SICGEN: Liderança e Inovação

José Ramalho, cientista e fundador da empresa, em entrevista, partilha insights sobre o universo da SICGEN, refere a notável validação do sucesso e excelência através dos inúmeros prémios recebidos e destaca como desiderato o alcance de novos clientes em diferentes mercados, aumentando assim os canais de distribuição.

 

José Ramalho, Cientista e Fundador

 

A SICGEN Antibodies é uma empresa de biotecnologia especializada no desenvolvimento e produção de anticorpos para investigação em ciências da vida. Como surge a empresa e que balanço faz da sua trajetória de 16 anos?

A SICGEN Antibodies é uma empresa europeia especializada no desenvolvimento, produção e comercialização de anticorpos policlonais para investigação em Biologia Celular. Fundada em 2008 como uma spin-off da Universidade por mim, cientista português da Universidade NOVA de Lisboa e dois outros sócios. A empresa sediada no BIOCANT PARK, em Cantanhede, opera com uma Unidade de Produção equipada com espaço laboratorial e biotério, capaz de produzir anualmente centenas de anticorpos desenvolvidos em cabras (Capra hircus).

A SICGEN utiliza tecnologia de ponta na área da biotecnologia para o desenvolvimento de anticorpos policlonais mantendo os mais elevados padrões de qualidade a preços competitivos. O portfólio da empresa inclui anticorpos policlonais que têm demonstrado sucesso em diversas áreas da investigação em Ciências da Vida.

Durante todos estes anos de trabalho como investigador em Ciências da Vida, especialmente durante minha estadia em Londres, durante meu doutoramento (1997-2001), observei uma escassez deste  tipo de ferramentas, e uma falta de empresas dedicadas ao seu desenvolvimento e produção na Europa. Ao retornar a Portugal, tomei a decisão de fundar a SICGEN Antibodies para preencher essa lacuna de mercado.

 

 

Como avalia o posicionamento da SICGEN num mercado cada vez mais global e competitivo? Que fatores distinguem a empresa e que valores são cruciais na vossa performance e filosofia?

A missão da empresa é desenvolver e aplicar tecnologia para a produção de anticorpos policlonais em caprinos, visando a comercialização para uso em investigação. A meta, a médio prazo, é liderar o mercado nacional e tornar-se uma referência internacional no desenvolvimento e produção de anticorpos policlonais para as Ciências da Vida.

O sucesso da empresa decorre do foco em áreas de nicho, preenchendo lacunas no fornecimento de anticorpos de alta qualidade. Os anticorpos têm ampla aplicação em biologia celular, bioquímica e imunologia, impulsionando o crescimento da indústria. A SICGEN continua a evoluir, melhorando a qualidade, especificidade e reprodutibilidade de seus anticorpos através de colaborações com investigadores, profissionais da indústria e organismos reguladores.

Para reduzir custos e aumentar a escalabilidade, foi adotada a produção em animais caprinos, mantendo a qualidade. Rigorosos protocolos de validação são mantidos, garantindo transparência nos dados. Ao priorizar especificidade e reprodutibilidade, a SICGEN conquistou a confiança dos investigadores, destacando-se de concorrentes estagnados pela falta de inovação e qualidade.

A SICGEN é especializada na produção de anticorpos para objetivos científicos. Como e onde está a ser usada a vossa produção? Que utilização é dada aos anticorpos? Quais são as áreas de pesquisa ou mercado-alvo em que anticorpos são mais utilizados?

A investigação em biologia celular depende fortemente de reagentes específicos e confiáveis, como anticorpos, para sondar e elucidar mecanismos celulares. Os anticorpos policlonais oferecem vantagens distintas, proporcionando uma gama mais ampla de reconhecimento de epítopos em comparação com os anticorpos monoclonais, podendo reconhecer a mesma proteína alvo de espécies diferentes. Por exemplo, anticorpos contra proteínas fluorescentes, tais como Green Fluorescent Protein, mCherry e tdTomato, têm destaque em publicações de investigação como Nature, Cell e Science. Alguns destes anticorpos estão referenciados em mais de uma centena de artigos cintíficos publicados. À data, a SICGEN oferece uma linha de produtos composta por mais de 300 produtos, utilizados principalmente em técnicas bioquímicas como Western Blotting, Imunofluorescência, Imunocitoquímica e ELISA.

