Ao Serviço da Saúde da Mulher

Miguel Coelho, Country Manager

Saúde! Uma palavra que encerra em si uma tão grande relevância. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a definição de saúde define “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença”. 

No dia 28 de Maio assinala-se o Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher. A Procare Health assinala este dia, enquanto empresa biotecnológica especializada na Saúde da Mulher.

Voltando à definição dada pela OMS desde os anos 40 do século passado, o estado de saúde resulta de um completo bem-estar a diversos níveis. Enquanto empresa de Investigação, desenvolvemos novas formas de combater a doença e assegurar um completo bem-estar físico e mental. E nesse sentido, atuamos hoje nas diversas fase da vida da mulher, desde a decisão de ter um filho até à fase da menopausa.

No entanto, o bem-estar social é elemento crucial para a saúde da mulher e nesse aspecto é já o papel da Procare Health enquanto entidade socialmente responsável.  

Nesta data, assinalamos o caminho já percorrido na conquista da equidade de género, com a clara noção do que ainda está por fazer.

Seja por questões religiosas, tabus sociais, preconceitos familiares ou por qualquer outro motivo, continuamos a confrontar-nos com dois pesos e duas medidas no acesso às mesmas oportunidades.

As mulheres ganham menos, desenvolvendo funções idênticas, continua a existir um regime de quotas para o número de trabalhadoras numa empresa, independentemente do mérito de cada um (ou uma). Somos atropelados por queixas de assédio sexual, o núcleo familiar insiste em delegar na mulher a função de curadora, educadora, gestora da casa, para além da sua legítima carreira.

Mas, numa perspetiva de copo meio cheio, por contraposição a uma visão pessimista do copo meio vazio, foco este artigo nas mulheres que, cada vez mais, surgem no espetro dos decisores, ocupando lugares de destaque nas organizações, desde órgão governamentais, passando pelas empresas e também pela forma como diariamente contribuem para construir uma sociedade mais colorida, fazendo-se substituir ao cinzentismo do mundo dos homens, afastando o gasto conceito de que as mulheres conseguem fazer várias coisas ao mesmo tempo, como justificação de não poderem abdicar de uma parte das suas vidas para se focarem no que verdadeiramente tem significado para elas, podendo contar com a ajuda dos seus companheiros na construção da sua realização pessoal, profissional, familiar, numa palavra, social.

Na Procare Health, apenas por coincidência temos mais mulheres do que homens no nosso headcount, por mera casualidade o nosso Top Executive Committee divide-se na razão de 50/50. Nunca sentimos a necessidade de preencher quotas, temos as melhores pessoas nos lugares certos, por mérito próprio e não pelo facto de terem nascido homens ou mulheres.

O dia 28 de Maio foi criado para despertar consciências e por esse motivo o assinalamos. No entanto, a nossa visão e valores são a matéria prima com que trabalhamos, todos os dias do ano, para melhorar a Saúde da Mulher, nas suas diversas vertentes.   

You may also like...