Saúde e Hidratação da Pele

Tipo de pele

Conheça o seu tipo de pele. Uma boa forma de o fazer é pensar como a sua pele se sente depois de lavada e seca. Se ficar oleosa em algumas áreas, em poucos minutos, então tenderá mais para pele oleosa. A esticar nas bochechas e brilhante no queixo? Pele mista. Além disso, se a sua pele fica vermelha com frequência, irritada pelo calor, ou pelo frio, poderá ter uma pelo sensível. O ideal é que escolha produtos para o seu tipo de pele, ajudando a prevenir os problemas, em vez de os esconder.

Anatomia da pele

Embora não pensemos na pele como um órgão, ela é, na verdade, o maior órgão do corpo humano. Pesa cerca de 3,6kg e ocupa uma área equivalente a 2m2. A pele é composta por um sistema complexo de camadas de células, nervos e glândulas que não só nos protegem como nos colocam em contacto com o mundo exterior.

A pele está dividida em três grandes camadas: a epiderme, a derme e o tecido subcutâneo.

 

Epiderme

Composta por diversos estratos sobrepostos de células cutâneas, é a camada exterior da pele. A parte mais externa – o estrato córneo – contém células secas e achatadas ricas em queratina, uma proteína presente também nos cabelos e nas unhas, por exemplo, que ajuda a superfície da pele a manter-se impermeável. Na parte mais profunda da epiderme é onde se produzem as novas células de pele, havendo uma constante renovação das mesmas.

Derme

A derme é uma camada forte, espessa e flexível da pele situada debaixo da epiderme e composta por colagénio e elastina, tecidos conjuntivos. Neste estrato encontra-se uma intrincada rede de vasos sanguíneos que têm como função regular a temperatura corporal. Existem aqui também fibras nervosas tal como recetores que detetam a pressão e temperatura cutâneas. É também na derme que se localizam os folículos pilosos (responsáveis pelo pêlo e cabelo) e as glândulas sudoríparas (responsáveis pelo suor).

Folículos pilosos

A pele é composta por milhões de minúsculas cavidades chamadas folículos. Essas covas têm origem na derme e são responsáveis pelo crescimento da camada de pelo e cabelo que cobre o corpo humano.

Hidratação da pele

Os hábitos diários de higiene, comuns na atualidade, tornam a pele mais seca, evidenciando-se uma maior necessidade de hidratação. No tempo mais frio, a pele tende a tornar-se mais seca e descamativa podendo provocar eczemas que costumam provocar secura, comichão, vermelhidão e inflamação, nas zonas mais frequentemente expostas ao frio e ao vento como é o caso das mãos e do rosto.

Ao espessar, a pele fica de tal forma seca que pode gretar e abrir fissuras, gerando um processo muito incómodo e até doloroso. As zonas mais afetadas são os cotovelos, os joelhos e os calcanhares.

A ciência ao serviço da pele da grávida

Durante a gravidez, é indispensável garantir que a pele recebe os nutrientes necessários para ficar mais elástica e resistente à pressão a que é sujeita. Quando as fibras que sustentam a pele (a Elastina e o Colagénio) distendem demasiado, quebram e originam as estrias. Daí a importância de se optar por uma gama de produtos desenvolvida especificamente para a pele das grávidas e recém-mamãs.

 

You may also like...