Sogrape conclui primeiro programa de bolsas de formação vínica em Angola
A Sogrape Wine Academy, em parceria com o WSET (Wine & Spirit Education Trust) e a Gérard Basset Foundation, concluiu com sucesso o seu primeiro Programa de Bolsas em Angola. Este Programa, pioneiro em Angola, reflete a visão das três instituições quanto à relevância do conhecimento vínico e da capacitação no setor do vinho como ferramentas essenciais para o desenvolvimento e progressão na carreira de profissionais locais relacionados com este setor.
Em Luanda, ao longo de três dias, 14 angolanos bolseiros, profissionais dos setores de hotelaria e turismo e de comércio de vinhos, participaram na primeira formação vínica em Angola certificada pelo WSET, o instituto de formação mais reconhecido internacionalmente nesta área de ensino. Este Programa incluiu dois dias de preparação pelo curso da Sogrape Wine Academy, com uma abordagem pedagógica que ajudou na melhor consolidação do conhecimento e a facilitar a interpretação da metodologia do WSET pelos participantes. O terceiro dia foi dedicado ao Curso WSET Nível 1 em Vinhos, marcando um momento histórico como o primeiro grupo em Angola a participar nesta qualificação reconhecida em todo o mundo.
“Este Programa é um passo que muitos nos honra e materializa o compromisso da Sogrape Wine Academy em promover o conhecimento e a cultura vínica como catalisador de transformação e crescimento no setor. Esta parceria com o WSET e a Gérard Basset Foundation é um exemplo concreto de como podemos contribuir para capacitar profissionais, criando um impacto positivo nas comunidades onde estamos presentes e impulsionando o desenvolvimento sustentável da cultura do vinho em Angola. Estamos muito orgulhosos do trabalho realizado e ansiosos por explorar novas oportunidades em prol de todos os profissionais locais do setor,” afirma Filipe Gonçalves, Administrador Executivo da Sogrape.
Luanda foi a cidade escolhida para este projeto pioneiro da Sogrape Wine Academy em Angola, sendo os bolseiros selecionados pela sua experiência no setor e pela motivação para aprofundar conhecimentos em vinhos. Este foco reforça a componente social e sustentável do projeto, beneficiando os formandos, as empresas onde trabalham e o setor do turismo, permitindo à Sogrape contribuir para o desenvolvimento das comunidades e locais onde está inserida.
“Estamos muito orgulhosos com esta parceria com a Sogrape Wine Academy e a Gérard Basset Foundation para oferecer o nosso curso Level 1 Award in Wines aos profissionais de hospitalidade em Luanda, Angola. É central para os valores do WSET capacitar pessoas em todo o mundo através da formação e da educação, proporcionando-lhes uma plataforma para desenvolver as suas carreiras na indústria de bebidas. Estamos ansiosos para saber como cada um dos participantes irá progredir a partir daqui”, refere Michelle Brampton, CEO do WSET.
“Estamos encantados por termos estabelecido uma parceria com a Sogrape Wine Academy e com o WSET para criar oportunidades para os profissionais angolanos do setor do vinho obterem certificações reconhecidas internacionalmente. Este programa permitiu-lhes adquirir novos conhecimentos e desenvolver competências essenciais que irão enriquecer as suas carreiras e possibilitar o progresso no setor do vinho e da hospitalidade. Estamos entusiasmados para ver tudo o que os 14 participantes deste curso irão alcançar no futuro. Parabéns a todos por completarem o curso e por demonstrarem tanto empenho e paixão ao longo desta jornada”, refere Romané Basset, Co-Founding Trustee da Gérard Basset Foundation.
É com muita satisfação e orgulho que a Sogrape Wine Academy, o Wine & Spirit Education Trust e a Gérard Basset Foundation contribuem para a qualificação de 14 profissionais, num momento em que o setor de hotelaria e turismo e o setor vinícola em Angola demonstram cada vez mais potencial de crescimento.