradores. As pessoas são o principal património da Mundipharma, e acreditamos nas suas capacidades. São elas a base do nosso êxito e o nosso primeiro cliente. Aplicamos práticas de recursos humanos em prol dos nossos funcionários.

A melhor forma de caracterizar a nossa cultura organizacional é através das palavras “ousar” e diferenciar, profundamente enraizadas no ADN da Mundipharma, sendo o nosso ponto de partida. A nossa herança empresarial é marcada por uma visão desafiadora que põe em causa o convencional e aposta na inovação. Regemo-nos por três valores: espírito guerreiro, coração prestativo e atitude de diversão. As nossas atividades regem-se por um princípio irrenunciável: a integridade.

Funcionamos segundo um modelo holocrático, através do qual os nossos colaboradores são convidados, sempre em equipa, a desenvolver projetos que contribuam para a estratégia da empresa. Apostamos numa equipa com experiência e com capacidade de decisão autónoma na sua área de conhecimento, sem interferência por parte da chefia, e confiamos em modelos de microgestão, tendo cada departamento ou função a sua autonomia.

Cultivamos um ambiente desafiador, de alta performance e de constante aprendizagem, para obtermos colaboradores qualificados e competentes que façam a diferença. A autonomia e a responsabilidade compõem o nosso DNA e a responsabilidade individual e o espírito de equipa permitem-nos superar os desafios que enfrentamos.

 

A Mundipharma assume o propósito – “To move medicine forward”, neste sentido, qual a visão estratégica e os objetivos definidos em termos de futuro?

Temos uma visão desafiadora que põe em causa o convencional e aposta na inovação. Identificamos e acelerarmos o desenvolvimento de medicamentos significativos e inovadores, de forma a prolongar a vida dos doentes e acrescentar valor ao sistema de saúde e seus profissionais. A Mundipharma ambiciona deixar um legado que marque a diferença na sociedade portuguesa e impacte as gerações futuras, daí o nosso propósito ser exatamente “TO MOVE MEDICINE FORWARD”.

You may also like...