Repsol, a sua empresa fornecedora de energia

António Martins Victor, Diretor de Comunicação e de Relações Externas da Repsol, em entrevista à Revista Business Portugal, destaca o marco importante na história da empresa em Portugal, com o lançamento do novo serviço de eletricidade 100% renovável e gás natural para os clientes domésticos. E avança que este serviço vem reforçar o compromisso da Repsol na transição energética e o posicionamento em ser o principal fornecedor de multienergias da Península Ibérica.

Com o objetivo de ser uma empresa zero emissões em 2050, a Repsol apresentou o seu plano estratégico de 2021 a 2025. Explique as principais medidas e ações em que assentam este plano estratégico.
Na Repsol temos um compromisso com a sociedade – atingir a neutralidade carbónica até 2050. Para cumprir com este objetivo, desenhámos o nosso Plano Estratégico 2021 – 2025, um roteiro que nos permitirá alcançar uma transição energética adequada e eficiente. Somos uma empresa multienergética e seguimos conscientes que todas as energias vão ser úteis na luta contra as alterações climáticas.
Começamos por destacar dois grandes projetos industriais de descarbonização. O primeiro consiste na construção de uma das maiores instalações para produção de combustíveis sintéticos com zero emissões líquidas de CO2 e hidrogénio verde, gerados a partir de energia renovável. O segundo projeto é uma central de produção de gás a partir de resíduos urbanos. Estamos a transformar os nossos complexos industriais para os tornar mais sustentáveis e eficientes. Encontramo-nos também a liderar a produção e utilização de hidrogénio renovável na Península Ibérica, pois acreditamos que se trata de um recurso de extrema importância para efeitos da necessária transição energética e, consequentemente, para o futuro da economia europeia.
Concomitantemente, e de modo a garantir uma mobilidade mais amiga do ambiente, estamos a produzir biocombustíveis avançados, a partir de resíduos e óleos vegetais, para todo o tipo de transportes, bem como a investir na instalação de vários postos de carregamento elétrico rápido e ultrarrápido.
Faz parte da missão do nosso plano fornecer aos nossos clientes toda a energia que necessitam para o seu dia a dia, sendo que outra medida que estamos a trabalhar é a oferta de gás e eletricidade, 100% renovável.

 

A Repsol disponibiliza várias campanhas que promovem um estilo de vida mais sustentável e que, em simultâneo, trazem mais-valias para os clientes. Esta é uma estratégia para a marca estabelecer uma relação mais próxima com os mesmos?

Sim, sem dúvida. Temos bem presente a nossa responsabilidade, não só com as gerações futuras, mas também com todos que dependem de nós no dia a dia. Sabemos que podemos desempenhar um papel muito importante na promoção de um estilo de vida mais sustentável e estamos a fazê-lo através das nossas campanhas, produtos e serviços. Somos, ainda, apologistas de que a transição energética deverá ser gradual e inclusiva, não devendo deixar ninguém para trás, garantindo sempre a segurança energética, o bem-estar da sociedade e a sustentabilidade do planeta.
Tentamos responder a todas as necessidades dos nossos clientes, e eles sabem que podem contar connosco. Somos um player relevante em toda a cadeia de valor que estamos presentes e damos primazia a relações de confiança e de transparência.

 

Além do combustível, a Repsol agora também é eletricidade e gás. Quais as vantagens da multienergia e desta mais abrangente oferta de serviços aos portugueses?

Em julho, alcançámos mais um marco importante na nossa história em Portugal, com o lançamento do novo serviço de eletricidade 100% renovável e gás natural para os nossos clientes domésticos.
Com este lançamento, reforçámos o nosso compromisso na transição energética e o nosso posicionamento em ser o principal fornecedor de multienergias da Península Ibérica. Demonstrámos a nossa capacidade de diversificação dos negócios e de presença em toda a cadeia de valor.
Os clientes que contratarem este serviço, podem também obter descontos imediatos nos abastecimentos e reembolsos em fatura. As soluções energéticas tornam-se, assim, ainda mais integradas e vantajosas.

 

Numa altura em que os preços são determinantes e discutidos diariamente, em que medida a Repsol se procura diferenciar neste mercado tão competitivo, fazendo a diferença junto dos portugueses?

Desde logo através do serviço e da qualidade dos nossos produtos numa rede de mais de 500 estações de serviço distribuídas por todo o país. Temos nos últimos anos ganho os principais prémios de melhor operador na categoria de Estações de Serviço. Depois, temos uma estratégia de fidelização que conjuntamente com a nossa vasta rede de Parceiros, que incluem muitas das principais marcas do país, promovendo uma oferta competitiva em todos os mercados onde operamos.

 

Estamos em setembro, mês do regresso ao trabalho e da atividade económica, pós período de férias. Podemos afirmar que a Repsol está preparada para acompanhar os portugueses neste regresso, seja no trabalho (com o combustível) ou em casa (eletricidade e gás) – através de planos vantajosos, pensados a médio e longo prazo?

Claro que sim, a Repsol trabalha, diariamente, para estar presente em todos os momentos daqueles que confiam na nossa energia. É com muita certeza que podemos afirmar que estamos preparados para assumir este papel no imediato.
Através do programa de fidelização Repsol Move e da vasta rede de Parceiros temos uma das ofertas mais competitivas no mercado dos combustíveis e a nossa oferta de eletricidade e gás tem merecido a adesão de muitos portugueses que reconhecem valor na nossa oferta multienergética.

 

Para terminarmos, um conselho para os nossos leitores no que ao consumo de energia diz respeito e consequente pegada ecológica que podemos, todos, ajudar a diminuir? Qual a mensagem da Repsol?

Existem várias medidas que podemos sugerir para mitigar o consumo de energia e a nossa pegada ecológica. As medidas mais importantes que devemos ter em conta deverão ter sempre presente a eficiência energética das soluções. Assim, na mobilidade, se usamos combustíveis líquidos deveremos optar por combustíveis aditivados como são os Repsol Neotech pois são mais eficientes que os combustíveis simples. Os atuais combustíveis em Portugal, já hoje são parcialmente renováveis e existem alternativas no mercado como sejam soluções a GPL, por transformação dos atuais motores ou mudança para equipamentos bi-fuel. Também nesta área temos disponíveis abastecimentos a GNV como solução alternativa. Disponibilizamos ainda soluções de carregamento elétrico e continuamos a desenvolver biocombustíveis avançados e combustíveis sintéticos que poderão ser usados sem quaisquer adaptações nos nossos atuais veículos. Esta transição energética será diversa tecnologicamente e estamos apostados no desenvolvimento das soluções mais eficientes para a sociedade. Nesta transição também apostamos na oferta multienergética com o início da comercialização em Portugal de eletricidade renovável e de gás natural para o mercado residencial.
Por fim, nos nossos lares, sugerimos o uso responsável de eletricidade e gás. Desligar os equipamentos que estão em standby, instalar lâmpadas eficientes, optar por duches rápidos e reduzir a temperatura da água aquecida pelo esquentador podem ser algumas boas práticas a adotar.

You may also like...