 

 

Quais são os processos e tecnologias utilizados na produção dos anticorpos? Quais são os critérios considerados ao desenvolver novos produtos ou expandir o portfólio de anticorpos?

O desenvolvimento e produção de anticorpos policlonais englobam diversos processos e tecnologias, desde a produção do antigénio até a caracterização do anticorpo por meio de várias técnicas bioquímicas. Isso inclui manipulação de DNA, síntese de proteínas recombinantes, métodos cromatográficos, eletroforese, cultura celular, microscopia, Western blot, imunofluorescência, ELISA, FACS, entre outras. Estas etapas beneficiam dos avanços em biologia molecular, genómica e biotecnologia.

Sendo uma spin-off de uma instituição acadêmica com fundador investigador, é relativamente fácil para a equipa identificar e concentrar-se na produção de anticorpos com maior procura. A capacidade de antecipar com sucesso a evolução de algumas áreas-chave de estudo científico resulta numa vantagem competitiva.

Desde 2008, a SICGEN conquistou 25 prémios nacionais e internacionais. O que representam estes prémios e distinções? De que forma estes reconhecimentos impactaram a empresa, tanto internamente quanto na perceção do mercado?

Os prémios conquistados, nos últimos quatro anos, representam uma notável validação do sucesso e excelência da SICGEN no desenvolvimento e produção de anticorpos. Esses reconhecimentos abrangem, não apenas a qualidade dos produtos, mas também as contribuições para avanços científicos, boas práticas de negócios e inovação, entre outros.

O impacto desses prémios é significativo para a empresa em vários aspetos. Eles solidificam a reputação da SICGEN na comunidade científica e no mercado, sendo cruciais para estabelecer parcerias, atrair talentos e ganhar a confiança dos clientes. Além disso, os prémios podem chamar a atenção de investidores, parceiros comerciais e outras partes interessadas, facilitando oportunidades de financiamento e parcerias estratégicas. Internamente, o reconhecimento fortalece a moral e a motivação da equipa, gerando orgulho entre os colaboradores. Destacando a SICGEN como líder e inovadora, os prémios diferenciam a empresa da concorrência, influenciando positivamente na obtenção de contratos, colaborações e clientes.

Em resumo, esses prémios e distinções validam as realizações da SICGEN, consolidando a sua posição como líder no setor e contribuindo para seu contínuo sucesso tanto internamente quanto na percepção do mercado.

 

 

Portugal tem aumentado o investimento em investigação científica e tecnológica, com uma ênfase crescente na biotecnologia. Quais os passos que têm que ser dados para que o nosso país se torne mais competitivo em biotecnologia?

Várias medidas e passos estratégicos podem ser considerados, tais como:

  • Alocar recursos substanciais para financiar programas de I&D em biotecnologia, incentivando parcerias entre instituições académicas e empresas;
  • Oferecer subsídios e incentivos fiscais para empresas que investem significativamente em I&D;
  • Investir em instalações laboratoriais e equipamentos de última geração;
  • Facilitar o acesso a financiamento empresas de biotecnologia;
  • Estimular colaborações entre empresas e instituições de investigação;
  • Estimular a criação de spin-offs e startups.

 

Qual a estratégia desenhada para que a SICGEN se torne, cada vez mais, o fornecedor mundial de anticorpos policlonais e produtos e serviços relacionados a anticorpos com a melhor qualidade e os preços mais competitivos? Que objetivos estão no horizonte?

A SICGEN continuará a desenvolver, produzir e comercializar novos anticorpos, a fim de preencher diversas lacunas neste setor. Será aumentado o investimento em I&D com a abertura de um novo laboratório dedicado ao desenvolvimento e investigação. Além disso, tentaremos alcançar novos clientes em diferentes mercados, aumentando os nossos canais de distribuição e implementando o nosso programa de amostras.

You may also like...