Razão d’Ser: Cuidar da Vida e da Família

 

A Razão d’Ser é mais do que uma clínica, é um espaço dedicado à essência da vida. Para Sónia Barbosa da Rocha, Enfermeira e Fundadora, a clínica é a Mulher, é a Maternidade, é a Família — pilares que inspiram um cuidado integral e humanizado.

 

O que a motivou a fundar a Clínica Razão d’Ser, e como transformou o seu sonho pessoal numa referência nacional em saúde feminina e familiar? Quais foram os maiores desafios e as lições mais significativas ao longo deste percurso?

Sempre sonhei ser Parteira1 e como mulher, que os meus filhos nascessem por parto natural e domiciliário. Os meus dois primeiros filhos, (2000 e 2003), nasceram no hospital, e embora experiências positivas, bem distantes do que idealizava. Era enfermeira, não especialista, mas bem informada e senti que os cuidados de saúde que recebi, ficaram muito aquém do que deveriam ser, por estarem desatualizados face à evidência científica, pela falta de empatia ou de respeito pela autonomia da mulher. Em 2007, após a especialização em saúde materna, percebi que precisava seguir um caminho diferente, plantando sementes para que germinassem no futuro. O grande motor para que o sonho se tornasse realidade surgiu com o nascimento das minhas filhas mais novas (2016, 2020), em dois partos domiciliários empoderadores, com Amor, Carinho, Respeito e Empatia, valores esses, que fizeram nascer a Clínica Razão d’Ser.  Sou Mulher, Sou Mãe e Sou Parteira e vivo praticamente todos os dias da minha vida on call 24h/dia, pelo que o maior desafio é conciliar vida pessoal e profissional. A lição mais importante é entender que necessitamos carregar mais humildade, pois aprendemos mais com a mulher/pessoa que cuidamos do que ela connosco.

A Razão d’Ser é reconhecida pela abordagem personalizada e humanizada nos cuidados à mulher e à família. Que impacto sente que causam na vida dos vossos pacientes?

Já existem famílias em Portugal em que todos os bebés nasceram com a Razão d’Ser e em algumas mais do que dois bebés. Nascimentos pautados pela fisiologia, com bebés saudáveis, amamentados por dois anos ou mais anos, e que vivem com pais conscientes que se esforçam todos os dias por uma parentalidade mais positiva. Percebemos que as famílias que cuidamos, pelos processos positivos que vão vivendo, facilmente se tornam famílias numerosas, pelo que não é difícil sentir que, contribuímos para mais saúde e mais Amor em cada cliente e em cada família, são as nossas famílias Razão d’Ser!

Créditos fotos: magicfotografia.pt

Como empresária e líder de sucesso, o que considera essencial para gerir uma equipa multidisciplinar com tanto sucesso?

O essencial é conseguir que os mesmos valores, pelos quais sempre orientei a minha vida pessoal e profissional, sejam transversais nos diferentes elementos da equipa. Conseguir que todos coloquem o cliente no centro e sintam que estamos numa missão de “servir” a pessoa contribuindo, com todo o nosso esforço, para o seu bem-estar em todas as suas dimensões.

Qual é a sua visão para o futuro da Razão d’Ser? E o que podemos esperar em termos de serviços, projetos ou iniciativas para 2025?

O nosso plano é apostar no desenvolvimento do serviço de formação profissional, pois acreditamos que quanto mais contribuirmos para modificar o cenário dos cuidados de saúde na área da saúde feminina, da maternidade e da família, melhor futuro para a sociedade, para cada um de nós e para a Razão d’Ser.

1Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia

You may also like...

This will close in 4 seconds